Criar um Site Grátis Fantástico

82.SONO E SONHOS (2019).
82.SONO E SONHOS (2019).

OSNY MATTANÓ JÚNIOR

 

 

 

 

SONO E SONHOS

 

 

 

 

 

11/01/2019

SONO E SONHOS.

 

SONHO 1 (14/12/2018)

         Hoje sonhei que lidava e lutava contra forças telepáticas e inconscientes que me afligiam e a minha família, a ponto de utilizar pessoas de minha família como minha mãe, irmã e irmão e trocá-los por outras pessoas quando eu recorria a eles significando que tanto eu quanto eles estávamos, todos, sequestrados.

            ANÁLISE DO SONHO:

         Os significados do sonho revelam que o analisando lutava e lidava com forças telepáticas e inconscientes que lhe contribuíam com falsidade, ou falsas representações, representações trocadas, certamente por via da telepatia e do inconsciente que fora manipulado com a ideia e a teoria da pulsão auditiva que também trocavam representações, meio que sequestrando a verdade e impedindo-a de voltar para a liberdade com o uso da força e da violência contra a própria verdade.

         Os sentidos do sonho revelam que há uma luta com forças telepáticas e inconscientes que contribuem construindo uma falsidade ideológica, representações trocadas por meio da telepatia e da pulsão auditiva, atuando como um sequestro da verdade, impedindo-a de voltar para a liberdade com o uso da força e da violência, contra  a própria verdade.

         Os conceitos do sonho revelam que há uma luta entre as forças telepáticas e inconscientes e a verdade, aquelas forças constroem a falsidade e as representações trocadas por meio da telepatia e da pulsão auditiva, atuando como um sequestro da verdade, que se vê violentada e ameaçada por força e violência contra a própria necessidade ou função, ou seja, a verdade.

         Os contextos do sonho revelam que se trata de uma luta entre as forças telepáticas e inconscientes do indivíduo e a verdade que ele acredita, aquelas forças erguem a falsidade e as representações trocadas através da telepatia e da pulsão auditiva, como que por meio de um sequestro da verdade que se apresenta forçada e violentada a mentir, a falsear, a se representar por algo que a troque, contra a própria necessidade de verdade.

         A funcionalidade é do tipo: forças mentais que afligem – pessoas de minha família sendo usadas – falsidade, ou seja, um sonho que trata do sofrimento de uma família e do sonhador que se vê compreendendo a realidade como uma fuga ou esquiva do que lhe  causa aversão, ou seja, a telepatia e as forças inconscientes.

         Os comportamentos do sonho revelam que se trata de um sonho de reação a estímulos aversivos, como a telepatia e as forças inconscientes que na vida dessa família significam dificuldades e tragédias, mudanças de destinos e até mortes.

         A linguagem do sonho revela que se trata de um sonho de reação a estímulos aversivos, como a telepatia e as forças inconscientes que foram vividas nesta família de forma ilegal e imoral, ou seja, criminosa e sem amparo da justiça, que não foi totalmente eficaz evitando estas tragédias e muitas outras, que fala de como essa família foi usada como elemento de sequestro nessa história policial.

         As relações sociais do sonho revelam que se trata de uma família reagindo a estímulos aversivos, como a telepatia e as forças inconscientes, que a atingiram de forma ilegal e imoral, e de como foram usados como elementos de sequestro da verdade.

         A gestalt da figura representa uma imagem da Santa Ceia onde Jesus parte o Pão para seus discípulos representando as forças telepáticas e inconscientes que me afligem, como a morte e o sacrifício, ou mesmo, a crucificação, e o fundo representa uma imagem de um fantasma com outros fantasmas debaixo de um lençol negro representando que fomos atingidos ilegalmente, imoralmente e criminosamente, que fomos vítimas de um sequestro da verdade, da nossa imagem, sendo ela encoberta pela escuridão do lençol negro, representando a escuridão no mundo e o sequestro da verdade, a interpretação fica assim: as forças telepáticas e inconscientes que me afligiam e a minha família tinham relação com a Santa Ceia, a morte e o sacrifício, a crucificação do Amor, e as pessoas de minha família que estão comigo debaixo do lençol negro significando o sequestro da verdade e a escuridão no mundo representam a falsidade e as representações trocadas das pessoas que não tem Amor a Deus.

         Os insights falam de forças telepáticas e inconscientes como fenômenos da Santa Ceia ou da partilha e da fraternidade que se vê ameaçada pelo ódio do mundo, representado pelo lençol nego, representando o arquétipo sombra, no qual depositamos nossa hostilidade e nossa agressividade, a escuridão do mundo, que neste sentido provêm de meu próprio interior, de como eu o vejo e o interpreto, o significo e resignifico, através da falsidade e das representações trocadas por via da pulsão auditiva e não por via da verdade que está sequestrada por mim mesmo.

 

         PSICOLOGIA DA GESTALT:

         Este sonho emergiu se desenvolvendo de acordo com os princípios da organização perceptiva e da aprendizagem, onde as imagens e os sons organizaram-se segundo:

  1. Proximidade: formando uma unidade.
  2. Continuidade: havendo uma direção.
  3. Semelhança: onde as partes semelhantes se ajuntam.
  4. Complementação: onde complementamos figuras incompletas.
  5. Simplicidade: é a boa forma simples e estável.
  6. Figura/fundo: onde tendemos a organizar percepções no objeto observado.

O conteúdo manifesto e o conteúdo latente obedecem aos

princípios da organização perceptiva e da aprendizagem.

  1. Introvisão (insight): compreensão espontânea e imediata das relações.
  2. Pensamento produtivo: ocorre onde há repetição.
  3. Isomorfismo: a percepção é idêntica ao que representa.

O sonho, suas imagens e sons que ocorrem durante o sono

emergem formando uma unidade, tendo uma direção, ajuntando partes semelhantes, completando figuras incompletas, tendo boa forma simples e estável, e organizando percepções no objeto observado nos conteúdos manifesto e latente. É com o conteúdo latente que adquirimos a aprendizagem com a introvisão (insight) compreendendo os sonhos, com pensamento produtivo, pois os sonhos nos levam a diversas percepções e com o isomorfismo o cérebro faz a percepção ser idêntica ao que representa. O pensamento produtivo gera muitos meios para interpretar os sonhos, eles, significados, sentidos e conceitos, ou seja, diversas percepções. O conteúdo manifesto geralmente não é aprendido, pois é facilmente descartado, pois é absurdo e insano, enquanto que o latente o é, ou seja, é aprendido, pois é interpretável. O sonho é uma sucessão de formas ou configurações. O sonho tem significados, sentidos e conceitos.

         Os significados e os sentidos se juntam para dar ordem ao conteúdo latente. E os conceitos formam o conteúdo manifesto.

         O conteúdo latente ou os significados e os sentidos do sonho revelam que o sonho aborda que o analisando lutava e lidava com forças telepáticas e inconscientes que lhe contribuíam com falsidade, ou falsas representações, representações trocadas, certamente por via da telepatia e do inconsciente que fora manipulado com a ideia e a teoria da pulsão auditiva que também trocavam representações, meio que sequestrando a verdade e impedindo-a de voltar para a liberdade com o uso da força e da violência contra a própria verdade.

         E o conteúdo manifesto ou os conceitos do sonho é justamente o relato: Hoje sonhei que lidava e lutava contra forças telepáticas e inconscientes que me afligiam e a minha família, a ponto de utilizar pessoas de minha família como minha mãe, irmã e irmão e trocá-los por outras pessoas quando eu recorria a eles significando que tanto eu quanto eles estávamos, todos, sequestrados.

 

         O processo de organização da percepção e da aprendizagem nos afetam dia-a-dia, nos influenciam em nossos pensamentos e afetos, em nossas decisões e em nossos processos vitais, influenciam nosso cérebro e a nossa gestalt ou configuração do significado, sentido e conceito dos sonhos e de seu conteúdo manifesto e latente. O conteúdo manifesto são nossos símbolos  e conceitos e o conteúdo latente são nossas representações, significados e sentidos.

 

         BEHAVIORISMO:

         Interpretaremos este sonho entendendo que o problema é o controle, que somos o contexto, que devemos trocar o ¨mas¨ por ¨e¨ e entendendo que os sonhos são apenas causas verbais e não causas literais, assim deixamos de ser controlados pelos sonhos, funções e interpretações.

         A microanálise funcional passa a ser:

         Evento antecedente (dormir) – Resposta (sonhar) – Consequência (dessensibilização).

         O SONHO: Hoje sonhei que lidava e lutava contra forças telepáticas e inconscientes que me afligiam e a minha família, a ponto de utilizar pessoas de minha família como minha mãe, irmã e irmão e trocá-los por outras pessoas quando eu recorria a eles significando que tanto eu quanto eles estávamos, todos, sequestrados.

         Ao fazermos a microanálise funcional conseguiremos fazer a dessensibilização e não sermos mais controlados pelo sonho e nem pelas suas interpretações.

         Agora devemos viver a dessensibilização onírica e deixar de viver os sonhos literalmente, compreendendo-os apenas como comportamento verbal.

 

         PSICOLOGIA SOCIAL:

         O sonho torna-se interesse da Psicologia Social quando o homem se percebe só e assim gera interesse sobre si mesmo, sobre sua atividade, consciência, identidade, alienação e o superinconsciente.

         Por meio da atividade durante o estado de vigília escutamos vozes, sons exteriores e sentimos necessidades fisiológicas que se agregam e se juntam através da apropriação e se tornam parte do sonho, transformando o mundo externo e o mundo interno.

         Através da consciência há permanente movimento do inconsciente e da linguagem, como no sono e nos sonhos diurnos e noturnos. Através da apropriação e transformação que se dá pelo inconsciente, sonhamos coisas novas, não havendo somente repetição. A consciência é a base da atividade sobre o mundo e da existência do homem.

         A identidade sofre transformações durante o sono e os sonhos, pois mudamos nossos estados de representação sobre si mesmo com os sonhos e as suas interpretações com base nos dados pessoais, na biografia e nas representações que estão sempre em movimento e transformação, de acordo com o contexto atual.

         E a alienação opõe-se à consciência. Ao despertarmos do sono os diferentes graus de alienação e de consciência quando nos pomos a recordar e interpretar nossos sonhos indicam se somos totalmente ou parcialmente ou nada alienados.

         E o superinconsciente que é todo o conjunto de representações não presentes na consciência, que não podem tornar-se conscientes durante o sono e os sonhos.

O SONHO: Hoje sonhei que lidava e lutava contra forças telepáticas e inconscientes que me afligiam e a minha família, a ponto de utilizar pessoas de minha família como minha mãe, irmã e irmão e trocá-los por outras pessoas quando eu recorria a eles significando que tanto eu quanto eles estávamos, todos, sequestrados.

         Este sonho revela a atividade de lutar contra forças telepáticas; a consciência de que é um lutador; a identidade de lutador, de herói, de exemplo, de corajoso; a alienação onde tentam aliená-lo com a telepatia; e o superinconsciente em tudo o que não aparece no conteúdo manifesto e nem no conteúdo latente do sonho.

 

 

Osny Mattanó Júnior

Londrina, 11 de janeiro de 2019.

 

 

 

 

PSICOLOGIA ESCOLAR:

         O estudo do sono e dos sonhos pode levar os alunos e profissionais a um nível de conhecimento das Psicologias e suas formas de encarar o sono e os sonhos, permitindo assim uma melhor construção da subjetividade e melhor autoconhecimento para a base de nossos relacionamentos e decisões, como também de nossa saúde mental, física e social.

         Por meio da saúde e do desequilíbrio cognitivo podemos ter sonhos com novidades, o sonho pode ser produto do desequilíbrio cognitivo e dos processos cerebrais que não controlamos, existe inteligência durante o sono, já que ele é capaz de produzir sonhos com conteúdos manifesto, latente e de interpretação. No estado de vigília assimilamos sons externos, os incorporamos aos sonhos, e ao acordarmos damos ordem e compreensão aos sonhos. Deste modo o novo, como os sons externos ou as necessidades fisiológicas durante os sonhos, se faz presente nos sonhos.

         O desequilíbrio cognitivo é manifestação de inteligência e está existe antes do pensamento e da linguagem, está nos genes. Assim há inteligência no sono e nos sonhos.

         A abordagem do sono e dos sonhos deve melhorar a percepção pessoal e social através do desequilíbrio cognitivo, causando assimilação e acomodação no sono e nos sonhos, suas funções e interpretações, gerando melhor educação e convivência sadia, crítica e argumento para buscar adesão e atingir a vontade das pessoas. A Escola é um gerador do processo ensino-aprendizagem e mantêm o status-quo, passando valores, crenças, normas, etc., o Psicólogo deve ter um saber, um olhar e um fazer sobre a Escola e sobre as Psicologias.

         Na Escola ensinamos o saber popular e o saber científico. O saber popular são as representações sociais calcadas nas representações sociais, nos significados e nos sentidos que damos aos objetos; e o saber científico é calcado no conceito, que é universal. O Psicólogo deve saber interpretar o saber popular e o saber científico nos sonhos para que sua comunidade adquira saber e repertório comportamental sobre o tema para interpretar seus sonhos.

O SONHO: Hoje sonhei que lidava e lutava contra forças telepáticas e inconscientes que me afligiam e a minha família, a ponto de utilizar pessoas de minha família como minha mãe, irmã e irmão e trocá-los por outras pessoas quando eu recorria a eles significando que tanto eu quanto eles estávamos, todos, sequestrados.

Como vemos o sonho produz autoconhecimento e subjetividade, conteúdo manifesto, latente e interpretação, ele melhora a percepção, a educação e a convivência do sonhador por meio da sua análise que discerne o seu saber popular e o seu saber científico. O saber popular é o saber construído pelas representações sociais, pelos significados e sentidos que o sonho produz como ter que lutar contra forças telepáticas e inconscientes que o afligiam e a sua família como que num sequestro, ou seja, representações sociais de alguém que está sequestrado e lutando contra isto;  e o saber científico que é construído com base no conceito do sonho, como luta, telepatia, inconsciente, família, sequestro.

O processo de construção do saber da Escola é construído com base nestes processos, cabe aos profissionais e aos alunos desenvolvê-los por meio do estudo.

 

PSICOLOGIA HUMANISTA:

O mundo atual é um mundo carregado e que investe em violência, tanto no âmbito individual quanto nas relações com os outros e no âmbito da sociedade globalizada. Quando sonhamos a consciência tenta integrar e ordenar esses conteúdos que bloquearam o desenvolvimento normal de nossas vidas, contudo nem sempre a consciência consegue realizar este trabalho através dos sonhos.

Contudo através da auto-realização podemos deixar de produzir e reproduzir a violência que poderia gerar o novo nos sonhos através da lavagem cerebral, substituindo-a pela alegria, pela paz, pelo contentamento, pela aceitação de sua natureza, alcançando assim a auto-realização, e ainda o novo pela lavagem cerebral, porém, resignificada ou auto-realizada por meio da aceitação da sua natureza e da alegria, da paz e do contentamento, do deslumbramento. Sugiro como tratamento da lavagem cerebral a resignificação dela para que ela não seja mais reproduzida e nem reforçada individualmente e nem socialmente.

 O SONHO: Hoje sonhei que lidava e lutava contra forças telepáticas e inconscientes que me afligiam e a minha família, a ponto de utilizar pessoas de minha família como minha mãe, irmã e irmão e trocá-los por outras pessoas quando eu recorria a eles significando que tanto eu quanto eles estávamos, todos, sequestrados.

Como vemos a consciência tenta integrar e ordenar conteúdos que bloquearam o desenvolvimento normal de minha vida, como as forças telepáticas e inconscientes, e o sequestro do qual somos vítimas por meio da telepatia, até que venha a solução ainda não apresentada pela consciência do sonhador em seu sonho, pois não está preparado para isto ou não possui repertório comportamental para sua solução e deve aprendê-lo primeiro.

 

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE:

 O conhecimento deve se organizar no e pelo indivíduo, em vez de ser organizado para o indivíduo, assim o sonho e sua interpretação devem se organizar no e pelo indivíduo e não para o indivíduo que sonhou. Os sonhos levam o indivíduo a liberdade e libertam-no das forças interiores para enfrentarmos a si mesmos e os outros, com respeito e crescimento. O núcleo da personalidade é a tendência à saúde e ao bem-estar, sonhar traz bem-estar e saúde como traz também liberdade para cada indivíduo que sonha. A liberdade leva e produz o novo para o indivíduo e o social. Havendo  respeito e crescimento pelas interpretações do próprio sonhador que aprende a fazê-las com auxílio do Psicólogo, com abertura para o novo, para a aprendizagem, para a criatividade, para a auto-atualização.

O SONHO: Hoje sonhei que lidava e lutava contra forças telepáticas e inconscientes que me afligiam e a minha família, a ponto de utilizar pessoas de minha família como minha mãe, irmã e irmão e trocá-los por outras pessoas quando eu recorria a eles significando que tanto eu quanto eles estávamos, todos, sequestrados.

Devemos ensinar ao sonhador os princípios básicos necessários para o início do trabalho interpretativo dos sonhos em primeiro lugar. A partir daí percebemos que o conhecimento refere-se a uma luta contra forças telepáticas e inconscientes que o afligem e a sua família como que num sequestro, levando-o a enfrentar a si mesmo como gerador do seu próprio sonho e do seu conflito com o outro, na medida que foi sua subjetividade quem produziu o conflito onírico, de modo que através da conscientização possa se libertar de suas forças interiores que o prendem ao problema com respeito e crescimento interior e psicológico. Sua personalidade obedecerá a tendência à saúde e ao bem-estar, pois sonhar traz saúde e bem-estar, traz liberdade, pois produz o novo para o indivíduo, por exemplo, através da interpretação, revelando que ele mesmo é quem produz seus conflitos individualmente e socialmente, essa tendência a abertura ao novo e a interpretação criativa é necessária para a auto-atualização.

 

COGNITIVISMO:

Os sonhos acompanham o nosso desenvolvimento cognitivo, assim sonhamos coisas novas fase-a-fase, não existindo apenas repetição. A cognição domina ou talvez, determina o sono e os sonhos desde o nascimento até a morte. Existem processos cognitivos no sono e nos sonhos, também existem processos afetivos e processos sujeitos a distorções nos sonhos e quando acordados. O mundo dos sonhos é o mundo caótico da cognição e da afetividade desde a primitividade até hoje, do nascimento até a morte.

O SONHO: Hoje sonhei que lidava e lutava contra forças telepáticas e inconscientes que me afligiam e a minha família, a ponto de utilizar pessoas de minha família como minha mãe, irmã e irmão e trocá-los por outras pessoas quando eu recorria a eles significando que tanto eu quanto eles estávamos, todos, sequestrados.

Este sonho foi produzido por um indivíduo de 46 anos de idade, na fase hipotético-dedutivo, donde encontramos suas características quando traça relações hipotético-dedutivas entre sua família, forças telepáticas e inconscientes, e sequestros, revelando significados, sentidos e conceitos e até contextos em seu sonho.

Como significado aborda-o como forma de expressão de realização de desejo de luta contra forças contrárias, ou seja, telepáticas e inconscientes que promovem sequestros.

Como sentido aborda-o como forma de realização de desejo de se manter  aprendendo e forte em sua luta contra adversidades.

Como conceito aborda-o como forma de realização de desejo de sofrimento psíquico e comportamental e de reação as adversidades.

Como contexto aborda-o como forma de realização de desejo de luta contra adversidades que promovem mais adversidades que pressupõem reação e superação dessas adversidades.

 

         FENOMENOLOGIA:

         Durante o sono e os sonhos a existência é afetada. Nos sonhos os pensamentos e afetos são a mesma coisa. Os sonhos refletem o despertar universal, o desprendimento das cadeias e amarras individuais, traz o novo, a novidade através da Evolução, como a da tecnologia, da educação, das ciências, das inteligências, dos afetos, dos desejos, da cognição, dos processos de alfabetização e do aprendizado, das culturas. A interpretação dos sonhos deve considerar a história individual sonhada, mais a coletiva, um contexto universal, revelando assim um fenômeno observado, porém o real é que o sonho é um sonho e que se expressa como existência e essência na abstração.

         A existência produz as novidades nas histórias dos sonhos, do indivíduo e da coletividade, assim nas ciências, nas tecnologias, culturas, processos de aprendizagem e de educação, artes, cognição, inteligências, afetos, desejos, imaginários, Evolução das Espécies que pelas essências derivam abstrações e mais novidades pelo contraste da linguagem entre significado, sentido e conceito, pelos atos intencionais da consciência.

O SONHO: Hoje sonhei que lidava e lutava contra forças telepáticas e inconscientes que me afligiam e a minha família, a ponto de utilizar pessoas de minha família como minha mãe, irmã e irmão e trocá-los por outras pessoas quando eu recorria a eles significando que tanto eu quanto eles estávamos, todos, sequestrados.

         Os pensamentos e os afetos são a mesma coisa neste sonho, são, pois, existência. O real é que este sonho é um sonho com sua existência e essências. Como essências temos os significados, os sentidos e os conceitos e os atos intencionais da consciência. Estes eventos ou processos revelam-se no sonho como essências no empenho, no trabalho (para lidar e lutar), no sofrimento (na aflição), no parentesco (com a família) e na violência (com o sequestro).

 

           

 

Osny Mattanó Júnior

Londrina, 12 de janeiro de 2019.

 

 

 

         PSICOLOGIA DA ESPÉCIE:

         Os sonhos só podem ser estudados através do indivíduo, já que não há como no grupo e nem na espécie. Só pela consciência chegamos ao sonho que é a ponta do iceberg, a parte submersa é o inconsciente do indivíduo e o mar é o inconsciente da espécie. Quem explica o sonho é o indivíduo e ele é diferente de indivíduo para indivíduo, porém as coisas que nos tornam espécie também surgem em todos os indivíduos e se somados em grupos, aparecem nos sonhos. Os desejos realisados através dos sonhos afloram fase-a-fase com o desenvolvimento do indivíduo  e da espécie, porém os grupos também têm seu desenvolvimento como série, fusão, organização, instituição e burocracia.

         A linguagem é uma ferramenta nos sonhos para a nossa sobrevivência, assim como os próprios sonhos, e através dela podem surgir coisas novas que geram novas informações que causam interpretação e compreensão dos mesmos, a solução está no processo educativo. A linguagem produz significados, sentidos e conceitos sobre o sonho.

O SONHO: Hoje sonhei que lidava e lutava contra forças telepáticas e inconscientes que me afligiam e a minha família, a ponto de utilizar pessoas de minha família como minha mãe, irmã e irmão e trocá-los por outras pessoas quando eu recorria a eles significando que tanto eu quanto eles estávamos, todos, sequestrados.

         É através do sonhador que estudamos este sonho. Ele luta contra forças telepáticas e inconscientes no sonho, pois em sua vida também luta contra forças telepáticas e inconscientes que o atrapalham e o fazem adoecer e perder tempo, reconhecimento e vida. Sua parte consciente, a ponta do iceberg, revela a luta contra forças telepáticas e inconscientes num apelo como que num sequestro, a parte submersa é o inconsciente que revela a violência e a agressividade, a autodestrutividade, e o mar é o inconsciente da espécie que revela os padrões filogenéticos de comportamento como a luta pela sobrevivência. O sonho é explicado pelo próprio sonhador como um sonho de luta pela sobrevivência, contra forças telepáticas e inconscientes adversárias que o põem em situação de sequestro com sua família. A linguagem é sua ferramenta para produzir o sonho e seu conteúdo manifesto e latente, e depois sua interpretação, a solução está no processo educativo que o leva a rever seus comportamentos a fim de encontrar suas falhas e resignificá-las para que possa adquirir novos repertórios comportamentais, mais adequados a realidade e otimizados.

 

 

Osny Mattanó Júnior

Londrina, 12 de janeiro de 2019.

 

 

 

         PSICOBIOLOGIA

         Os sonhos têm funcionalidade através das sensações que percebemos ao despertar com a integração das informações com o reconhecimento e interpretação dos sonhos, durante o dia, semana, mês, ano, vida.

         Os sonhos se desenvolvem com o desenvolvimento da pessoa pela união de vários objetos mentais. Os estados de consciência expressam ideias oníricas, consequênciando fatos e posições, gerando atitudes.

         A linguagem influencia o sonho de acordo com seu contexto linguístico, ela se desenvolve e se transforma do nascimento até a morte.

O SONHO: Hoje sonhei que lidava e lutava contra forças telepáticas e inconscientes que me afligiam e a minha família, a ponto de utilizar pessoas de minha família como minha mãe, irmã e irmão e trocá-los por outras pessoas quando eu recorria a eles significando que tanto eu quanto eles estávamos, todos, sequestrados.

         A funcionalidade deste sonho é: Estímulo (sonho) – Resposta (sonho) – Consequência (interpretação e mudança de comportamento), ou seja, de mudança de comportamento. Os vários objetos mentais do sonho, como a luta contra forças telepáticas e inconscientes, sua família, todos sequestrados por obra dessas forças, tornam-se produtos da união desses vários objetos mentais do sonho que gera fatos, posições e atitudes. E a linguagem do sonho retrata um pouco desse sofrimento no conteúdo manifesto através dos significados, sentidos e conceitos, e no conteúdo latente através da interpretação que obriga-o a uma mudança de comportamento.

 

         PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA

         Os sonhos possuem um aspecto instrumental onde os instrumentos são relatados nos sonhos. Um aspecto cultural onde a linguagem é usada para dominar tarefas. E um aspecto histórico onde a cultura nos ajuda a modificar o meio ambiente com suas experiências. Existe internalização ou interiorização onde a natureza social torna-se sua natureza psicológica no sono e nos sonhos. Os sonhos causam mudanças comportamentais e afetivas pelo desempenho real, proximal ou virtual, gerando criatividade, o novo e a novidade.

 O SONHO: Hoje sonhei que lidava e lutava contra forças telepáticas e inconscientes que me afligiam e a minha família, a ponto de utilizar pessoas de minha família como minha mãe, irmã e irmão e trocá-los por outras pessoas quando eu recorria a eles significando que tanto eu quanto eles estávamos, todos, sequestrados.

         O sonho revela seu aspecto instrumental com as forças telepáticas. O seu aspecto cultural com a linguagem. O seu aspecto histórico com seu modo de domínio do meio ambiente, através do domínio de sua família, todos, sequestrados. A internalização ou interiorização revela-se por meio da natureza social onde ele se encontra com sua família, tornando-se natureza psicológica. O sonho também anuncia mudança comportamental e afetiva com o medo diante do sequestro de sua família e da violência e ação das polícias para resolverem o caso, pois as polícias estão com todas as nossas famílias.

 

         PSICOLOGIA INDIVIDUAL

         Os sonhos possuem em sua natureza instintiva a orientação para a solução de problemas em suas relações com o indivíduo e a sociedade, lidando com a existência e a essência. Sonhar é existir, e existir é lutar pela vida, portanto, sonhar é lutar pela vida, pela superioridade diante das essências que são as distorções. Existir é a existência e a essência são as abstrações. Quaisquer tipos de deficiências físicas, mentais ou sociais são forças que impelem para essa luta pela superioridade ou perfeição que se manifesta nos sonhos.

O SONHO: Hoje sonhei que lidava e lutava contra forças telepáticas e inconscientes que me afligiam e a minha família, a ponto de utilizar pessoas de minha família como minha mãe, irmã e irmão e trocá-los por outras pessoas quando eu recorria a eles significando que tanto eu quanto eles estávamos, todos, sequestrados.

         Como sabemos os sonhos possuem em sua natureza instintiva a orientação para a solução de problemas em suas relações com o indivíduo e a sociedade, por isso o sonho aborda essa natureza instintiva com a luta contra forças telepáticas e instintivas que geram um problema, o sequestro de sua família. Mas sonhar é lutar pela vida, pela superioridade diante das distorções, o sonhador, de fato, vence as distorções pois sequestraram sua subjetividade com a telepatia que se tornou uma deficiência, e assim um meio para essa luta pela superioridade ou perfeição que se manifesta nos sonhos.

 

         PSICOLOGIA INSTITUCIONAL

         Os sonhos através da observação e análise dos rituais e do discurso nas relações sociais, na partilha dos sonhos influencia e determina a ação no rito e o que é dito, segundo o rito. Pela subjetividade retemos informações oníricas que segundo ritos serão verbalizadas e interpretadas por grupos ou organizações, como os de saúde-mental gerando bem-estar e melhoria na qualidade de vida, através do exemplo, das descobertas, das ideias, das tecnologias, das técnicas de trabalho, etc., gerando desenvolvimento pessoal, social e global.

O SONHO: Hoje sonhei que lidava e lutava contra forças telepáticas e inconscientes que me afligiam e a minha família, a ponto de utilizar pessoas de minha família como minha mãe, irmã e irmão e trocá-los por outras pessoas quando eu recorria a eles significando que tanto eu quanto eles estávamos, todos, sequestrados.

         É através do rito, da partilha por grupos ou organizações que o discurso transforma-se em subjetividade no rito, permitindo exemplo para a análise dos rituais que revela através do dito as relações sociais no trabalho onírico que revelam luta contra forças telepáticas e inconscientes, contra forças ¨invisíveis¨ que promovem um ¨sequestro invisível¨ e relações sociais ¨invisíveis¨, gerando descobertas, ideias, tecnologias, técnicas de trabalho, etc., gerando desenvolvimento pessoal, social e global.

 

         PSICOLOGIA DO TRABALHO

         É através do sono e dos sonhos que o trabalhador busca diminuir o seu sofrimento mental, físico e social, melhorando sua saúde mental e sua produtividade, através da compreensão dos significados, sentidos e conceitos do sonho, das representações sociais e da linguagem do trabalhador e dos cientistas. Assim ele compreenderá que o sono e os sonhos influenciam a vida diária e a sua produtividade nos espaços individual, coletivo, social e mundial e que eles tem relação com os fatores culturais, sociais, econômicos, sociais, raciais, etários, sexuais, históricos, vividos, linguísticos, orgânicos e intelectuais, havendo influências filogenéticas, ontogenéticas, culturais, espirituais, da vida e do universo que afetam suas forças produtivas.

O SONHO: Hoje sonhei que lidava e lutava contra forças telepáticas e inconscientes que me afligiam e a minha família, a ponto de utilizar pessoas de minha família como minha mãe, irmã e irmão e trocá-los por outras pessoas quando eu recorria a eles significando que tanto eu quanto eles estávamos, todos, sequestrados.

         É através do trabalho analítico de seus sonhos que o trabalhador diminui seu sofrimento mental no trabalho, através da compreensão dos significados, sentidos, conceitos, representações sociais, linguagem do trabalhador e do cientista.

         Assim os significados revelam que o trabalhador está lutando contra forças telepáticas e inconscientes, forças ¨invisíveis¨ que promovem um ¨sequestro invisível¨ de sua família e assim sofrimento mental e diminuição da produtividade.

         Os sentidos revelam que o trabalhador está lutando contra adversidades ¨invisíveis¨ telepáticas e inconscientes que promovem o sequestro de sua família, e portanto causam diminuição da produtividade e sofrimento mental no trabalho.

         Os conceitos revelam que o trabalhador está lutando contra ameaças ¨invisíveis¨, telepáticas e inconscientes que promovem um ¨sequestro invisíel¨ de sua família e assim, sofrimento mental e diminuição da produtividade do trabalhador.

         As representações sociais revelam luta, telepatia, inconsciente, família, sequestro.

         A linguagem do trabalhador revela que o trabalho é muito penoso diante de tantos problemas enfrentados com sua família no dia-a-dia e que a empresa deveria ajudá-lo.

         A linguagem do cientista revela que o profissional em Psicologia deve se preparar para enfrentar grandes mudanças em seu trabalho organizacional, como por exemplo, fazer a interpretação ou análise dos sonhos dos funcionários da empresa em que trabalha para melhorar o relacionamento e a produtividade.

 

 

Osny Mattanó Júnior

Londrina, 13 de janeiro de 2019.

 

 

 

 

 

 

SONHO 2 (16/12/2018)

         Hoje sonhei com um leão deitado a espera de me atacar, ele representava as autoridades do Governo Federal que não podiam fazer coisa alguma no mundo civilizado, por isso apelaram para um leão.

            ANÁLISE DO SONHO:

         Os significados do processo de individuação do sonho revelam que se trata de um sonho onde o analisando usa seu arquétipo sombra para canalizar seu desrespeito ou angústia e raiva pelo Governo Federal e não percebe que isso se trata de uma projeção inconsciente, onde o leão simboliza as forças instintivas adormecidas ou ¨deitadas¨ a espera do momento certo para atacar sua vítima. Muito provavelmente suas forças instintivas estão adormecias ou ¨deitadas¨ porque ele ingere medicação há muitos anos para tratar a raiva que sentia e que desencadeava ataques de raiva e de fúria, mas que agora não ocorrem mais.

         Os sentidos do sonho revelam que se trata do arquétipo sombra do sonhador para canalizar seu desrespeito, raiva e fúria contra a violência que ele, doente e violentado, projetava seguindo modelagem do comportamento por meio da manipulação das respostas emitidas por ele e sua família diante de funcionários e autoridades do Governo, e por meio do seguimento de regras e do aumentamento, em relação as autoridades do Governo, porém se encontra deitado como um leão adormecido com suas forças instintivas adormecidas, representando seu estado atual de saúde, onde ingere medicação para controlar raiva e forças instintivas psicóticas.

         Os conceitos do sonho revelam que se trata do arquétipo sombra onde ele projeta no Governo suas decepções e frustrações e assim sua raiva e fúria, sua instintividade, pois inconscientemente ele sabe que ao Governo não cabe a culpa, mas aos responsáveis que causaram isto, sua condição humana e de saúde mental, onde a raiva aparece adormecida na imagem simbólica do leão deitado ou adormecido, em função do seu tratamento de saúde mental, que adormece sua raiva e suas forças instintivas.

         Os contextos do sonho revelam que se trata do arquétipo sombra, onde ele projeta nos outros, no Governo sua raiva e suas forças instintivas, levando-o a ter que fazer tratamento de saúde para controlar sua raiva e forças instintivas, tratamento representado no leão deitado ou adormecido como que num divã (numa outra interpretação).

         Os comportamentos do sonho revelam que se trata do arquétipo sombra e do arquétipo animal representado no símbolo do leão deitado ou adormecido.

         A funcionalidade é do tipo: uma ameaça – um ameaçador – uma situação indefinida, ou seja, de um sonho que retrata a realidade do sonhador, de uma situação indefinida em sua vida, de uma situação que lhe acompanha já por 39 anos e que cada vez fica pior como no sonho, quando aparece um leão para atacar o analisado.

         A linguagem é do tipo de alguém que vive uma situação indefinida de violência e de perseguição, de discriminação e de tortura, de lavagem cerebral e de estupro coletivo, de dor e sofrimento, de cobaia humana onde sua vida vale menos que a de uma árvore destruída numa região protegida por lei, pois sua vida e de sua família estão sendo destruídas e são teoricamente protegidas por leis mas não há cumprimento dessas leis.

         As relações sociais são do tipo que alguém sofre algo indefinido e fica a sofrer violência e perseguição como forma de mascarar a realidade e de enganar a sociedade que está privada de informação e da realidade como forma de violência que destrói sua vida e de sua família por não cumprimento das leis.

         A gestalt da figura representa um leão deitado calmo que representa seu estado de saúde emocional, sua calma e controle da raiva e da fúria, de suas forças instintivas que atacavam a todos como a um leão, e o fundo representa um punhado de fezes amontoado que representa o que foi secretado e expelido para fora como conteúdo indesejado e que não havia compreendido ser seu, como o arquétipo sombra que põe prá fora a hostilidade e a agressividade, a violência e o indesejável, aquele indesejado é justamente a hostilidade, a agressividade, a violência e as forças instintivas representadas nas fezes amontoadas, a interpretação fica assim: o arquétipo sombra representa o que não é desejado como suas forças instintivas e sua hostilidade, agressividade e violência, projetando-as nos outros, no Governo, fenômeno representado também pelas fezes amontoadas colocadas para fora como algo indesejável e sujo, impuro que não pertence mais ao sonhador como seus sintomas, e o leão deitado e adormecido representa seu equilíbrio emocional adquirido por meio de tratamento médico-psiquiatrico, quando aprendeu a controlar sua raiva, angústia e fúria, suas forças instintivas representadas pelo leão.

         Os insights nos revelam que o sonhador aprendeu que suas forças instintivas quando descontroladas produzem sofrimento e problemas para ele e para suas comunidades, para sua família, que elas são justamente uma projeção do arquétipo sombra demonstrando sua hostilidade, violência e agressividade depositada nos outros, mas que na realidade pertence a sua personalidade e ao seu processo de individuação, mesmo que tenha sido adquirida ou despertada por meio de eventos criminosos e dolorosos que estavam muito além do seu consentimento e controle, fazem parte de sua personalidade, de sua totalidade psíquica, que só foi restaurada por meio de tratamento médico-psiquiatrico que lhe devolveu a capacidade de não mais se violentar com socos e facadas, com gritos e vozes que iam além do seu interesse e controle, somente intervenção médico-psiquiatrica resolveria isto, pois nem mesmo dormir mais o paciente conseguia em 1995, fenômeno que vem novamente acontecendo em 2019. Mattanó descobriu que a Medicina não é só um complemento para a Psicologia, que em seu caso foi fundamental, pois senão já poderia ter morrido e jamais terem descoberto que ele se enquadra como gênio na Medicina-psiquiatrica e na Psicologia. A medicação devolve o bem-estar àquele que se julga transtornado, ela acelera e mantêm a cura psicológica do indivíduo.

 

 

Osny Mattanó Júnior

Londrina, 15 de janeiro de 2019.

 

 

 

         PSICOLOGIA DA GESTALT:

         Este sonho emergiu se desenvolvendo de acordo com os princípios da organização perceptiva e da aprendizagem, onde as imagens e os sons organizaram-se segundo:

  1. Proximidade: formando uma unidade.
  2. Continuidade: havendo uma direção.
  3. Semelhança: onde as partes semelhantes se ajuntam.
  4. Complementação: onde complementamos figuras incompletas.
  5. Simplicidade: é a boa forma simples e estável.
  6. Figura/fundo: onde tendemos a organizar percepções no objeto observado.

O conteúdo manifesto e o conteúdo latente obedecem aos

princípios da organização perceptiva e da aprendizagem.

  1. Introvisão (insight): compreensão espontânea e imediata das relações.
  2. Pensamento produtivo: ocorre onde há repetição.
  3. Isomorfismo: a percepção é idêntica ao que representa.

O sonho, suas imagens e sons que ocorrem durante o sono

emergem formando uma unidade, tendo uma direção, ajuntando partes semelhantes, completando figuras incompletas, tendo boa forma simples e estável, e organizando percepções no objeto observado nos conteúdos manifesto e latente. É com o conteúdo latente que adquirimos a aprendizagem com a introvisão (insight) compreendendo os sonhos, com pensamento produtivo, pois os sonhos nos levam a diversas percepções e com o isomorfismo o cérebro faz a percepção ser idêntica ao que representa. O pensamento produtivo gera muitos meios para interpretar os sonhos, eles, significados, sentidos e conceitos, ou seja, diversas percepções. O conteúdo manifesto geralmente não é aprendido, pois é facilmente descartado, pois é absurdo e insano, enquanto que o latente o é, ou seja, é aprendido, pois é interpretável. O sonho é uma sucessão de formas ou configurações. O sonho tem significados, sentidos e conceitos.

         Os significados e os sentidos se juntam para dar ordem ao conteúdo latente. E os conceitos formam o conteúdo manifesto.

         O conteúdo latente ou os significados e os sentidos do sonho revelam que o sonho aborda que o analisando lutava e lidava com forças inconscientes que tinham como objetivo manter-lhe vigiado, perseguido e sob ameaça ou privação de liberdade que lhe contribuíam com aumento de sua agressividade, ou falsas representações, certamente por via da telepatia e do inconsciente que fora manipulado com a ideia e a teoria da pulsão auditiva que também trocavam representações, meio que sequestrando a verdade e impedindo-o de voltar para a liberdade com o uso da força e da violência contra a própria verdade, talvez por causa disto que o Governo Federal queria ataca-lo mas não podia fazer coisa alguma, pois estava deitado e dopado, inconsciente, vítima de erros médico e psicológico, apelarem para o leão significa apelarem para minha doença ou condição de saúde para eu me autodestruir.

         E o conteúdo manifesto ou os conceitos do sonho é justamente o relato: Hoje sonhei com um leão deitado a espera de me atacar, ele representava as autoridades do Governo Federal que não podiam fazer coisa alguma no mundo civilizado, por isso apelaram para um leão.

 

         O processo de organização da percepção e da aprendizagem nos afetam dia-a-dia, nos influenciam em nossos pensamentos e afetos, em nossas decisões e em nossos processos vitais, influenciam nosso cérebro e a nossa gestalt ou configuração do significado, sentido e conceito dos sonhos e de seu conteúdo manifesto e latente. O conteúdo manifesto são nossos símbolos  e conceitos e o conteúdo latente são nossas representações, significados e sentidos. O conteúdo manifesto causa medo com o leão e o conteúdo latente causa revolta e indignação, pois aborda um erro de autoridades do Governo Federal.

 

         BEHAVIORISMO:

         Interpretaremos este sonho entendendo que o problema é o controle, que somos o contexto, que devemos trocar o ¨mas¨ por ¨e¨ e entendendo que os sonhos são apenas causas verbais e não causas literais, assim deixamos de ser controlados pelos sonhos, funções e interpretações.

         A microanálise funcional passa a ser:

         Evento antecedente (dormir) – Resposta (sonhar) – Consequência (dessensibilização).

         O SONHO: Hoje sonhei com um leão deitado a espera de me atacar, ele representava as autoridades do Governo Federal que não podiam fazer coisa alguma no mundo civilizado, por isso apelaram para um leão.

         Ao fazermos a microanálise funcional conseguiremos fazer a dessensibilização e não sermos mais controlados pelo sonho e nem pelas suas interpretações.

         Agora devemos viver a dessensibilização onírica e deixar de viver os sonhos literalmente, compreendendo-os apenas como comportamento verbal. Assim nem o leão e nem a revolta ou a indignação com as autoridades do Governo Federal terão força ou amplitude no comportamento do sonhador ao analisar seu sonho, já que estará fazendo a dessensibilização do sonho para não ser controlado pelo sonho, e passará a compreendê-lo apenas como comportamento verbal.

 

Osny Mattanó Júnior

Londrina, 15 de janeiro de 2019.