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47.MITOLOGIA: O MACACO NÚ.
47.MITOLOGIA: O MACACO NÚ.

Osny Mattanó Júnior

Desmond Morris

 

Mitologia

O macaco nu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A MATEMÁTICA CRIATIVA EVOLUTIVA DE MATTANÓ

 

      A Matemática Criativa Evolutiva ou Etológica estuda a força das variáveis evolutivas no impacto nas mitologias através da fórmula:
n (adversidades) + n (características anatômicas) + n (características fisiológicas) + n (características morfológicas) + n (características comportamentais) + número de objetos de estudo (sujeitos evoluindo) = força de impacto nas mitologias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

Existem atualmente cento e noventa e três espécies de macacos e símios. Cento e noventa e duas delas têm o corpo coberto de pêlos. A única exceção é um símio pelado que a si próprio se cognominou Homo sapiens. Esta insólita e próspera espécie passa grande parte do tempo a examinar as suas mais elevadas motivações, enquanto se aplica diligentemente a ignorar as motivações fundamentais. O bicho-homem orgulha-se de possuir o maior cérebro dentre todos os primatas, mas tenta esconder que tem igualmente o maior pênis, preferindo atribuir erradamente tal honra ao poderoso gorila. Trata-se de um símio com enormes qualidades vocais, agudo sentido de explo-ração e grande tendência a procriar, e já é mais do que tempo de examinarmos o seu comportamento básico.

Mitologicamente apreendemos que o bicho-homem se fez ritualmente a partir e para partir de sua evolução, quando se viu sem pêlos e diferente dos outros animais com os quais convivia, além de se perceber dotado de motivações e intenções psíquicas e afetivas, certamente em função da evolução e do aumento da massa de seu cérebro e de seu pênis, mas também pelas qualidades vocais e pelas novas qualidades procriativas, ritualmente ensaiado em mitos primitivos, em desenhos nas pedras, nas rochas e nas cavernas que muito provavelmente serviram-no para ritualizar suas necessidades fisiológicas, de garantia, de pertinência, de amor e de sobrevivência, o aumento do tamanho do seu pênis significou alguma mudança bio-psico-social para o bicho-homem e por conseguinte sua mitologização e ritualização, pois se tornou importante com importante significado e importante sentido pois também vieram mudanças nas práticas procriativas.

Pt. 2

 

Sou zoólogo e o macaco pelado é um animal. É, portanto, caça ao alcance da minha pena e recuso-me evitá-lo mais tempo, só porque algumas das suas normas de comportamento são bastante complexas e impressionantes. A minha justificativa é que, apesar de se ter tornado tão erudito, o Homo sapiens não deixou de ser um macaco pelado e, embora tenha adquirido motivações muito requintadas, não perdeu nenhuma das mais primitivas e comezinhas. Isso causa-lhe muitas vezes certo embaraço, mas os velhos instintos não o largaram durante milhões de anos, enquanto os mais recentes não têm mais de alguns milhares de anos — e não resta a menor esperança de que venha a desembaraçar-se da herança genética que o acompanhou durante toda a sua evolução. Na verdade, o Homo sapiens andaria muito menos preocupado, e sentir-se-ia muito mais satisfeito, se fosse capaz de aceitar esse fato. É talvez nesse sentido que um zoólogo pode ajudar.

Mitologicamente o macaco pelado ou o bicho-homem é um animal que ritualiza seus comportamentos, suas motivações e intenções mais profundas, se fazendo caça ao caçador, o próprio semelhante, erudito ou não erudito caça a si mesmo e não há coisa alguma que o ajude a não ser a educação e a psicoterapia ou a saúde, pois esse padrão de comportamento é determinado geneticamente por milhões de anos ou evolutivamente, ou seja, é selecionado para a nossa sobrevivência como espécie, indivíduo, cultura, espiritualidade, vida e cosmos ou universo, revelando através dessa caça uma mitologia de caça e de caçador, de amor e de ódio, de afetividade, de pensamentos e de pressentimentos, que quando estão em jogo na vida social espelham as máscaras de Deus ou as máscaras da eternidade, os mitos que nos orientam e guiam para nos salvar e cuidar, revelando-nos o caminho certo e seguro para o desfecho do ritual, marcado com a ressurreição do animal e a vida e segurança da sua comunidade.

Pt. 3

Um dos fatos mais estranhos de todos os estudos anteriores sobre o macaco pelado é a forma sistemática como evitam focalizar o que é evidente. Os primeiros antropologistas apressaram-se a vasculhar os cantos mais escondidos do mundo, pretendendo decifrar as verdades fundamentais sobre a nossa natureza e dispersando-se pelas fontes culturais mais remotas, muitas vezes atípicas e falhadas, a ponto de se terem quase extinguido. Em seguida, regressam carregados de aterradoras informações sobre os hábitos de acasalamento mais bizarros, os sistemas de parentesco mais estranhos ou os costumes tribais mais fantásticos e usam esse material para compreender o comportamento da nossa espécie, como se ele fosse da mais transcendente importância. Sem dúvida que o trabalho desses investigadores é muitíssimo importante e valioso para mostrar o que pode acontecer quando a evolução cultural de um grupo de macacos pelados o empurra para um beco sem saída. Revela mesmo até que ponto o nosso comportamento se pode desviar do normal, sem no entanto redundar num completo fracasso social. Mas nada ficamos sabendo sobre o comportamento típico dos macacos pelados mais ou menos característicos. Isso apenas se pode conseguir examinando as normas do comportamento habitual dos membros mais vulgares, daqueles que foram mais bem sucedidos e que correspondem aos principais tipos de cultura — as principais correntes que, no seu con-junto, representam a grande maioria. Do ponto de vista biológico, essa

  • a única forma correta de abordar o problema. Os antropologistas da velha escola argumentariam que os seus grupos tribais tecnologicamente elementares estão mais próximos do fulcro da questão do que os membros das civilizações mais avançadas. Não concordo. Os grupos tribais simples que ainda hoje existem não são primitivos, mas estupidificados. Há muitos milhares de anos que não existem verdadeiras tribos primitivas. O macaco pelado é essencialmente uma espécie exploradora, e toda a sociedade que não foi capaz de avançar constitui um fracasso e "seguiu um caminho errado". Por alguma razão se manteve atrasada, algo se opôs às tendências naturais da espécie para explorar e investigar o mundo que a rodeia. É muito possível que as características que os antigos antropologistas encontraram nessas tribos sejam exatamente os fatores que impediram o respectivo progresso. Daí o grande perigo de utilizar essas informações como base para um esquema geral do comportamento da nossa espécie.

Revela-se através do estudo da mitologia que o bicho-homem é um ser explorador e que as sociedades ou civilizações que não seguiram esta regra sucumbiram e desapareceram, o avanço deve-se a exploração, o caminho se faz através da exploração, esse é o caminho correto para o bicho-homem, notamos que ritualmente o bicho-homem ritualiza aqui seu caminho de partida das florestas para as savanas e das savanas para as cidades e das cidades para o espaço, para a lua, podemos falar de um rito de partida e de exploração, que ajuda a formar mitos que expressam essa informação, essa relação do ser humano com seu caminho, com a partida e a exploração do meio ambiente, até do universo.

Pt. 4

Os psiquiatras e os psicanalistas, pelo contrário, não se afastaram tanto, concentrando-se em estudos clínicos de exemplares mais representativos. Infelizmente, uma grande parte do seu material inicial também não é adequada, embora não sofra dos mesmos pontos fracos que as informações antropológicas. Embora os indivíduos estudados pertencessem à maioria, eram, apesar de tudo> exemplares aberrantes ou falhados. Porque, se esses indivíduos fossem saudáveis, bem sucedidos, e portanto típicos, não teriam procurado tratar-se — nem contribuído para enriquecer as informações colhidas pelos psiquiatras. Insisto mais uma vez que não pretendo depreciar o valor desse tipo de investigação, que nos proporcionou uma visão importante sobre a maneira como as nossas normas de comportamento podem entrar em

colapso. Simplesmente, parece-me insensato sobre-estimar as primeiras descobertas antropológicas e psiquiátricas quando se procura discutir a natureza biológica fundamental do conjunto da nossa espécie.

(Devo dizer que tanto a antropologia como a psiquiatria se estão transformando rapidamente. Muitos dos modernos investigadores nesses domínios começam a reconhecer as limitações dos trabalhos iniciais e dedicam-se cada vez mais ao estudo de indivíduos típicos, saudáveis. Como disse recentemente um desses cientistas: "Pusemos o carro adiante dos bois. Agarramo-nos aos anormais e só agora começamos, um pouco tardiamente, a interessar-nos pelos normais".)

A mitologia permite pensar que o estudo dos psiquiatras e dos antropólogos e suas descobertas estão para os estudos e ritos dos xamãs que com seus ritos iniciavam e faziam a passagem de seus membros, conforme suas necessidades guiadas por padrões místicos e mitológicos, assim a ciência, o conhecimento e o saber foi se constituindo e se solidificando até hoje, no mundo em que vivemos.

Pt. 5

A perspectiva que me proponho utilizar neste livro baseia-se em material recolhido de três fontes principais: 1) as informações sobre o nosso passado desenterradas pelos paleontólogos e baseadas no estudo dos fósseis e de outros vestígios dos nossos antepassados mais remotos; 2) as informações existentes sobre o comportamento animal que foram estudadas na etologia comparada e se baseiam em observações pormenorizadas obtidas numa grande variedade de espécies animais, especialmente naquelas com que mais nos parecemos, os macacos e símios; 3) a informação que se pode coligir através da observação direta e simples das formas de comportamento que são mais básicas e comuns entre os representantes mais bem sucedidos do próprio macaco pelado que correspondem aos principais tipos de cultura contemporânea.

Dada a vastidão do assunto, será necessária certa simplificação. Vou tentar realizá-la, passando por cima dos pormenores da tecnologia e da terminologia e concentrando sobretudo a atenção nos aspectos da nossa vida que encontram fácil correspondência noutras espécies: atividades tais como alimentação, limpeza, sono, luta, acasalamento e assistência aos jovens. Como reage o macaco pelado em relação a esses problemas fundamentais? Quais as diferenças e semelhanças entre essas reações e as dos outros macacos e símios? Que características lhes são genuinamente específicas e em que medida elas se relacionam com a história da sua evolução, verdadeira-mente especial?

Ao encarar esses problemas, avalio bem quanto me arrisco a ofender certas pessoas. Muita gente não gosta de pensar que somos animais. E podem dizer que eu avilto a nossa espécie quando a descrevo em rudes termos animais. Posso apenas afirmar que não é essa a minha intenção. Outros ofender-se-ão pelo fato de um zoólogo se intrometer nos seus campos especializados. Mas admito que essa perspectiva poderá ter grande valor e que, apesar de todos os defeitos, introduzirá novos (e de certa maneira inesperados) esclarecimentos sobre a natureza complexa da nossa extraordinária espécie.

            Como mitologista me proponho a estudar o bicho-homem a partir da perspectiva mitológica, traçando paralelos entre o comportamento do animal homem e do campo da mitologia, talvez também não gostem de estudar o homem como um animal, mas somos todos iguais na natureza, filhos do mesmo Criador, não vejo problemas em encarar o homem como um animal na perspectiva da biologia mitológica, disciplina que venho criando e desenvolvendo com este trabalho.

 

 

Capítulo 1

 

ORIGENS

 

Numa jaula de certo jardim zoológico lê-se o seguinte letreiro: ''Animal desconhecido da ciência". Dentro da jaula está um pequeno esquilo. Tem as patas negras e veio da África, continente onde nunca se tinham encontrado esquilos com patas negras. Não se sabe nada sobre tal esquilo. Nem sequer tem nome.

 

Esse animal constitui imediatamente um desafio aos zoólogos. De onde lhe veio essa característica desconhecida? Em que difere das outras trezentas e sessenta e seis espécies de esquilos que já foram descritas? De qualquer maneira, em determinada altura da evolução da família dos esquilos, os antepassados desse animal devem ter-se afastado dos restantes e estabelecido um ramo independente que se continuou a reproduzir. Que existiria no meio que os rodeava, para que se tenham podido isolar e constituir uma nova forma de vida? Esse novo tipo deve ter começado a diferenciar-se pouco a pouco, com um grupo de esquilos vivendo em determinado lugar, modificando-se ligeiramente e se adaptando melhor às condições locais. Nessa primeira fase, eram ainda capazes de cruzar com os parentes das redondezas. A nova forma manteria ligeiras vantagens na sua região especial, mas não constituiria mais que uma raça da espécie básica e poderia ter desaparecido em qualquer momento, reabsorvida pela linhagem principal. Se os novos esquilos fossem se aperfeiçoando com o tempo, adaptando-se melhor ao seu ambiente particular, poderiam atingir um ponto em que seria mais vantajoso se isolarem, para não serem contaminados pelos vizinhos. Então, o respectivo comportamento social e sexual teria sofrido modificações especiais, tornando pouco provável, ou mesmo impossível, qualquer cruzamento com outras espécies de esquilos. A princípio, poderiam ter sofrido modificações anatômicas que lhes permitissem uma melhor utilização da comida local, mas, mais tarde, os próprios gestos e convites para acasalamento seriam também diferentes, de modo que só atrairiam companheiros do novo tipo. Finalmente, a evolução teria originado uma nova espécie, separada e discreta, correspondendo a uma forma única de vida, a tricentésima sexagésima sétima espécie de esquilos.

Quando olhamos para o esquilo não identificado, encerrado na jaula do jardim zoológico, podemos apenas conjeturar tais coisas. O único fato positivo são as marcas de pêlo — as suas patas negras — que nos indicam tratar-se de uma forma nova. Mas isso são apenas sintomas, tal como um grupo de borbulhas permite ao médico fazer o diagnóstico de um doente. Para compreender realmente a nova espécie, esses indícios servem apenas como ponto de partida de qualquer coisa que valerá a pena prosseguir. Podíamos tentar adivinhar a história do animal, o que seria pretensioso e perigoso. Em vez disso, vamos começar humildemente por lhe dar um nome simples e evidente: nós o chamaremos esquilo africano com patas negras. Depois, devemos observar e registrar todos os aspectos do seu comportamento e da sua estrutura e avaliar em que difere dos outros esquilos ou a eles se assemelha. Assim, poderemos ir coligindo, pouco a pouco, a sua história.

A nossa grande vantagem em estudarmos esses animais é não sermos esquilos com patas negras — fato que nos impõe uma atitude de humildade que se vai transformando em investigação científica decente. Mas as coisas são muito diferentes, e de uma maneira geral desanimadoras, quando tentamos estudar o bicho -homem. O próprio zoólogo, que está habituado a chamar cada animal pelo seu nome, não deixa de ter dificuldades em evitar a petulância das implicações subjetivas. Poderemos ultrapassá-las em parte se decidirmos, modesta e deliberadamente, encarar o ser humano como se fosse qualquer outra espécie, uma estranha forma viva que aguardasse que o estudem, na mesa de dissecação. Como começar?

Da mesma forma que abordamos a mitologia primitiva, oriental, ocidental, moderna, abordamos a biologia mitológica como uma nova disciplina capaz de estudar os mitos e ritos dos animais que evoluem de forma semelhante a do ser humano, que adquirem características cognitivas, emocionais, sociais, operacionais, psicológicas, filosóficas, espirituais, biológicas, individuais, grupais, coletivas, universais, intelectuais, perceptivas, linguísticas e comunicativas, territoriais, de aprendizagem e de ensino, e habilidades que o tornam capaz de manipular o mundo reconstruindo-o, apropriando-se dele e se reapropriando dele à todo momento como meio de se inserir no mundo, pois esse estudo é uma nova ferramenta da mitologia e da biologia e só vem a contribuir com a valorização da ciência e do próprio ser humano e da humanidade.

Pt.1

Tal como aconteceu com o novo esquilo, podemos começar por compará-lo com outras espécies mais ou menos semelhantes. Em face das suas mãos, dos seus dentes, dos seus olhos e de outras características anatômicas, não temos dúvidas de que se trata de um primata, embora de uma natureza muito singular. A singularidade torna-se manifesta se dispusermos das peles correspondentes às cento e noventa e duas espécies conhecidas de macacos e símios e tentarmos arrumar a pele humana no meio dessa série, no ponto que nos pareça mais adequado. Coloque-se onde se colocar, a pele humana nos parecerá sempre deslocada. Podemos, eventualmente, ser tentados a colocá-la numa das extremidades da série, ao lado das peles dos grandes símios sem cauda, como o gorila e o chimpanzé. Ainda assim, a diferença é impressionante. As pernas são compridas demais, os braços muito curtos e os pés bastante estranhos. Essa espécie de primatas desenvolveu, sem dúvida, um tipo especial de locomoção que lhe modificou a forma. Mas outra característica nos chama a atenção: a pele não tem praticamente pêlos. Com exceção de alguns tufos de cabelos sobre a cabeça, nas axilas e em volta dos órgãos genitais, a superfície da pele é completamente pelada. Ao compará-la com a das restantes espécies, o contraste é dramático. É certo que algumas espécies de macacos e símios têm pequenas zonas peladas no traseiro, na face ou no tórax, mas nem uma só dentre as cento e noventa e duas espécies tem aspecto que se possa aproximar ao da condição humana. Nesse momento, antes de prosseguir as investigações, justifica-se que se chame "macaco pelado" a essa nova espécie. É um nome simples, descritivo, baseado numa primeira observação, e que não implica outras suposições. É mesmo possível que nos ajude a guardar o sentido das proporções e a manter objetividade.

            Mitologicamente percebemos que o objeto de estudo, o esquilo, se trata de um primata, devido as suas características anatômicas, contudo há diferenças na pele e na locomoção, pode-se chamar essa espécie de ¨macaco pelado¨, mitologicamente podemos dizer que os mitos se encontram num niilismo total, numa total ausência fenomenológica, pois abordamos um animal simples que não é dotado de inteligência, racionalidade, linguagem, cognição, inconsciente, afetividade, etc., que é em grande parte movido por condicionamentos e por padrões fixos de comportamentos.

            Pt. 2

Continuando a observar esse estranho exemplar e tentando decifrar o significado das suas características singulares, o zoólogo tem agora de começar a estabelecer comparações. Em que outras circunstâncias não há pêlos? De qualquer maneira, não será entre os outros primatas. É preciso procurar mais longe. Uma revisão rápida de todos os mamíferos existentes vem-nos logo mostrar que quase todos têm revestimento piloso protetor e que só raras exceções, dentre quatro mil, duzentas e trinta e sete espécies existentes, se decidiram a abandoná-lo.

Ao contrário dos seus antepassados répteis, os mamíferos adquiriram a grande vantagem fisiológica de poderem conservar uma temperatura corporal elevada e constante. Isso mantém o delicado maquinismo destinado às atividades do organismo em condições de realizar os feitos mais ambiciosos. Não se trata, assim, de uma propriedade que se comprometa ou despreze tranqüilamente. Os instrumentos de regulação da temperatura têm importância vital, e a posse de um revestimento piloso, espesso e isolador, desempenha certamente um papel fundamental para impedir as perdas de calor. Por outro lado, o revestimento protege igualmente contra o calor exagerado, evitando que a pele se estrague em virtude da exposição direta aos raios solares. Quando os pêlos desaparecem, isso deve for-çosamente obedecer a razoes muito poderosas. Salvo raras exceções,

essa medida drástica só foi tomada no caso de mamíferos que se instalaram num meio completamente novo. Os mamíferos voadores, ou morcegos, foram obrigados a perder os pêlos das asas, mas conservaram-nos no resto do corpo, de modo que não podem considerar-se uma espécie pelada. Alguns mamíferos escavadores — como a toupeira pelada, o oricterope sul-africano e o tatu sul-americano, por exemplo — reduziram o respectivo revestimento piloso. Os mamíferos aquáticos, como as baleias, golfinhos, porcos-marinhos, peixes-boi, dugongos e hipopótamos, também se tornaram pelados para viver na água. Mas o revestimento piloso continua a ser regra entre os mamíferos típicos, que vivem na superfície, quer corram pelo chão, quer trepem pelas árvores. Salvo os gigantes anormalmente pesados, como os rinocerontes e elefantes (com problemas de alimentação e esfriamento muito particulares), o macaco pelado é o único que não tem pêlos entre todos os milhares das espécies mamíferas terrestres, que são hirsutas, peludas ou felpudas.

            O mitologista acredita que a questão dos pêlos tem estreita ligação com a jornada interior do animal humano, a perda de pêlos foi questão fundamental para o começo da jornada do ser humano nas mitologias através de novos meios ambientes.

            Pt. 3

Nessa altura, o zoólogo tem de concluir que ou se trata de um mamífero escavador ou aquático, ou que existe qualquer coisa muito esquisita, e mesmo exclusivamente peculiar, na história evolutiva do macaco pelado. A primeira coisa a fazer, mesmo antes de se partir para o campo e observar o animal na sua forma atual, será debruçar-se sobre o seu passado e examinar, o mais perto possível, os seus antepassados mais chegados. Talvez consigamos obter uma certa idéia do que sucedeu a esse novo tipo de primata se examinarmos os fósseis e outros vestígios e se olharmos para os seus parentes mais próximos que ainda estão vivos.

A observação dos fósseis e dos vestígios dos antepassados desse macaco pelado leva o mitologista a entender que a mitologia se constitui e se constrói através da história evolutiva do animal estudado, neste caso o ser humano, representado em seus antepassados, macacos pelados.

Pt. 4

Levaria muito tempo expor aqui todas as provas que foram cuidadosamente reunidas durante o século passado. Em vez de o fazer, partimos do princípio de que isso está feito e conhecido e limitamo-nos a resumir as conclusões que se podem tirar, coligindo todas as informações provenientes dos trabalhos dos paleontólogos esfomeados-de-fósseis e os fatos colecionados pelos pacientes etólogos espreitadores-de-macacos.

 

O grupo dos primatas, a que pertence o nosso macaco pelado, provém originalmente de um tronco insetívoro. Esses primeiros mamíferos eram criaturas insignificantes e pequenas, que se esgueiravam nervosamente pelas florestas abrigadas, ao mesmo tempo que os répteis todo-poderosos dominavam o mundo animal. Há cerca de oitenta ou cinqüenta milhões de anos após o desmoronamento da grande era dos répteis, os pequenos comedores de insetos começaram

  • aventurar-se a explorar novos territórios. Foi então que se espalharam e cresceram sob muitas formas estranhas. Alguns tornaram-se comedores de plantas, escavando o solo para se protegerem ou desenvolvendo pernas longas, com andas, para melhor escapulirem dos inimigos. Outros transformaram-se em assassinos, com garras compridas e dentes aguçados. Embora os grandes répteis tivessem abdicado e desaparecido da cena, a natureza continuava a ser um campo de batalha.

O mitologista discerne que o macaco pelado provém originariamente do tronco insetívoro e se ramificou para explorar novos territórios, tornando-se comedor de plantas e assassino. Notamos que para a mitologia e os mitos se enraizarem em nossa espécie, nossos ancestrais ou antepassados tiveram que desenrolar uma longa linha evolutiva, transformando-se e reinventando-se de insetívoro até comedor de plantas e assassino, estes padrões de comportamentos certamente se fixaram até se tornarem modelo e contingências que se reinventaram misticamente no ser humano, revelando a nudez da mitologia, que por ventura está em sua meninice, ou seja, sua pureza, sua virgindade, estampada na Cruz de Cristo.

      Pt. 5

Entretanto, ainda continuavam a existir os tais bichinhos de patas pequenas, com as quais se agarravam à segurança da vegetação da floresta. Também aqui se registrou progresso. Os comedores de insetos iniciais começaram por alargar a alimentação e resolver certos problemas digestivos, devorando frutos, nozes, bagas, brotos e folhas. À medida que evoluíram no sentido das formas rudimentares dos primatas, a visão melhorou, os olhos deslocaram-se para a frente da face e as mãos transformaram-se para melhor agarrar a comida. Providos de visão tridimensional, de membros capazes de manipular e de cérebros que iam crescendo pouco a pouco, os primatas começaram a dominar cada vez mais o seu mundo das árvores.

Evolutivamente a mitologia teve seu nascimento com esses primatas que foram crescendo pouco a pouco e aprendendo novos comportamentos, o domínio do mundo das árvores pode ser para nós seres humanos uma semente do nosso interesse mitológico pelas árvores e pela Cruz, pelo eixo do mundo.

Pt. 6

Há cerca de vinte e cinco ou trinta e cinco milhões de anos, esses pré-macacos já haviam iniciado a evolução no sentido de macacos propriamente ditos. Começaram a criar longas caudas, enquanto o tamanho do corpo ia aumentando consideravelmente. Alguns já se preparavam para se especializar em comer folhas, mas a maioria continuava a manter uma alimentação mista bastante variada. Com o tempo, algumas dessas criaturas macacóides tornaram-se maiores e mais pesadas. Em vez de continuarem a saltar e pular, passaram a bracejar — oscilando de mão para mão, suspensas entre os ramos. As caudas tornaram-se obsoletas. Como o tamanho lhes tornasse mais incômodo viver entre as árvores, foram perdendo o medo de uma ou outra escapada até o solo.

O mitologista percebe que agora com a passagem dos pré-macacos para macacos propriamente ditos, criaturas maiores e mais pesadas, capazes de saltar e de pular, de bracejar, foram vivendo entre as árvores até perderem o medo do solo. Notamos que falamos do domínio místico das árvores até dominarmos o solo, que marcará outra fase mística e ritualística em nossa espécie, a do semeador, onde a semente tornar-se-á a representação de renascimento, de transformação, porém as árvores continuarão como o eixo do mundo, como a Cruz de Cristo.

Pt. 7

Mesmo assim, nessa fase — a fase dos macacos — ainda faltava muito para se atingir a confortável fartura da floresta do Paraíso. Esses primatas apenas se arriscavam a penetrar nos grandes espaços abertos quando o meio ambiente para lá os empurrava. Ao contrário dos primeiros mamíferos exploradores, os macacos tinham-se especializado em viver nas árvores. Tal aristocracia florestal aperfeiçoara-se no decurso de milhões de anos e se a abandonassem agora teriam de competir com aqueles que simultaneamente tinham-se desenvolvido como herbívoros e como assassinos terrestres. E assim

se deixaram ficar, mascando calmamente os seus frutos, sem se preocuparem com o resto.

            A análise mitológica revela que nossos ancestrais viveram experiências que marcaram  suas espécies, dotando-os de curiosidade e de habilidades comportamentais para se arriscarem até certo ponto, sem se destruírem ou uns aos outros, tronaram-se exploradores e tiveram que conviver com assassinos terrestres. Notamos que ingressamos num estágio marcado pela exploração do novo meio ambiente cheio de adversidades, como assassinos terrestres ou a violência e a morte, o solo é marcado pela exploração e pela morte, pelo assassinato, pela violência, como vemos no mundo atual, e nos ritos e mitos dos nossos povos, como os ritos de iniciação e de passagem das tribos ou os ritos religiosos.

            Pt. 8

  • preciso dizer que, por motivos desconhecidos, esse ramo de símios apenas se desenvolveu no Velho Mundo. Os macacos tinham-se desenvolvido separadamente como trepadores de árvores tanto no Velho como no Novo Mundo, mas o tronco americano dos primatas nunca atingiu a fase de símio. No Velho Mundo, pelo contrário, os símios primitivos continuaram a espalhar-se ao longo de uma vasta floresta que se estendia desde a África ocidental até o sudeste asiático. Existem ainda descendentes desse processo de desenvolvimento, que são os chimpanzés e gorilas africanos e os gibões e orangotangos asiá-ticos. Entre os dois extremos, o mundo de hoje já não tem mais símios peludos. Desapareceram as florestas luxuriantes.

Mitologicamente o desaparecimento de espécies pode significar ou indicar que fomos programados para desaparecer, seja através da evolução ou através da guerra, ou através das contingências do universo, com problemas com alienígenas, que buscamos repetidamente esse padrão de comportamento através dos traços dos nossos ancestrais que passaram por isso, uns morreram, outros viveram e contaram ou transmitiram a história toda para seus descendentes – só a educação, a saúde e a ciência serão ou são os meios para se reprogramar esse traço.

Pt. 9

Que aconteceu aos símios originais? Sabe-se que o clima começou a contrariá-los e que, há cerca de quinze milhões de anos, os seus redutos florestais foram enormemente reduzidos. Os símios primitivos foram obrigados a escolher entre dois caminhos: ou se mantiveram no que restou das florestas antigas, ou tiveram de se resignar, quase num sentido bíblico, a serem expulsos do Paraíso. Os antepassados dos chimpanzés, dos gorilas, dos gibões e dos orangotangos deixaram-se ficar, e desde então nunca mais cessaram de diminuir. Os antepassa-dos do outro símio que sobreviveu — o macaco pelado — atreveram-se a abandonar a floresta e lançaram-se na competição com os outros animais terrestres, já então eficientemente adaptados ao solo. Era uma empresa arriscada, mas que pagou juros, em termos de progresso evolutivo.

Mitologicamente, a competição com os outros animais terrestres, com o macaco pelado, o outro símio que sobreviveu, após abandonar as florestas e se arriscar em solo com os outros animais já adaptados ao solo, rendeu excelentes resultados para o macaco pelado. Notamos que novamente a exploração do novo território rendeu excelentes resultados para o macaco pelado, analiticamente podemos compreender que o homem só evolui quando explora seu ambiente, quando lança-se em  novos territórios, sobretudo o solo, pois foi o solo o maior determinante e desencadeante de mudanças e transformações morfológicas, anatômicas, fisiológicas, comportamentais e genéticas no macaco pelado. Mitologicamente o solo tem uma importância enorme para o ser humano, do qual tira o seu sustento, o seu trabalho, o seu alimento, a sua água, o seu combustível, a sua energia, a sua coragem, o seu exemplo, o seu estudo, a sua religião, a sua mitologia.

Pt. 10

  • bem conhecida a história dos êxitos do macaco pelado a partir dessa altura, mas é necessário resumi-la, porque é vital não esquecer os acontecimentos que se seguiram, se pretendemos algum progresso objetivo no conhecimento do comportamento atual da nossa espécie.

Os nossos antepassados encontraram-se diante de um futuro bastante sombrio quando mudaram de ambiente. Ou se tornavam melhores assassinos que os carnívoros já experimentados, ou melhores pastadores que os herbívoros já existentes. Sabemos hoje que, de certo modo, eles foram bem sucedidos em ambos os setores; mas a agricultura tem apenas uns escassos milênios, e ainda temos de percorrer vários milhões de anos de história para lá chegar. Os nossos primeiros antepassados não tinham ainda capacidade para encarar a exploração especializada da vida vegetal em campo aberto e tinham que aguardar o desenvolvimento das técnicas avançadas dos tempos

modernos. Nem sequer possuíam um aparelho digestivo capaz de se lançar diretamente à conquista dos alimentos fornecidos pelas extensões de erva que se lhes deparavam. A alimentação de frutas e nozes que mantinham na floresta podia ser substituída pelas raízes e bulbos colhidos no solo, mas com rigorosas limitações. Em vez de colher preguiçosamente um saboroso fruto maduro no ramo de uma árvore, o macaco terrestre em busca de vegetais via-se obrigado a escarafunchar laboriosamente a terra dura para desenterrar a preciosa comida.

            Observamos que os nossos antepassados ou se tornavam melhores assassinos que os já existentes no meio ambiente ou se tornavam melhores pastadores que os herbívoros já existentes, de certo se tornou as duas coisas e as desenvolveu favorecendo o aparecimento de hábitos comportamentais e de um organismo cada vez mais especializado para as suas necessidades naquele determinado meio ambiente, isto se manifestou no nascimento das mitologias onde desencadeiam-se fenômenos de caça, morte e de alimentação de vegetais, fenômenos que se tornaram ritos religiosos e sagrados.

            Pt. 11

Contudo, a antiga alimentação da floresta não se limitava a frutos e nozes. As proteínas animais eram-lhe igualmente muito necessárias. No fim de contas, o macaco pelado descendia dos insetívoros primitivos e nunca tivera dificuldade em se abastecer de insetos enquanto vivera na floresta. Estava habituado a saborear ricos petiscos, como suculentos besouros, ovos, pequenos filhotes desprotegidos, rãzinhas e até alguns pequenos répteis, que nem sempre representavam problema para o seu aparelho digestivo, relativamente desenvolvido. No solo abundava igualmente esse gênero de comida, e nada o impedia de alargar mesmo a alimentação. A princípio, o macaco pelado não podia competir com os assassinos pro-fissionais do mundo carnívoro. Até o minúsculo mangusto, para não falar num gato grande, era mais exímio em matar. Mas, ao mesmo tempo, era fácil apanhar animais jovens de todas as raças, desprotegidos ou doentes, e o primeiro passo para se tornar carnívoro não foi muito difícil. Contudo, as verdadeiras grandes presas tinham compridíssimas pernas e escapuliam a grande velocidade à primeira aproximação. Os ungulados, riquíssimos em proteínas, estavam completamente fora de alcance.

Observamos que o macaco pelado evoluiu e seu tipo de alimentação foi gradualmente sofrendo alterações, mas muito dificilmente, pois era difícil para o macaco pelado dominar o novo tipo de alimento que tinha pernas compridíssimas e escapuliam com muita velocidade à primeira aproximação, mitologicamente notamos que podemos estar falando dos processos que formaram os primeiros ritos de iniciação e de passagem do macaco pelado para que ele se tornasse um assassino, falamos do quanto é difícil a passagem do homem saudável para o homem assassino em nosso mundo contemporâneo.

Pt. 12

Assim chegamos mais ou menos ao último milhão de anos na história do macaco pelado, entrando numa série de acontecimentos desalentadores e progressivamente dramáticos. É muito importante não esquecer que aconteceram várias coisas ao mesmo tempo. Quando se contam histórias, comete-se muitas vezes o abuso de separar as diferentes partes, como se cada progresso conduzisse a outro, mas essa atitude é completamente falsa e enganadora. Os primeiros macacos terrestres possuíam já grandes cérebros de alta qualidade. Tinham bons olhos e mãos capazes de agarrar eficientemente as presas. Pelo fato de serem primatas, tinham também, inevitavelmente, um certo grau de organização social. À medida que as circunstâncias os obrigavam a aperfeiçoar-se na matança das presas, começaram a

ocorrer modificações vitais: tornaíam-se mais eretos — correndo melhor e mais rapidamente; as mãos libertaram-se das atividades locomotoras — permitindo empunhar armas com mais força e eficácia; os cérebros tornaram-se mais complexos — tomando decisões mais rápidas e inteligentes. Tudo isso não se sucedeu segundo uma ordem bem estabelecida; os vários progressos foram-se acentuando ao mesmo tempo, com pequeninos melhoramentos de uma ou outra qualidade, cada um dos quais estimulava outros aperfeiçoamentos. A pouco e pouco ia-se formando um macaco caçador, um macaco assassino.

            Pouco a pouco ia se formando um macaco assassino, com um padrão de comportamentos que o permitissem caçar e matar para comer. Pouco a pouco o macaco pelado foi adquirindo cérebros maiores e mais complexos, olhos e mãos melhores, organização social, postura mais ereta, correndo mais e melhor, tudo para que o macaco pelado pudesse caçar  e se tornar um assassino. Essas mudanças causaram e causam, mitologicamente, padrões de comportamentos e de mentalidades que levam-nos, ainda, a esse padrão mitológico de assassinos, de caçadores, de exploradores, de dominadores, de escravizadores através de nossas habilidades como a educação e o trabalho ou a justiça e a cidadania que são como instrumentos para nos mantermos no topo da cadeia animal como os animais mais evoluídos. A mitologia é outro instrumento para a caça e a exploração do ser humano desde sua concepção ou princípios com o macaco pelado.

            Pt. 13

 

Pode-se objetar que essa evolução poderia ter conduzido a um progresso menos drástico, originando um assassino mais parecido com

 

  • cão ou com o gato, uma espécie de macaco-gato ou de macaco-cão, através de um processo mais simples de desenvolvimento dos dentes e das unhas em forma de armas selvagens, como as fauces e as garras. Mas isso teria colocado o macaco terrestre primitivo em competição direta com os gatos e cães que já existiam, e que eram assassinos muito especializados. Corresponderia a uma competição baseada nas condições já existentes, e o resultado não poderia deixar de ser desastroso para os primatas em questão. (Ao que se sabe, essa hipótese pode mesmo ter-se dado com tão maus resultados que nem sequer teria deixado vestígio.) Em vez disso, fez-se uma tentativa completamente nova, em que se empregaram armas artificiais em lugar de armas naturais, o que dou resultado.

A evolução muniu o macaco pelado das mesmas armas que os cães e os gatos com o desenvolvimento dos dentes e das unhas, colocando-o a lutar contra ao cães e os gatos que já existiam, mas para vencer esta luta e continuar sua caminhada o macaco pelado empregou o uso de armas artificiais. Mitologicamente esse comportamento adquire importância na medida em que enleva o espírito do homem de simples ¨meio¨ para ¨gerador de meios¨, ou seja, instrumentalizador, trabalhador, criador de instrumentos, apropriador e reapropriador do mundo e do meio ambiente. O macaco humano começa sua jornada de trabalhador com instrumentos de trabalho e de intercessão.

Pt. 14

Seguiu-se a passagem da fase de utilização de instrumentos à do respectivo fabrico, ao mesmo tempo que se aperfeiçoaram as técnicas de caça, em relação tanto às armas quanto à cooperação social. Os macacos caçadores dedicavam-se à caça coletiva e, à medida que aperfeiçoavam as respectivas técnicas, aperfeiçoavam igualmente os métodos de organização social. Quando os lobos caçam, dispersam-se depois do ataque, mas o macaco caçador já tinha um cérebro muito mais desenvolvido que o do lobo, pelo que podia utilizá-lo em pro-blemas complicados, como a comunicação de grupo e a cooperação. Podia assim atrever-se a manobras cada vez mais complexas. O cérebro continuava a crescer.

O macaco pelado passou da mera utilização de instrumentos para a fabricação de instrumentos, e assim surgiram respectivas técnicas de caça em relação às armas e as atitudes do grupo, todos dedicavam-se a caça coletiva e iam aperfeiçoando suas sociedades, bem como a sua comunicação e a cooperação, tudo continuava ficando cada vez mais complexo, inclusive seu cérebro. Mitologicamente percebemos que falamos do momento em que o macaco pelado deixou de apenas utilizar instrumentos para também fabricá-los e das mudanças nos padrões comportamentais e sociais dos grupos de macacos pelados, repercutindo nos ritos e na formação do ritos, na sua história como determinantes, que hoje se deslumbram na abundante comunicação e na abundante cooperação entre os indivíduos, grupos, povos e nações do mundo inteiro, fenômenos que levam a uma hipercomplexificação social que é ritualizada e mitologizada desde seus princípios como forma de reiniciar o ciclo mitológico. O ciclo mitológico é justamente a concepção, o nascimento, a morte e a ressurreição do mito e do rito no iniciado ou no que vive seu caminho místico levando-o ao apogeu ou a fracasso, e assim depois de ter aperfeiçoado sua sociedade com seu rito ele trará uma mensagem de vitória ou de derrota, só vence aquele que aceita sua Cruz como forma de perdoar o mundo pelo seu caráter assassino, que vem do macaco pelado, aquele que não aceita sua Cruz toma um fardo que o arrastará até seu fim causando-lhe dor e sofrimento. A Cruz liberta!

Pt.15

Essencialmente, havia um grupo de machos caçadores. As fêmeas estavam já muito ocupadas em criar os filhos para poderem participar ativamente na perseguição e na captura das presas. À medida que aumentava a complexidade da caça e as expedições se tornavam mais longas, o macaco caçador teve de abandonar os caminhos sinuosos e

nômades dos seus antepassados. Era necessário ter uma base fixa, um local para onde trouxesse os despojos, onde se mantivessem as fêmeas e as crias e onde pudessem partilhar a comida. Como veremos adiante, esse passo teve uma influência profunda em muitos aspectos do comportamento dos macacos pelados, mesmo dos mais requintados que hoje existem.

Na época dos macacos pelados caçadores as fêmeas tinham que cuidar e criar seus filhos, para isto tinham que ter onde partilhar comida, e para isto os caçadores saiam cada vez mais para expedições que eram cada vez mais duradouras. Mitologicamente vemos que nascem aqui os primórdios dos ritos das longas expedições para caça e de atividades domésticas, de cuidado das crianças e da alimentação.

Pt. 16

Desse modo, o macaco caçador tornou- se um macaco territorial. Todas as suas normas sexuais, familiares e sociais começaram a mudar. A antiga forma de viver, vagabunda, de apanhar frutos aqui e acolá, foi desaparecendo pouco a pouco. O jardim do Paraíso tinha, de fato, ficado para trás. Daqui para o futuro, tratava-se de um macaco com responsabilidade. Começou a preocupar-se com os equivalentes pré-históricos das máquinas de lavar e dos frigoríficos. Começou a desenvolver o conforto caseiro — fogo, despensa, abrigos artificiais. Mas temos de ficar agora por aqui, senão afastamo- nos do domínio da biologia e embrenhamo-nos no da cultura. A base biológica de todo esse progresso reside no desenvolvimento de um cérebro suficientemente grande e complexo que permitiu que o macaco caçador evoluísse. Mas a forma exata assumida por esse progresso já não depende de uma orientação genética específica. O macaco da floresta, que se tornou macaco terrestre, que se tornou macaco caçador, que se tornou macaco territorial, acabou por se tornar macaco culto e devemos parar temporariamente aqui.

O macaco da floresta se tornou macaco terrestre, que se tornou macaco caçador, que se tornou macaco territorial, que se tornou macaco culto. O macaco culto nasce necessariamente a partir das mudanças ambientais e comportamentais sofridas em sua vida sexual, familiar, social e alimentar, onde ter que cuidar de seu grupo, de sua família torna-se o centro de tudo agora, fenômeno causado pela evolução do seu cérebro. Notamos que  as mitologias, os mitos e os ritos que abordam a família o fazem devido a complexidade cerebral, devido a evolução do cérebro.

Pt. 17

Vale a pena insistir mais uma vez em que não nos interessam neste livro as explosões culturais maciças que se seguiram, das quais o macaco pelado se sente hoje tão orgulhoso — a progressão dramática que o conduziu, apenas em meio milhão de anos, da fase em que começou a fazer fogo até a construção de um foguete espacial. É, sem dúvida, uma história emocionante, mas o macaco pelado pode deslumbrar-se a tal ponto, que se arrisca a esquecer que por baixo da sua brilhantíssima aparência continua a ser, em muitos aspectos, um primata. ("Um macaco é um macaco, um velhaco é um velhaco, quer se vistam de seda ou de trapo...") Até o próprio macaco espacial precisa urinar.

Mesmo mitologicamente o ser humano, Homo Sapiens, é um macaco, o macaco espacial, capaz de chegar até a lua e de construir uma estação espacial e de lá desenvolver atividades e pesquisas, que quer chegar até Marte em breve, e que já conhece a telepatia e os extraterrestres, continuamos um macaco, agora um macaco telepático, o Homo Sapiens Telepath.

Pt. 18

Só poderemos adquirir uma compreensão objetiva e equilibrada da nossa extraordinária existência se lançarmos um olhar duro sobre as nossas origens e estudarmos os aspectos biológicos do atual comportamento da nossa espécie.

Se aceitamos a história da nossa evolução tal como atrás foi resumida, há um fato que se impõe com clareza: desenvolvemo-nos

essencialmente como primatas de rapina. Isso torna-nos únicos entre os macacos e símios existentes, mas conhecem-se transformações semelhantes em outros grupos zoológicos. A panda gigante, por exemplo, é um caso típico do processo inverso. Enquanto passamos de vegetarianos a carnívoros, a panda passou de carnívora a vegetariana e, em muitos aspectos, é uma criatura tão extraordinária e única como nós. Isso explica-se porque uma grande transformação desse gênero produz um animal com dupla personalidade. Uma vez dobrado o limiar, assume-se o novo papel com grande energia evolutiva — tão grande, que se conservam algumas das características anteriores. Ainda não houve tempo para se libertar de todos os velhos traços, mas apressa-se a adquirir novas características. Quando os peixes primitivos conquistaram a terra seca, desenvolveram novas qualidades terrestres, ao mesmo tempo que continuavam arrastando antigas quali-dades aquáticas. Leva milhões de anos o aperfeiçoamento de um espetacular novo modelo de animal, e as formas pioneiras constituem em regra misturas muito peculiares. O macaco pelado é uma dessas misturas. Todo o seu corpo e modo de vida foram desenvolvidos para viver entre as árvores e, subitamente (subitamente em termos de evolução...), foi projetado num mundo onde apenas poderia sobreviver se se comportasse como um lobo inteligente e colecionador de armas. Assim, temos de examinar exatamente como isso repercutiu, não só no corpo do macaco pelado, mas sobretudo no seu comportamento, e como é que a influência dessa herança se manifesta hoje sobre nós.

Mitologicamente as heranças conquistadas pelo macaco pelado através da evolução significa justamente a capacidade de ritualizar e mitologizar seus comportamentos e mentalidades, suas relações sociais, seu desenvolvimento e aprendizagem, num nível cíclico que se transforma em nascimento, vida, morte e ressurreição através da Cruz, símbolo do poder e do perdão que devolve a humanidade sua capacidade de continuar sua caminhada além das savanas, agora no Paraíso, no Purgatório ou no Inferno.

Pt. 19

Uma das maneiras de o fazer será comparar a estrutura e o modo de vida de um primata frugívoro "puro" com os de um carnívoro "puro". Só depois de termos idéias bem claras sobre as diferenças fundamentais dependentes dos dois tipos opostos de alimentação, poderemos reexaminar a situação do macaco pelado e perceber o resultado da mistura.

As grandes vedetes no grupo dos carnívoros são, por um lado, os cães selvagens e os lobos, e, por outro, os grandes gatos, como os leões, tigres e leopardos. Eles são providos de órgãos dos sentidos delicadamente aperfeiçoados. Têm um ouvido muito apurado e podem desviar as orelhas, pára captar melhor os mínimos sussurros e roncos. Embora os olhos sejam relativamente pobres em relação a pormenores estáticos e à cor, reagem de maneira incrível ao menor movimento. Têm um olfato tão aperfeiçoado, que nos é difícil compreendê-lo. Devem ser capazes de sentir uma autêntica paisagem de cheiros. Não só são capazes de identificar com infalível precisão um cheiro

individual, mas igualmente de destrinçar os vários componentes de um cheiro complexo. Algumas experiências feitas com cães, em 1953, indicaram que seu olfato é um bilhão de vezes mais apurado que o nosso. Tão surpreendentes resultados foram postos em dúvida, não tendo sido confirmados por vários estudos mais cuidadosos; até mesmo os cálculos mais prudentes consideram que o olfato dos cães é cerca de cem vezes superior ao nosso.

Além desse extraordinário equipamento sensorial, os cães bravios e os grandes gatos têm uma maravilhosa constituição atlética. Os gatos especializaram-se como rapidíssimos corredores velocistas e os cães como vigorosos corredores fundistas. Quando matam, podem servir-se de mandíbulas poderosas, de aguçados dentes selvagens e, no caso dos grandes gatos, de membros anteriores muito musculosos, armados de enormes garras como pontas de punhal.

Para esses animais, a ação de matar passou a ser um verdadeiro fim. É certo que raramente assassinam de maneira arbitrária ou esbanjadora, mas, quando estão em cativeiro e lhes fornecem alimentos já mortos, o instinto caçador desses carnívoros fica longe de ser satisfeito. Sempre que um cão doméstico é levado a passear pelo dono, ou é incitado a ir buscar e trazer um pedaço de pau, a sua necessidade básica de caçar está sendo satisfeita de uma forma melhor do que quando lhe fornecem os mais variados pitéus caninos enlatados. Mesmo os gatos domésticos mais empanturrados anseiam por uma escapada noturna, na esperança de saltar em cima de algum pássaro desprevenido.

O aparelho digestivo dos carnívoros está preparado para suportar períodos de jejum relativamente longos, seguidos de fartos festins. (Um lobo, por exemplo, pode comer um quinto do seu peso numa só refeição — o que equivaleria a um de nós comer de quinze a vinte quilos de carne de uma só vez.) A alimentação dos carnívoros é altamente nutritiva, deixando poucos desperdícios. Contudo, seus excrementos são porcos e malcheirosos e a defecação implica tipos de comportamento especial. Em alguns casos, as fezes chegam a ser enterradas em lugares que são em seguida cuidadosamente cobertos. Noutros casos, os carnívoros vão defecar a uma grande distância do refúgio habitual. Quando as pequenas crias sujam o abrigo, as fezes são comidas pela mãe, o que mantém a casa limpa.

Os carnívoros costumam armazenar comida. Podem enterrar carcaças ou outros despojos, tal como o fazem os cães e certos tipos de gatos, ou podem levá-los para um refúgio no cimo das árvores, como faz o leopardo. Os períodos de intensa atividade muscular durante as fases de caça e matança intercalam-se com os de grande preguiça e relaxamento. No decurso de encontros sociais, as armas selvagens, tão importantes para a caça, constituem uma ameaça potencial para a vida e são utilizadas para resolver as mais íntimas disputas e rivalidades. Quando dois lobos ou dois leões se zangam, ambos estão tão fortemente armados, que, em questão de segundos, a luta pode originar mutilação ou morte. Isso podia ameaçar de tal ma-neira a sobrevivência das espécies, que, durante a longa evolução em que foram aperfeiçoando suas mortíferas armas de caça, os carnívoros tiveram igualmente necessidade de criar poderosas inibições quanto ao uso das armas contra os outros indivíduos da própria espécie. Tais inibições parecem ter uma base genética específica: não precisam ser aprendidas. Criaram-se posturas submissivas especiais, as quais apaziguam automaticamente um animal dominador e inibem- no de atacar. Esses sinais particulares constituem uma parte vital do modo de vida dos carnívoros "puros".

Os métodos de caça propriamente ditos variam de espécie para espécie. Para o leopardo, trata-se de esperas e emboscadas solitárias que culminam com um salto. Para a chita, trata-se de uma ronda cuidadosa que termina com uma corrida a toda velocidade. Para o leão, trata-se geralmente de uma atividade de grupo, em que a presa é assustada por um dos leões e dirigida para os locais onde os outros se escondem. Para uma matilha de lobos, pode implicar manobras de cerco, seguidas de uma verdadeira chacina. Para uma matilha de cães caçadores africanos, trata-se de uma autêntica corrida implacável, em que os cães se sucedem uns aos outros no ataque à presa, até que esta fraqueja devido à perda de sangue.

Recentes estudos feitos na África revelaram que a hiena malhada é também um animal selvagem que caça em grupo, não se alimentando passivamente de despojos, como antes se pensava. A explicação do erro reside no fato de as hienas apenas se agruparem de noite e de sempre irem aproveitando alguns despojos durante o dia. Mal anoitece, as hienas tornam-se assassinos implacáveis, tão eficientes como os cães caçadores durante o dia. Às vezes, os grupos chegam a reunir trinta caçadores, correndo mais depressa que as zebras e antílopes que perseguem, os quais não conseguem atingir as velocidades com que andam de dia. As hienas começam a dilacerar as pernas das presas, até que uma delas acaba por não poder acompanhar a manada em fuga. Todas as hienas caem sobre essa vítima e lhe dilaceram o corpo até matá-la. As hienas refugiam-se em esconderijos comuns, em que se podem agrupar entre dez e cem animais. As fêmeas não se afastam da vizinhança do esconderijo, mas os machos deslocam-se mais e podem ir explorar outras regiões. Existe uma agressividade considerável entre os diferentes "clãs" ou grupos de hienas, sobretudo se um animal isolado é apanhado fora do seu pró-prio território, mas a agressividade é muito menor entre os membros do mesmo "clã".

Sabe-se que numerosas espécies costumam partilhar a comida. Evidentemente que não há grandes problemas quando a caçada foi grande e há carne bastante para todos, mas em alguns casos a partilha vai mais longe. Os cães caçadores africanos, por exemplo, regurgitam comida de uns para os outros, quando a caçada acabou. Essa prática atinge por vezes tais limites, que se chegou a dizer que esses animais têm um "estômago comum".

Os carnívoros preocupam-se bastante com a alimentação das crias. As leoas vão caçar e trazem carne para o abrigo, ou engolem mesmo grandes pedaços, que regurgitam para as crias. Parece que os leões, às vezes, ajudam nessa tarefa, mas isso não é regra. Os lobos machos, pelo contrário, chegam a deslocar-se mais de vinte quilômetros para arranjar comida para as fêmeas e crias. Podem transportar grandes ossos suculentos para os filhos roerem ou engolir pedaços de carne, que regurgitam à entrada do abrigo.

Vimos, assim, alguns dos principais aspectos dos carnívoros especializados relacionados com o respectivo modo de vida de caçadores. Comparemo-los com os dos macacos e símios tipicamente frugívoros.

Nos primatas superiores, o equipamento sensorial é muito mais dominado pelo sentido da visão do que pelo olfato. No mundo das árvores, é muito mais importante ver bem do que cheirar bem, e o focinho reduziu-se consideravelmente, para que os olhos possam ver melhor. A cor dos frutos é um indício importante quando se procura comida, e os primatas adquiriram uma boa visão das cores, ao contrário dos carnívoros. Também têm olhos mais preparados para captar os pormenores estáticos. Comem comida estática, pelo que é menos importante perceber movimentos ínfimos do que distinguir cer-tas pequeninas diferenças de forma e de consistência. O ouvido tem importância, mas não tanta como para os assassinos exploradores, e os primatas têm orelhas menores, que não se movem como as dos carnívoros. O sentido do gosto é mais refinado. A alimentação é mais

variada e muito saborosa — há muito mais coisas para apreciar. Nota-se particularmente uma forte reação positiva aos objetos com sabor doce.

Mitologicamente percebemos que o primata possui olhos melhores do que os ouvidos, muito provavelmente por causa disto que hoje tenhamos problemas com a linguagem e as línguas estrangeiras, com a alfabetização e o que conhecemos como ¨pulsão auditiva (de Mattanó)¨, pois o alimento não se movia nas árvores e nem emita sons, mas tinhas matizes de cores e brilho que os caracterizavam, também temos um refinado paladar hoje, pois a alimentação era saborosa e variada dos macacos pelados, havendo uma tendência pela alimentação de sabor doce, notamos nos mitos da mãe-universal a maternidade e a amamentação, o leite materno é doce, e muitos de nós temos uma fixação muito grande por doces durante toda a vida.

Pt. 20

O físico do primata é bom para trepar, mas não está preparado para corridas de velocidade no solo, nem para proezas de longo fôlego. Trata-se mais de um corpo ágil de acrobata do que da envergadura de um atleta poderoso. As mãos são boas para agarrar, mas não para dilacerar ou para ferir. As mandíbulas e os dentes são razoavelmente fortes, mas nada que se compare com o maciço e esmagador aparelho preênsil dos carnívoros. O assassínio ocasional de pequenas presas insignificantes não exige grandes esforços. Na verdade, matar não é um aspecto fundamental no modo de vida dos primatas.

A análise mitológica revela-nos que o primata é bom para trepar, para correr, para fazer acrobacias, para agarrar, para morder e triturar, e é ruim para atividades que envolvem fôlego, atletismo, dilacerar e ferir, esmagar, porém é um assassino ocasional, pois isto não é seu padrão ou modo de comportamento fundamental. Assim vemos que os ritos e mitos que abordam atividades físicas como as competições entre atletas de hoje tem um sentido fenomenológico como existencial e essência dos nossos ancestrais que viveram em suas jornadas essas trajetórias na luta pelas suas vidas e hoje ritualizamos essas batalhas, por exemplo, nos Jogos Olímpicos e na Copa do Mundo de Futebol.

Pt. 21

A alimentação vai-se fazendo ao longo de grande parte do dia. Em vez de grandes festins empanturrados seguidos de longos jejuns, os macacos e símios passam a vida a mastigar — uma vida de ininterrupto petiscar. Evidentemente que há período de repouso, tipicamente no meio do dia e durante a noite, mas o contraste é, no entanto, bem evidente. A comida estática está sempre à mão, esperando que a colham e ingiram. Os animais não têm mais que se deslocar de um local de alimentação para outro, segundo os caprichos do próprio gosto ou as variedades de frutos em cada estação. Não há a necessidade de armazenar comida, exceto em alguns macacos, que o fazem, de forma muito temporária, nas bochechas.

Percebemos mitologicamente que os macacos estão agora encontrando alimento mais facilmente e que em função disto passam a maior parte do tempo mastigando, pois ficam petiscando o tempo todo. Eles não têm mais que se deslocar de um local onde há alimento para outro onde há alimento, na maioria das vezes, não há mais a necessidade de armazenar comida. Percebemos que abordamos os mitos e ritos domésticos e os mitos e ritos alimentares do macaco espacial e do macaco telepático que em sua natureza reproduzem os mesmos dos seus ancestrais macacos.

Pt. 22

As fezes não são tão malcheirosas como as dos carnívoros e não exigem quaisquer cuidados especiais, visto que caem do cimo das árvores para bem longe dos animais. Como o grupo vive em constante movimento, não há grande perigo de que a região se torne exageradamente porca ou fedorenta. Mesmo os grandes símios que se deitam em abrigos especiais fazem a cada noite a cama em lugares diferentes, pelo que não há motivos para preocupações higiênicas. (Ao mesmo tempo, é bastante curioso verificar que 99% dos ninhos de gorila abandonados numa certa região africana continham fezes e que em 73% dos casos os animais se tinham mesmo deitado em cima. Isso pode representar riscos de doenças, por aumentar as probabilidades de reinfecção, e é bom exemplo do desinteresse básico dos primatas em relação às fezes.)

Mitologicamente notamos que o macaco desenvolveu uma aversão pelas fezes, pelo mau cheiro e pelo seu aspecto físico e visual, começando um cuidado contra os riscos de doenças, ritualmente começou isto, um padrão de comportamentos relativo a defecação e ao abandono das fezes e do local onde elas foram depositadas entre os macacos, já entre os macacos espaciais e o macaco telepático também há rituais para a defecação e abandono das fezes com auxílio de instrumentos que otimizam a defecação e o abandono das fezes, com o banheiro e a privada.

Pt.23

Como os alimentos são estáticos e abundantes, os grupos de primatas não precisam se separar para procurar comida. Os animais movem-se, fogem, descansam e dormem juntos, formando uma comunidade bem unida, em que cada membro observa os movimentos e ações de todos os outros. Em qualquer momento, cada indivíduo do grupo tem uma idéia razoável acerca do que os outros fazem. Essa conduta é tipicamente não carnívora. Mesmo nas espécies de primatas que se separam de tempos em tempos, as unidades menores nunca são constituídas por um só indivíduo. Um macaco ou um símio solitário é uma criatura vulnerável. Faltam-lhe as armas poderosas dos carnívoros, os quais facilmente o atacariam se o apanhassem isolado.

Percebe-se que os macacos vivem bem unidos e cada um observa os movimentos dos outros sem se separarem, há alimento abundantemente, sua atitude é não carnívora, é de união, os macacos solitários são presas que são facilmente atacadas, notamos mitologicamente que abordamos os mitos e ritos de gregariedade, de união, de fraternidade, de atitude não carnívora, não violenta, não assassina, protetora e estável, pois perceberam que era reforçadora a vida em grupo quando ela era estável, e que isto protegia seus indivíduos, que quando se dispersavam eram atacados como presas de assassinos, notamos outro rito, os dos grupos que se fecham para se proteger e os dos indivíduos excluídos que vão enfrentar o perigo e a morte, senão se suicidar.

 Pt. 24

Entre os primatas, não há muito espírito cooperativo, como sucede entre outros animais — os lobos, por exemplo — que caçam em grupo. Existe sobretudo competição e dominação. Claro que em ambos os grupos existe competição na hierarquia social, mas no caso dos macacos e símios não há atividades cooperativas que a atenuem. Também não há necessidade de manobras complicadas ou coordenadas: o conjunto dos atos alimentares não tem qualquer complexidade. O primata tira muito mais rendimento do tempo, visto que lhe basta mover as mãos e a boca.

Mitologicamente notamos que a ausência de espírito cooperativo entre os macacos deve-se a competição e a dominação, como nos dias de hoje com o macaco espacial e o macaco telepático.

Pt. 25

Como o primata se nutre daquilo que o rodeia, não precisa de grandes deslocações. Têm-se estudado cuidadosamente os movimentos de grupos de gorilas selvagens, os maiores primatas que existem, e sabe-se que eles viajam em média cerca de meio quilômetro por dia. Por vezes, contentam-se em percorrer umas dezenas de metros. Pelo contrário, os carnívoros têm freqüentemente de viajar muitos quilômetros numa única excursão de caça. Conhecem-se casos em que a expedição atingiu mais de setenta quilômetros, ocupando vários dias antes do regresso ao abrigo. Esse hábito de regressar a um abrigo fixo é característico dos carnívoros e muito menos comum entre macacos e símios. É certo que um grupo de primatas vive em regra numa região bem delimitada, mas passará provavelmente a noite no ponto em que calhou interromper as andanças diurnas. O primata acabará por conhecer a área em que vive, porque passa a vida a vaguear através dela, mas tende a percorrê-la muito mais ao acaso. Também se nota que a agressividade entre vários grupos, assim como a atitude defensiva, é muito menos marcada que entre os carnívoros. Por definição, um território é uma área proibida, motivo pelo qual os primatas não são verdadeiramente animais territoriais.

 

Mitologicamente vemos que os primatas não precisam de grandes deslocações, pois o seu alimento o rodeia. Contentam-se em percorrer pequenas áreas de caça e depois retornam para o seu abrigo. Contudo os primatas não são animais territoriais, vemos aqui o nascimento das influências que ditaram os ritos domésticos e de caça, bem como territoriais, entendendo o território como distância íntima, pessoal, social e pública. O macaco telepático possui também a distância telepática que se caracteriza pela infinita distância, inclusive pontual, a que a telepatia é capaz de efetuar seu objetivo, a comunicação e a contribuição para o animal, o macaco telepático, se adapte ao meio ambiente e supere as adversidades do meio ambiente, se reproduza e obtenha e satisfaça suas necessidades.

Com a santidade o antigo primata deixa sua ancestralidade para se tornar Santo e viver sua espiritualidade, que o define como ser espiritual e não como um macaco espiritual, Deus transforma a árvore em madeiro e o madeiro em Cruz Azul Sobrenatural, a própria evolução do mundo, do planeta Terra.

Se o Homo Sapiens ou o ser humano ou o homem fosse realmente criação dos tempos Bíblicos, desde o início dos tempos, existiriam fósseis e resíduos arqueológicos, sítios arqueológicos e civilizações desconhecidas deixadas como legado e como testemunhos de seus tempos, como sítios arqueológicos desde a formação do mundo, seriam muitas ou milhares, mas não, existem poucas, nossa história é recente, data de poucos mil anos, inclusive os nossos sítios arqueológicos mais antigos e os nossos fósseis mais primitivos também são recentes, a Bíblia conta uma Verdade, a Vontade de Deus para o seu povo! Essa Vontade é a Misericórdia e o Amor!

Pt. 26

Um pequeno pormenor, mas bastante importante, é que os carnívoros têm pulgas e os primatas não. Os macacos e símios são empestados por piolhos e outros parasitas externos, mas, contrariamente à opinião popular, nunca têm pulgas, por uma razão muito simples. Para compreendê-la, é preciso estudar o ciclo evolutivo das pulgas. Esses insetos põem ovos não no corpo dos hospedeiros, mas entre os detritos que se encontram no local onde a vítima dorme. Os ovos levam três dias para chocar dando lugar a umas pequeninas larvas rastejantes, que não se alimentam de sangue, mas de substâncias acumuladas no lixo do abrigo ou da toca. Passadas duas semanas, elas tecem um casulo e permanecem no estado de pupa durante aproximadamente outro tanto tempo. Então, surgem as formas adultas, prontas a saltar para o corpo de um hospedeiro conveniente. Assim, pelo menos durante um mês, as pulgas vivem fora do hospedeiro. Daqui resulta claramente que os mamíferos nômades, tal como os macacos e símios, não são incomodados pelas pulgas. Mesmo se algumas pulgas errantes caírem em cima de um deles e se reproduzirem, os ovos ficarão abandonados quando o grupo dos primatas se deslocar, e quando as pupas chocarem já não apanharão o hospedeiro para prosseguir o convívio. Portanto, as pulgas só parasitam os animais que têm uma habitação fixa, como os carnívoros típicos. Veremos adiante o significado desse fato.

Ao comparar os diferentes modos de vida dos carnívoros e dos primatas, concentrei-me naturalmente nos típicos caçadores de campo livre, por um lado, e nos típicos apanhadores de frutas das florestas, pelo outro. Em ambos os lados há ligeiras exceções a essas regras gerais, mas temos agora de nos concentrar numa das grandes exceções — o macaco pelado. Até que ponto é ele capaz de se modificar, de combinar a sua herança frugívora com os hábitos carnívoros recentemente adquiridos? Qual foi exatamente o tipo de animal que resultou?

Para começar, ele tinha um equipamento sensorial impróprio para viver no chão. O nariz era muito frágil, os ouvidos não eram suficientemente apurados. O físico era desesperadoramente inadequado para as difíceis provas de fundo e para os arranques velozes. A personalidade era mais competitiva do que cooperativa e, sem dúvida nenhuma, pouco habituada à planificação e à concentração. Tinha, felizmente, um excelente cérebro, com uma inteligência geral já mais desenvolvida do que a dos carnívoros, seus rivais. Depois de ter adotado a posição vertical, de ter modificado as mãos num sentido e os pés noutro, de aperfeiçoar ainda mais o cérebro e de puxar por ele tanto quanto podia, o macaco pelado correu o risco.

 

Mattanó aponta que mitologicamente as mudanças ambientais provocariam mudanças comportamentais, morfológicas, fisiológicas e contextuais. As mudanças comportamentais surgiram com as mudanças no equipamento sensorial, na locomoção e na personalidade; as mudanças morfológicas surgiram com as mudanças sensoriais e na locomoção; as mudanças fisiológicas surgiram com as mudanças sensoriais e na personalidade; e as mudanças contextuais surgiram com as mudanças de contexto, das florestas passou a habitar as savanas e então o novo contexto introduziu novos padrões de comportamentos em seu repertório comportamental.

 

Tudo isso é fácil de dizer, mas demorou muito tempo a realizar e trouxe todas as espécies de repercussões aos restantes aspectos da sua vida diária, como veremos nos capítulos seguintes. No momento, preocupemo-nos apenas em saber como isso se passou e em que medida influenciou o seu comportamento caçador e alimentar.

Como a batalha havia de ser ganha com a cabeça e não com os músculos, teve de tomar dramáticas medidas evolutivas para aumentar a potência do cérebro. Aconteceu uma coisa muito estranha: o macaco caçador tornou-se um macaco infantil. Aliás, esse toque evolutivo não é único; aconteceu num certo número de casos bem distintos. Posto em termos muito simples, trata-se de um processo (chamado neotenia) pelo qual certos caracteres juvenis ou infantis são mantidos e pro-longados na vida adulta. (Um exemplo célebre é o axolotle, um tipo de salamandra que se mantém toda a vida em estado larvar, podendo mesmo reproduzir-se nessa forma.)

 

Mattanó aponta que mitologicamente o macaco teve que ultrapassar os limites dos músculos e alcançar os limites da cabeça, os da potência do seu cérebro para poder ser adaptar e poder viver, se alimentar, se proteger e de reproduzir. Assim ele se tornou um macaco infantil, pelo qual seus caracteres infantis ou juvenis foram prolongados na vida adulta como forma de se adaptar e de se reproduzir.

 

Compreende-se melhor como o processo de neotenia pode ajudar o cérebro dos primatas a crescer e a desenvolver-se se considerarmos o feto de um macaco típico. Antes do nascimento, o cérebro dos macacos aumenta rapidamente de tamanho e complexidade. Quando o animal nasce, o cérebro já atingiu 70% do tamanho do cérebro do adulto. Os restantes 30% crescem também rapidamente durante os primeiros seis meses de vida. Mesmo no chimpanzé, o crescimento do cérebro completa-se antes da idade de doze meses. Pelo contrário, na nossa própria espécie, o cérebro tem à nascença apenas 23% do tamanho do cérebro do adulto. O crescimento rápido prolonga-se durante os seis anos que se seguem ao nascimento e o crescimento total não se completa antes dos vinte e três anos de idade.

Assim, em cada um de nós, o cérebro continua a crescer durante cerca de dez anos depois de termos atingido a maturidade sexual, enquanto nos chimpanzés o crescimento se completa seis ou sete anos antes de o animal se tornar reprodutoramente ativo. Isso explica muito claramente o que significa dizer-se que nos tornamos macacos infantis, mas é indispensável esclarecer a afirmação. Nós (ou melhor, os macacos caçadores, nossos antepassados) tornamo-nos infantis em certos aspectos, mas não em outros. Houve uma defasagem do ritmo de desenvolvimento das nossas diferentes aptidões. Enquanto o sistema reprodutor se acelerou, o crescimento do cérebro perdeu velocidade. O mesmo não aconteceu com vários outros elementos do organismo, alguns dos quais se tornaram muito lentos, outros menos lentos, enquanto outros não se modificaram. Em outras palavras, deu-se um processo de infantilismo diferencial. Uma vez desencadeado o processo, a seleção natural foi favorecer o retardamento da formação de todas as partes da estrutura animal que contribuíam para a respec-tiva sobrevivência no novo ambiente, hostil e difícil. O cérebro não foi a única parte afetada: a postura do corpo foi influenciada no mesmo sentido. Um feto de mamífero tem o eixo da cabeça em posição perpendicular ao eixo do tronco. Se nascesse assim, a cabeça ficaria voltada para o chão quando o mamífero se deslocasse a quatro patas; mas, antes do nascimento, a cabeça roda para trás, de forma que o seu eixo prolongue o eixo do tronco. Assim, quando o animal nasce e começa a andar, a cabeça inclina-se para a frente, da maneira conhecida. Se esse animal começasse a andar sobre as patas traseiras e em postura vertical, a cabeça apontaria para cima, olhando para o céu. Para um animal vertical, como o macaco caçador, era pois importante conservar o ângulo fetal da cabeça mantido perpendicularmente ao do corpo, de modo que a cabeça tendesse para a frente, na nova postura locomotora. Claro que assim aconteceu, constituindo mais um exemplo de neotenia, visto que o estado pré-natal se manteve na fase pós-natal e na idade adulta.

 

Mitologicamente o macaco caçador, nosso ancestral, sofreu os efeitos da seleção natural e a formação de todas as partes do animal sofreram retardamento marcando a evolução do sistema reprodutivo da mulher, onde ocorreu a neotenia e assim o estado pré-natal se manteve na fase pós-natal e na idade adulta. Esta fase marca o início dos ritos e objetos utilizados nos ritos, totens,  com característica pré-natal, pós-natal e de idade adulta, totens, imagens e símbolos.

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Muitas das outras características físicas do macaco caçador foram adquiridas dessa forma: o pescoço longo e esguio, a face achatada, os dentes pequenos e tardios, a ausência de arcadas supraciliares espessas e a não rotação do dedo grande dos pés.

O fato de tantas características embrionárias diferentes re-presentarem uma valiosa potencialidade para as novas funções do macaco caçador forneceu-lhe a saída de que ele precisava. Com um golpe neotênico adquiriu o cérebro de que necessitava e o corpo condizente. Podia, assim, correr em posição vertical, manter as mãos livres para empunhar armas e, ao mesmo tempo, foi desenvolvendo um cérebro capaz de criar armas. Além disso, não só se tornou mais desembaraçado no manejo de objetos, mas também passou a ter uma infância mais longa, durante a qual podia aprender com os adultos. Os macacos e os chimpanzés muito novos são brincalhões, curiosos e inventivos, mas essa fase passa depressa. Nesse particular, a infância dos macacos pelados foi prolongada mesmo através de uma fase já sexualmente adulta. Havia muito tempo para imitar e aprender as técnicas especiais introduzidas pelas gerações anteriores. Os seus pontos fracos como caçadores, tanto físicos como instintivos, eram amplamente compensados pela inteligência e capacidade de imitação.

Podia ser ensinado pelos adultos de uma forma que nenhum outro animal o fora anteriormente.

 

Mattanó mostra que o macaco pelado conseguiu em seu processo evolutivo adquirir características neotênicas que o muniram de comportamentos e de repertórios comportamentais adquiridos por meio de aprendizagem transmitida através dos macacos pelados adultos para seus filhotes que adquiriam cada vez mais inteligência por meio de um cérebro cada vez mais evoluído, capacitando-os para a imitação, manuseio de instrumentos e criação de armas.

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Mas o ensino, só por si, não era suficiente, sem ajuda genética. O processo tinha de acompanhar-se de alterações biológicas essenciais na natureza do macaco caçador. Se simplesmente se tomasse um primata típico, daqueles acima descritos, que se alimentavam dos frutos colhidos nas árvores onde viviam, e se lhe desse um grande cérebro e um corpo adaptado a caçar, ser-lhe-ia difícil desembaraçar-se como macaco caçador sem outras modificações. Teria um tipo de comportamento básico defeituoso. O primata poderia ser capaz de pensar coisas e de as planejar com muita esperteza, mas as suas necessidades animais fundamentais seriam erradas. O ensino atuaria contra as suas tendências naturais, não só quanto ao comportamento alimentar, mas também quanto ao comportamento geral, social, agressivo e sexual e quanto a todos os outros aspectos básicos do comportamento relacionados com sua anterior existência de primata. Se não ocorressem igualmente alterações geneticamente reguladas, a nova educação do macaco caçador jovem seria uma tarefa impossível. O treino cultural pode conseguir muita coisa, mas, por muito brilhante que seja o funcionamento dos centros superiores do cérebro, estes necessitam de um apoio considerável das outras regiões do organismo.

Mattanó explica que o macaco caçador por si só não teria evoluído tanto se não tivessem tido outros comportamentos de natureza alimentar, social, agressiva e sexual que provocaram alterações genéticas que asseguraram a nova educação do macaco caçador. Seu cérebro e outras regiões do seu organismo sofreram alterações que asseguraram os novos padrões de comportamento do macaco caçador. Mitologicamente os rituais sofrerem algumas alterações de natureza educacional, para transmissão de conhecimentos de natureza alimentar, social, agressiva e sexual.

Pt. 29

Se revirmos agora as diferenças entre os carnívoros tipicamente "puros" e os primatas tipicamente "puros", poderemos compreender como as coisas se devem ter passado. O carnívoro desenvolvido separa a ação de procurar comida (caçar e matar) da ação de comer. Ambos correspondem a dois diferentes sistemas de motivações, apenas parcialmente interdependentes. Isso aconteceu porque a respectiva seqüência é longa e árdua. O ato de comer é tão retardado que a ação de matar tem de constituir uma recompensa por si mesma. Estudos feitos em gatos mostraram que o processo é ainda mais dividido. Agarrar a presa, matá-la, prepará-la (dilacerando -a) e comê-la são atos sucessivos, cada um com seus sistemas de motivação parcialmente independentes. Se um desses tipos de comportamento é satisfeito, os restantes não são automaticamente saciados.

Com o primata frugívoro a situação é inteiramente diferente. Cada seqüência alimentar, incluindo a simples busca da comida e a sua ingestão imediata, é comparativamente tão curta, que não necessita de sistemas de motivação separados. Esse é um dos aspectos que teve de ser mudado, de forma radical, no caso do macaco caçador. A caça tinha de oferecer a sua própria recompensa, pois não bastaria tratar-se

de um aperitivo que precedesse a refeição. Talvez, como nos gatos, os atos de caçar, de matar e de preparar a comida tenham criado, qualquer deles, os seus objetivos, os quais teriam passado a constituir fins de certo modo independentes. Cada um teria então encontrado a sua expressão, não indo a satisfação de um ato interferir nos outros. Se examinarmos — como faremos em capítulo ulterior — o comporta-mento alimentar dos macacos pelados atuais, veremos que há numerosas provas de que se passa qualquer coisa desse gênero.

Mattanó explica que mitologicamente o comportamento alimentar do macaco frugívoro é diferente dos gatos. Os atos são diferentes, os gatos, caçam, matam e preparam a comida; o macaco frugívoro inclui uma busca simples e uma ingestão imediata do alimento, não necessita de sistemas de motivação. E os macacos caçadores adquiriram o comportamento de caçar, matar e preparar a comida. Os macacos pelados, o macaco espacial e o macaco telepático também compartilham deste comportamento de caçar, matar e preparar a comida, mas têm também o comportamento de ingerir rápida e imediatamente o alimento, como o macaco frugívoro, falamos do macaco industrial que industrializa seu próprio alimento.

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Além disso, o macaco caçador, quando se tornou um assassino biológico (biológico, por oposição a cultural), teve igualmente de modificar o horário do seu comportamento alimentar. Tinha-se acabado o petiscar a toda hora, instituindo-se refeições intervaladas. Iniciou-se o armazenamento de comida. O sistema de comportamento também teve de aceitar a tendência para manter habitação fixa. Foi preciso aperfeiçoar o sentido de orientação e os cuidados domésticos. A defecação teve de tornar-se um tipo de comportamento organizado no espaço, uma atividade privada (como nos carnívoros), em vez de uma atividade comum (como nos primatas).

Mattanó aponta que o macaco caçador teve que mudar seu horário de se alimentar, antes petiscava à todo momento, agora introduziu o armazenamento do alimento e o sistema  de habitação fixa, levando a um sentido de orientação e de cuidados domésticos, inclusive suas necessidades fisiológicas tornaram-se organizadas, a defecação tornou-se organizada para o sucesso da sua comunidade. Os ritos sofreram uma mudança, adquiriram uma habitação fixa e uma comunidade, cuidados domésticos (ou seja, ritos), defecação organizada (ritualmente organizada) e sentido de orientação como consequência ou resposta aos novos ritos adquiridos pela sua nova forma de organização social.

Pt. 31

 

Mencionei atrás que uma das conseqüências de se manter habitação fixa é a possibilidade de se apanhar pulgas. Disse também que os carnívoros têm pulgas e os primatas não. Desde que o macaco caçador passou a ser o único primata com casa fixa, não podemos esperar outra coisa senão a quebra da regra enunciada. Sabemos que a nossa espécie é atualmente parasitada por pulgas, e até temos o nosso tipo especial de pulgas — pertencente a uma espécie diferente das restantes e que evoluiu conosco. Se a pulga teve tempo suficiente para formar uma nova espécie, quer dizer que nos acompanha há muito tempo, a ponto de a podermos considerar uma companhia indesejável que se arrasta desde os nossos primeiros tempos de macacos caçadores.

Mattanó adiciona que o macaco caçador passou a adquirir pulgas e que elas evoluiriam com o macaco até hoje, nos acompanhando desde aqueles tempos em função do macaco caçador se manter em habitação fixa. Mitologicamente a habitação fixa proporcionou novos hábitos e padrões de comportamentos e de vida bio-psico-social para o macaco caçador, gerando padrões comportamentais ritualísticos de limpeza e de controle de pulgas que se reproduziram de geração em geração até os dias de hoje.

Pt. 32

Sob o aspecto social, o macaco caçador aumentou a sua ne-cessidade de comunicar e cooperar com os companheiros. Impôs-se tornar mais complicadas as expressões faciais e vocais. Desde que começou a manejar novas armas, viu-se coagido a criar sinais eficientes que inibissem os ataques no seio do grupo social. Por outro lado, tendo uma habitação fixa a defender, teve de acentuar certas respostas agressivas em relação aos grupos rivais.

Mattanó mostra que o macaco caçador aumentou sua necessidade de se comunicar e de cooperar para transmitir seus conhecimentos, para isto começou a usar expressões faciais e vocais e criou sinais que inibissem o ataque no seio do grupo social, como também teve que aumentar as estratégias agressivas em relação aos outros grupos rivais. Mitologicamente vemos nascer a comunicação e os ritos de proteção e de guerra, de ataque e de violência, de grupos que atacam outros grupos por causa de suas necessidades fisiológicas e sociais.

Pt. 33

Em virtude das exigências do novo modo de vida, teve de dominar o poderoso instinto primata de nunca se afastar do grosso do grupo.

Como resultado da cooperação estabelecida e do caráter irregular do aprovisionamento de comida, teve de começar a partilhar os alimentos. Tal como os lobos paternais atrás referidos, os macacos caçadores machos também tinham de trazer comida para o abrigo, para alimentar as fêmeas ocupadas com as crias, que iam crescendo tão lentamente. Esse tipo de comportamento paternal teve de ser uma nova aquisição, porque a regra geral entre os primatas atribui às fêmeas todos os cuidados com os jovens. (Somente os primatas sábios, como o nosso macaco caçador, conhecem realmente o próprio pai.)

 

Mattanó explica que em virtude da cooperação resultante houve um a comportamento tipicamente irregular de aprovisionamento de comida, para partilha dela com seus membros de sua comunidade que se detinham em atividades domésticas e parentais, notadamente o nosso macaco caçador adquiriu o comportamento de reconhecer seu próprio pai, comportamento característico dos primatas sábios. Mitologicamente a comida começou a ser ritualizada em sua aquisição, caça, coleta, partilha e distribuição e até consumo como fonte de ritos e padrões comportamentais que estabeleceram modos de vida para suas comunidades, criando famílias e comportamentos parentais, notadamente a comida era um dos objetos centrais dos ritos das suas comunidades.

Pt.34