FENÔMENOS PARANORMAIS DE CONHECIMENTO (2021)
Osny Mattanó Júnior.
SEGUNDA PARTE
FENÓMENOS "PARANORMAIS" DE CONHECIMENTO
A ciência lança-se à investigação163
Aberta ao conhecimento a fronteira extra-sensorial 187
PG abraça todo o mundo209
Classificação215
Causas "normais" das precognições aparentes . .219
Causas parapsicológicas das precognições aparentes.. 231
18- PRECOGNIÇÃO
Conhecimento direto do futuro247
Os limites temporais do conhecimento extra-sensorial277
TERCEIRA PARTE
FENÓMENOS TELEPÁTICOS
Um desafio à investigação 309
Classificações práticas 329
Psi-Gamma perscruta os mais ocultos segredos .... ..... ...331
A parapsicologia desvenda o mistério347
Aparições dos mortos ou fenómenos parapsicológicos? ..........„.. 363
Sugestões telepáticas submetidas à análise..... 377
Do laboratório tenta-se dirigir os planos alheios 387
403
BRUXOS E MAGOS NA HISTÓRIA
Fatos extraordinários chamam a atenção da humanidade desde os tempos mais antigos. — Persas, hindus etc. conheciam e praticavam a adivinhaçäo — Primeiros contatos do Cristianismo com as "artes ocultas". — A espantosa estatística das fogueiras com carne humana.
A comprovação e conseguinte análise de certos fatos extraordinários da vida do homem, fatos que talvez se devam a forças naturais ocultas, do próprio homem, ocupa lugar proeminente na moderna investigação científica. Durante séculos e séculos tem sido ignorada pela ciência a explicação profunda desses prodígios e mesmo o veredicto sobre a sua existência. São tão antigos como a própria humanidade. Reais ou imaginários, naturais ou atribuídos a forças superiores, sempre ocuparam a atenção e a curiosidade dos homens.
Mattanó aponta que a espantosa curiosidade humana pelo desconhecido e pelo sobrenatural atravessa toda a história da humanidade e de sua evolução e ancestralidade, incluindo fenômenos de origem extraterrestre que estão marcados em desenhos e figuras que testemunham esses acontecimentos desde a nascente humana e como era a sua relação com esses objetos celestes que ocuparam a atenção e a curiosidade dos homens. Contudo não somente isto tomou forma na vida individual e social ou comunitária do ser humano, mas também os sonhos, os rituais, os mitos, a loucura, a política, a filosofia, a sociologia e a religião e a família, o trabalho, a caça, a luta, a educação, a agricultura, a pesca, a coleta, as tribos, as cidades, os reinados, Deus e as Escrituras, as Sagradas Escrituras.
(MATTANÓ; 28/01/2021)
A Parapsicologia de Mattanó entende que tudo no meio ambiente tem suas leis como S – R – C, estímulo – resposta – consequência, onde o S que produz R e C pode ser um selecionado de um contexto de um rito, mito, filosofia, sociologia, religião, educação, loucura, política, trabalho, escola, etc., da mesma forma que um agente externo que entra em contato com o organismo e este o assimila e o acomoda ou sofre o processo de entropia e neguentropia, ou seja, organização e reorganização diante do S externo que passa a pertencer ao próprio organismo através da R e do processo S – R – C, ou seja, da funcionalidade que pode ser entendida como propõe Mattanó: Ctx – S – R – C – NCtx, ou seja, contexto – estímulo – resposta – consequência – novo contexto, assim um Ctx (rito) produz S – R – C – NCtx (mensagem), ou um Ctx (educação) produz S – R – C – NCtx (conhecimento), ou um Ctx (sociologia) produz S – R – C – NCtx (convivência), etc.. Estes fenômenos passam a fazer parte do próprio organismo, da sua mente e do seu comportamento.
Osny Mattanó Júnior
Londrina, 29 de janeiro de 2021.
REMOTA ANTIGCIDADE — Os povos mais antigos, como os babilónios, os persas, os etruscos, praticavam a adivinhação e "evocavam os espíritos dos mortos". Mas säo poucos os vestígios históricos que possuímos desses povos tão antigos.
BÍBLIA E MAGIA — Nos livros históricos da Bíblia, considerados agora apenas sob esse ponto de vista, temos numerosíssimas alusões a prodígios. Tais são, por exemplo, as fantásticas maravilhas realizadas pelos magos do Faraó, em luta com Moisés e Arão, até que os magos do Faraó se renderam ante os chefes do povo hebreu, dizendo: "O dedo de Deus está aqui". 0 caso do rei Nabucodonosor convertido em fera, prenúncio da abundante literatura posterior sobre os lobisomens. José tem sonhos precognitivos e interpreta os sonhos também proféticos do Faraó. Até os Evangelhos nos relatam sonhos precognitivos, como o da mulher de Pilatos. A Pitonisa de Endor Uevoca" ante o rei Saul o profeta Samue1. etc.
Os textos da Bíblia em que se condena a adivinhação, o espiritismo, a feitiçaria são numerosíssimos e nos indicam que essas práticas deviam ser então muito freqüentes. Lê-se, por exemplo: "Não se ache entre vós quem pretenda purificar seu filho ou filha fazendo-o passar pelo fogo, quem consulte adivinhos ou observe sonhos e augúrios aos pitões ou adivinhos, nem quem indague dos mortos a verdade. Porque todas estas coisas abomina o Senhor e por semelhantes maldades exterminará Ele estes povos à tua entrada".
E ainda poderíamos citar numerosos outros casos: milagres, profecias, endemoninhados... São fenómenos que interessam ao investigador científico.
Mattanó aponta que os milagres, profecias, endemoninhados, adivinhações, sonhos proféticos podem ter uma ligação entre o sobrenatural e o indivíduo através do subconsciente, da evolução, da história de vida, do inconsciente e dos sonhos e do meio ambiente e da paranormalidade que é construída a partir do subconsciente, da evolução, da história de vida, do inconsciente e dos sonhos e do meio ambiente que torna-se parte do paranormal de forma mais acentuada do que para o indivíduo normal, pois o conhecimento do paranormal pode ser construído em interação e em transformação com o meio ambiente, ou seja, havendo uma entropia e uma neguentropia onde o tempo e o espaço, e a matéria se organizam e se reorganizam, ou seja, avançam e se desestruturam, se estruturam e se desorganizam provocando fenômenos paranormais no tempo, no espaço e na matéria.
Osny Mattanó Júnior
Londrina, 29 de janeiro de 2021.
A GRÉCIA CLÁSSICA E MISTERIOSA — Muitos escritores da antiga Grécia nos falam dessa classe de fenômenos. Por exemplo Homero, na Odisséia, descreve Ulisses "consultando os mortos" por conselho e com as instruçòes da maga Circe. Heródoto, entre outros muitos prodígios nos conta que até um dos sete sábios da Grécia, Periandro, mandou "consultar a alma" de sua mulher degolada outrora por ordem do próprio PeriandrŒ Segundo Plutarco, Pausânias "evocou o espírito" de uma jovem que mandara matar, e Calandas "evocou o espírito¨ de Aquilau também por ele assassinado. Mais tarde os magistrados mandaram "evocar o espírito" do próprio Pausânias. É interessante chamar a atenção, no caso de fenômenos de curas extraordinárias, sobre a distinção que já Plutarco fazia entre doenças físicas e psíquicas.
É famoso o "gênio" que Sócrates pensava ver e ao qual atribuía conselhos sobre coisas desconhecidas.
Conta-nos Platäo, entre outros exemplos, como o "gênio" avisara a Sócrates de que não permitisse a Charmide ir a Meneav Charmide não obedeceu e sucumbiu em Menea.
O mesmo nos testemunha Xenofonte e Plutarco. Aquele põe em boca de Sócrates a afirmação de que o "gênio" nunca o enganara.
É também curiosa, entre os fenômenos que nos conta Plutarco, a aparição de um mau anjo ("eu sou teu mau anjo, de maravilhosa e monstruosa figura"), Bruto vê a aparição sem perturbar-se.
Certa classe de quiromancia e astrologia encontrou nada menos do que em Aristóteles um grande entusiasta. "As linhas — diz — não estão escritas sem nenhuma razão nas mãos dos homens, mas provêm da influência do céu no seu destino." E até se conta que deu de presente a seu discípulo Alexandre Magno um tratado dessa espécie de quiromancia escrito em letras de ouro, achado em um altar dedicado a Hermes. Também Platão acoitou os princípios dessa quiromancia.
Muitos outros fenômenos "misteriosos» nos referem Filóstrato, Demócrito, Pitágoras etc.
Mattanó aponta que a consulta dos mortos e a evocação dos espíritos e a influência do céu diz respeito aos princípios de uma quiromancia e astrologia através de fenômenos misteriosos que segundo Mattanó fazem parte do meio ambiente como Ctx – S – R – C – NCtx, nova funcionalidade ou funcionalidade contextual de Mattanó, ao qual tudo que o indivíduo percebe e assimila e depois acomoda torna-se parte de seu próprio corpo físico e mental, até para o paranormal é assim quando ela organiza e reorganiza o meio ambiente e o Ctx – S – R – C – NCtx, fazendo uma entropia e uma neguentropia do tempo, do espaço e da matéria e também dos princípios dos espíritos e da influência do céu, da influência do cosmos e dos seres extraterrestres, deixando claro que tudo pode ser percebido como sem significado e sem sentido, como nada ou niilismo ou com algum ou vários significados e sentidos, como realidade ou como prazer, tudo em função da entropia e da neguentropia que pode alterar a noção de tempo, a noção de espaço, a noção de matéria, a noção de espíritos e a noção de céu, inclusive a noção de cosmos e de seres extraterrestres.
Osny Mattanó Júnior
Londrina, 29 de janeiro de 2021.
Mattanó aponta que a psicogênese da Paranormalidade pode se dar assim:
A paranormalidade surge durante as fases embriológicas e se instaura na criança quando ela começa a se perceber egóicamente e portadora de significados e de sentidos para si mesma e para o seu mundo objetal que vai internalizando por meio da entropia e da neguentropia, ou seja, da organização e da reorganização do tempo, do espaço, da matéria, do conhecimento, do pensamento, do cosmos que vão adquirindo formas e assim Gestalts e insights que pertencerão ao fenômeno paranormal, como ao fenômeno de conhecimento paranormal.
A criança descobre-se paranormal na medida em que vai crescendo e adquirindo conhecimento e saber, desenvolvimento da cognição e da afetividade que lhe permitem desenvolver a paranormalidade em fases:
0 – 2 anos de idade: paranormalidade de entrada
2 – 4 anos de idade: paranormalidade de saída
4 – 6 anos de idade: paranormalidade de poder
6 – 9 anos de idade: paranormalidade de conhecimento
9 – 14 anos de idade: paranormalidade sexual
14 – 30 anos de idade: paranormalidade de desenvolvimento
30 – 40 anos de idade: paranormalidade de intimidade
40 – 50 anos de idade: paranormalidade de produtividade
50 – 60 anos de idade: paranormalidade de amor
60 anos em diante: paranormalidade de crise final.
A criança condensa e desloca a psicomotricidade, a afetividade, o inconsciente, o conhecimento, a vontade, o desejo, o comportamento e desencadeia a atividade paranormal na direção do objeto desejado ou sonhado na vida anímica pelo paranormal, até mesmo pela atividade da vida onírica.
A função básica do neurônio é fazer operações: morfológicas, fisiológicas, comportamentais e até paranormais, segundo Mattanó. Tão mais inteligente e mais paranormal o indivíduo quanto maior o número de associações neuronais em seu sistema nervoso.
Osny Mattanó Júnior
Londrina, 29 de janeiro de 2021.
Mattanó aponta que o fenômeno sobrenatural ao qual ele é parte e testemunha é feito individualmente e em grupo e até publicamente quando os sinais aos quais testemunha são partilhados com vozes e mensagens, segredos e profecias, inclusive avisos sobre o futuro como pandemias e acidentes, terremotos, guerras, movimentos e protestos com violência, incêndios (no Brasil e no mundo), catástrofes ambientais, acidentes aéreos, 5 ondas de pandemias (do novo coronavírus), tsunamis, tragédias no esporte ( na Fórmula 1 (com o Ayrton Senna), no Voleibol e no Futebol (com o Pelé)), ameaças de guerras e de bombardeio (contra o Brasil), tragédias na música (com tecladista e pianista (do Eric Clapton), baterista e guitarrista, e violonista), tragédias com Paul e Linda McCartney, tragédias com David Bowie. A ameaça do Diabo dominar a Terra por 40 anos. Jesus Cristo avisando, dois dias antes do início da Copa do Brasil, que a Alemanha ganharia a Copa do Brasil. Que se eu tivesse um filho ele nasceria com problemas como alguma coisa em função da radiação que me acomete, ou seja, ele nasceria crucificado. Pois, bem, estes eventos e fenômenos foram testemunhados publicamente, são como os fenômenos de Fátima e de Medjugorje onde ocorrem com vários videntes e até por outras testemunhas em Medjugorje, o fenômeno paranormal nunca pode ser coletivo e individual ao mesmo tempo como em Fátima, Medjugorje e Cambé e Londrina com Osny Mattanó Júnior e sua família e outras testemunhas. Em Fátima e em Medjugorje o fenômeno foi coletivo e individual pois o êxtase foi coletivo e a mensagem foi individual, em Cambé e em Londrina o êxtase é substituído por uma telepatia que domina a mente e o comportamento, a atenção e a motivação e a mensagem é sempre coletiva e individual para todos que a testemunham.
Osny Mattanó Júnior
Londrina, 31 de janeiro de 2021.
Mattanó destaca que contribui para a Psicologia e a Parapsicologia com este livro sobre Fenômenos Paranormais do Conhecimento através da obra do Padre Quevedo com acréscimos e releituras de Osny Mattanó Júnior e que ele tem pleno conhecimento de que esta obra não é uma prática em Parapsicologia e nem em Psicologia e nem se apoia em teorias aceitas em Parapsicologia, mas é sim uma contribuição individual e pessoal de seu conhecimento e saber, de sua experiência, numa tentativa de explicar fenômenos difíceis de serem explicados pela Psicologia e pela Psicanálise, porém de explicações inúteis em sua praticidade, mas úteis a epistemologia do conhecimento, as teorias do conhecimento, e até suscitam um enfoque Psicanalítico do ponto de vista epistemológico quando observamos o Homo Sapiens como ser que evolui e com essa evolução seu comportamento, fisiologia, morfologia e neurônios, sede da paranormalidade, segundo Mattanó, sendo possível enquadrar a análise paranormal da mesma forma que a análise dos sonhos no estudo Psicanalítico e Psicológico segundo Osny Mattanó Júnior.
Osny Mattanó Júnior
Londrina, 04 de fevereiro de 2021.
Os LATINOS NÃO FICARAM ATRÁS nos GREGOS — Já nas "doze tábuas" castigava-se com pena capital a quem lançasse feitiços ou "maus fluidos" contra as searas alheias. Cícero recolhe e tenta analisar muitas adivinhações e visões.
Tácito, entre outros casos, conta como "apareceu (a Rufus) um fantasma de mulher de forma ultra-humana e se ouviu uma voz".
Lucano descreve "evocações dos mortos» para adivinhaçöes. Os dois Plínios, o Jovem e o Velho, se referem também a toda classe de fenómenos "misteriosos" falando-nos este, numa de suas cartas, até de uma casa "mal-assombrada" ao estilo dos tradicionais castelos ingleses. Plauto dedica uma de suas comédias, Hospedaria, ao tema das casas «malassombradas" etc.
No que se refere a encantamentos, feitiços etc., conta-nos Suetónio que Augusto mandou queimar mais de dois mil livros sobre o assunto, o que poderia dar-nos uma idéia de como estava cheio o ambiente de magia e ocultismo, se levarmos em conta que os livros então eram escassos e de dificil edição. Horácio, nas suas poesias, mais de uma vez faz alusão a encantamentos. Columela descreve prodígios do feiticeiro Dardano. Lucano fala da famosa feiticeira de Tessália, Ériton Fera.
A filosofia alexandrina com a qual Juliano, o Apóstata, pretendia subjugar o Cristianismo tinha por dogma fundamental a "evocação dos mortos" e apresentava os fenômenos usuais do espiritismo.
A paixão pelo ocultismo e pelos fenômenos maravilhosos existia em todas as camadas sociais, como afirmam São Gregório de Nissa, Lactâncio etc.
Mattanó aponta que os fenômenos ocultos e os do espiritismo revelam o lado obscuro do ser humano, que este lado já gerou revoltas e tumultos, muita literatura já foi destruída a seu respeito e que muitos também foram chamados de feiticeiros e endemoniados na Idade Média pela Igreja, que muitos já foram queimados em fogueiras por acusações de feitiçaria e bruxaria, de ocultismo, mas que na realidade estes eventos tratam apenas de eventos do nosso Sistema Nervoso Central e Periférico e da própria realidade ambiental de cada paranormal ou indivíduo acusado de bruxaria e feitiçaria, pois é o Sistema Nervoso Central e Periférico quem recebe, decodifica e interpreta e devolve a informação transformando-a em resposta e depois em consequência no meio ambiente, um depende do outro, e o paranormal e o bruxo ou feiticeiro respondem a estas contingências filogenéticas, morfológicas, fisiológicas, comportamentais, ontogenéticas, culturais, espirituais, da vida, do universo e paranormais, pois somos todos semelhantes constitucionalmente e respondemos da mesma forma aos mesmos estímulos, uns com uma característica outros com outra característica que é sempre genética e/ou aprendida e desenvolvida. A paranormalidade é ser um super-humano!
Osny Mattanó Júnior
Londrina, 09 de fevereiro de 2021.
IDADE MÉDIA E RENASCIMENTO — Na Idade Média há uma verdadeira epidemia de feiticeiros, bruxas, malefícios, sortilégios, endemoninhados etc., da qual teve bastante culpa a seita dos gnósticos.
Muitos autores como Júlio Óbsequens, o pseudo-Hipólito, Hieron de Alexandria etc. falam-nos de "médiuns espíritas", até produtores de efeitos fisicos, e descrevem alguns segredos de tais fenómenos físicos realizados fraudulentamente pelos falsos "médiuns".
O famosíssimo ilusionista Cagliostroan parece ter agido como "médium de efeitos fisicos" e, não é preciso dizê-lo, como um médium mais do que suspeito.
Esta febre pelo ocultismo não diminuiu no Renascimento, atingindo até pessoas de grande nomeada social, como testemunham Tasso, Ariosto e Celini.
Os papas como, por exemplo, Alexandre IV31 e VI 32 João XXII,ga Inocêncio VIII,34 assim como toda classe de escritores cristãos, não cessaram de advertir sobre os perigos sociais, fisicos, psíquicos e morais de semelhantes práticas
Material tom
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Mas nos começos do Espiritismo pareceu que esses fenómenos de efeitos físicos iam receber grande incremento. Eusápia Paladino foi talvez a médium mais destacada entre as mulheres, "realizando", perante os sábios que a controlavam, toda classe de movimentos de objetos, aparições de fantasmas completos ou rudimentares etc. Daniel Dunglas Home foi o mais famoso entre os médiuns homens. Com o descobrimento contínuo de fraudes (muitas vezes inconscientes e mais freqüentemente irresponsáveis), há anos que desapareceram os grandes "médiuns de efeitos fisicos" dignos de serem observados por especialistas, só ficando, cá e lá, alguns fenómenos isolados como em todas as épocas e povos.
Mattanó aponta que o médium de efeitos físicos depende de seu Sistema Nervoso Central e Periférico, de suas sinapses e história de vida, de seu desenvolvimento e conhecimento, de sua aprendizagem, intuição e sensação, de seus sentimentos e pensamentos, de sua cognição, atenção, motivação, habilidades psicomotoras, literárias, de escritor e musicais, de compositor e de instrumentista, de pintor e de desenhista, de investigador científico e com uma crítica pessoal e determinada que vise o bem de todos e não somente o seu próprio bem e deve evitar sempre de usar as suas habilidades de efeitos físicos para promover o mal e a desordem, as doenças e as loucuras individuais e sociais entre os seus e a humanidade. Ele deve estar atento e preparado para o contexto e suas contingências e até para fazer sua Abordagem da Abundância sobre os Efeitos Físicos, onde ele não se vê como os S – R – C, estímulos – respostas – consequências, comportamentos, funcionalidades, efeitos físicos, paranormalidade, inconsciente, fantasmas, objetos se movendo, luzes se ascendendo e se apagando, imagens de criaturas de fora da Terra e dos Infernos, imagens do Paraíso, imagens de Santos e de Deus, músicas e vozes, imagens de filmes e desenhos projetados na consciência, psicografia, etc.. e nem se vê tomado pelo controle, pela literalidade e pelas razões e pelo contexto, mas pela consciência espiritual que se move pela atenção e pela intenção espiritual onde você é como uma Hóstia Viva ou uma célula que transforma o meio ambiente milagrosamente através do milagre por meio da liberdade para viver e para se aprender a viver num plano espiritual.
Osny Mattanó Júnior
Londrina, 29 de março de 2021.
Mattanó testemunha que teve uma visão de como foi criada a Bomba Atômica da 2ª Guerra Mundial: ¨havia uma mão segurando um papel dobrado com um ramo de folhas pequenas dentro dele¨, esta visão foi mensagem dos extraterrestres que tenho contato em Londrina em 23 de maio de 2021 às 14h03.
Esta visão leva Mattanó a especular que lhe foi enviado por causa do seu Sistema Nervoso e das suas sinapses, do seu conhecimento e sabedoria, das suas relações sociais, religiosas, políticas e familiares, por ser testemunha de um novo tempo, de um tempo de mudanças, por ter repertório comportamental para assimilar e acomodar tal informação sem se prejudicar e sem prejudicar ao próximo e ao mundo ou ao universo.
MATTANÓ
(23/05/2021)
CONCLUSÃO — "Os fenômenos parapsicológicos têm sido assinalados em todas as épocas e em todos os povos. As descrições que chegaram até nós são fundamentalmente idênticas, embora as interpretações sejam muito diferentes nas diversas civilizaçöes", assim conclui, na obra já citada, Dingwall, um dos melhores historiadores da Parapsicologia.
Investigar se tais prodígios foram ou não reais, ou em que medida, e quais as suas causas etc., eis o objeto da Parapsicologia.
O objeto, pois, da Parapsicologia é fundamentalmente idêntico, único, uniforme, embora sejam atribuídos os fenômenos às mais diversas causas, até "sobrenaturais" como demônios, espíritos, larvas astrais, mahatmas, gnomos, génios, fadas etc. O fenômeno é um só. A interpretação que a ignorância científica de épocas anteriores tenha dado a esse fenómeno é diferença meramente acidental.
Os fenómenos parapsicológicos dão-se em todos os povos e em todas as épocas.
Os fenómenos parapsicológicos são próprios do homem, são humanos.
autorais
BRUXOS E FEITICEIROS PERANTE A CIÊNCIA
Na Biblioteca de Alexandria pereceram fantåsticos segredos de valor incalculável. — Sábios considerados bruxos. — Os "sábios-bruxos» começam a fazer-se respeitar — No século a "Ciência Oficial" interessa-se pela "bruxaria". Uma ciência de vanguarda.
Parece que na investigação dos fenômenos "ocultos" os antigos iniciados da Índia tinham chegado muito longe. Deles, provavelmente, receberam seus segredos os iniciados da Caldéia e do Egito.
Certamente conheciam algo e talvez muito do funcionamento dos fenômenos "misteriosos", mas parece insustentável, por falta de provas, a pretensão de alguns de que aqueles antigos "ocultistas" tivessem chegado a penetrar nos estudos desses fenómenos mais profundamente que os modernos investigadores. Seja o que for, é certo que esses conhecimentos eram guardados dos profanos com rigorosíssimo segredo. Os conhecedores das explicações eram muito poucos, e os práticos, mais numerosos, que realizavam os prodígios, ignoravam muitas vezes a sua explicação profunda e verdadeira, atribuindo-os erradamente à intervenção de diferentes forças extraterrenas.
com
Autores há que até afirmam terem sido as explicações naturais e verdadeiras redigidas em manuscritos guardados com desvelo na Biblioteca de Alexandria. Indícios históricos há disto, certamente, mas é dificílimo saber o verdadeiro valor desta afirmação. E mesmo concedendo que já então tivessem chegado até onde tanto custou chegar recentemente, aquela ciência ficou inútil para nós, pois tudo pereceu no incêndio da Biblioteca de Alexandria nos tempos de Teodósio.
Destruídos os manuscritos e dispersados os práticos da magia (aliás, ignorantes das explicações), a fenomenologia continuou sendo algo misterioso, sobrenatural na mente do povo]
INVESTIGADORES ISOLADOS — A ciência "oficial", por sua parte, "ignorava" essas "lendas". Só de quando em quando apareciam alguns investigadores isolados, fazendo brilhar pequenos clarões da verdade, misturados, porém, com muitos erros. Assim, por exemplo, Basílio, Valentino, Paracelso, Avicena e Agripa.
Os ocultistas, alguns deles cultos, estudaram esses fenômenos. Ocultismo é, tem-se definido, um conjunto de verdades que se tornaram loucas. Loucas e concretamente megalomaníacas. No começo do livro de Hartmann podemos ler: "Quaisquer que sejam as falsas interpretações que a ignorância de todos os tempos tem dado à palavra magia, sua única verdadeira significação é: a mais alta ciência ou sabedoria, fundamentada no conhecimento e na experiência prática"
É demais: não negamos que existam verdades na magia, no ocultismo... Mas o ocultismo é mais uma arte louca e pretensiosa do que uma verdadeira ciência ou sabedoria, dona de poucas verdades, sempre misturadas com muitíssimos erros.
Já Agripa assegurava que existiam estas verdades, quando, após muitos anos de estudos, defendia a si próprio: "Eu não duvido de que o título da minha obra sobre a "Filosofia Oculta ou Magia" poderá, pela sua raridade, seduzir a muitos leitores. Entre eles, alguns dotados de falso juízo e outros perversos; queiram entender o que vou dizer: por ignorância crassa eles terão dado à palavra magia o sentido mais desfavorável e, tendo só olhado o título, dirão que eu pratico as artes proibidas, que eu estendo as sementes da heresia, que eu ofendo a piedade e escandalizo os espíritos virtuosos. Tratar-me-ão de feiticeiro, de supersticioso e de diabólico, e dirão que eu sou realmente um bruxo. Responder-lhes-ei que, para as pessoas instruídas, ser mago não significa ser bruxo ou qualquer outra coisa de supersticioso ou demoníaco, mas um sábio". Assim se expressava Agripa em sua obra fez livros de magia, no prefácio "Cornelius Agripa ao leitor".
É, porém, tão pouca a luz oculta nas "trevas do ocultismo", que, no final de sua vida, Agripa teve de retratar-se de uma grandíssima parte de sua obra: "É verdade que sendo jovem eu mesmo escrevi três livros sobre a Magia que intitulei Da Filosofia Ocultas Quantos erros cometi então! Hoje, tornando-me mais prudente, devo refutá-los publicamente e reconhecer que tenho perdido muito tempo com essas futilidades". Retratação que tomamos como sintomática da pouca luz que há no "ocultismo".
Mattanó aponta que o ocultismo e a magia não são senão nada mais do que fenômenos do Sistema Nervoso Central do praticante, praticado por suas sinapses que entram em contato com o sobrenatural que também é produto do SNC do praticante, contudo este também tem lugar fora da consciência do praticante e em contato com o praticante revela sua natureza, como nas experiências quase morte, onde a consciência sai para fora do corpo e por vezes vai até o Paraíso e reconhece outras entidades ou almas, é através da magia e do ocultismo que o praticante experiência seu poder paranormal individual, não como um mágico ou como um agente do ocultismo, mas como alguém que tem mistérios e comportamentos inexplicáveis para a Ciência como o magnetismo e a radiação ou o poder sobre as luzes e lâmpadas, sobre os equipamentos eletrodomésticos.
Osny Mattanó Júnior
Londrina, 04 de junho de 2021.
ÉPOCA DO MAGNETISMO-HIPNOTISMO — Já modernamente, no século XVIII, Mesmer, com sua teoria do magnetismo animal, trouxe mais luz sobre o problema, mormente sobre as curas extraordinárias e a transmissão do pensamento. No mesmo sentido aprofundaram-se mais Puységur, Deleuze,S PotétÐ etc. A escola de Salpétrière, com Charcot, e a de Nancy, com Bernheimll e seu mestre Liébeault, lançam novas luzes sobre o assunto.
Mattanó especula que o magnetismo-hipnotismo trata-se de uma característica animal e do ser humano, trata-se de uma característica que vem associada as curas milagrosas e a transmissão do pensamento, e também a manipulação dos objetos no espaço, por exemplo, as nuvens, extraterrestres e almas, e até parte do universo e da Terra com sua influência social, assim descreve Mattannó seu próprio comportamento de magnetismo-hipnotismo.
(MATTANÓ)
(02/08/2021)
NEO-OCULTISMO — A escola do neo-ocultismo, liderada por Elíphas Leví, Stanislas de Guaita, Papus etc., no fim do século passado, tenta reconstruir os conhecimentos dos antigos iniciados. Mas seus esforços são pouco proveitosos para a ciência, por misturarem, sem critério diferencial suficiente, a verdade com os erros. Também os antigos encobriam seus segredos com expressões decifráveis só pelos iniciados; os neo-ocultistas, ao imitá-los, insistiram demais nos enredos.
Eis um detalhe sintomático: o mais destacado, talvez, dos neo-ocultistas foi Elíphas Leví (Alphonse Louis Constant), mas é bem sabido que, nos últimos anos de sua vida, abandonou o ocultismo, a que tinha aderido como a uma religião, e voltou ao seio da Igreja Católica, a que pertencera antes de aderir ao ocultismo-esoterismo.
Mattanó descreve o ocultismo como função do comportamento do Homo Sapiens e este função do seu Sistema Nervoso Central que é quem determina a codificação e a decodificação das mensagens que descreve como ocultas ou ocultismo através de suas sinapses. O ocultismo é produto das sinapses do Homo Sapiens e dos seus significados e sentidos construídos nas relações com elas e o oculto ou ocultismo.
(MATTANÓ)
(02/08/2021)
TENTATIVAS CIENTÍFICAS — É o espiritismo quem dá o ensejo para que alguns sábios se decidam a estudar os fenómenos "maravilhosos" de uma maneira científica.
Foi em 1851-1852, aos 2 anos do nascimento do Espiritismo Moderno que, na Grã-Bretanha, o Arcebispo de Canterbury, Edward White Benson, funda a "Cambridge Ghost Society". A Sociedade logo fracassa...
Em 1860 Myers e Sidgwick pretendem examinar diversos médiuns, mas logo ficam desanimados ante tanta fraude. As pacientes investigações não oferecem nenhuma garantia, nem para eles mesmos. Seus métodos de investigação nestes dificílimos temas logo lhes parecem deficientes.
Na Química, na Física, a matéria não engana. O inconsciente do homem, objeto de investigação para se poder estudar esses fenómenos, frauda inúmeras vezes com uma precisão assombrosa, com um talento que supera todo o imaginável. Os maiores e mais experimentados sábios podem ser enganados com suma habilidade, A pessoa mais honesta no consciente pode ser a maior trapaceira em qualquer manifestação do seu inconsciente.
O inconsciente engana não só aos observadores, mas também ao próprio consciente. São fraudes involuntárias, inconscientes e incoercíveis.
Em 1879, depois de ter constatado a necessidade de estudar seriamente os fenómenos chamados espíritas, a "Dialectial Society" de Londres não chega a publicar os trabalhos do Comitê.
tom
Por fim, depois de 1870, um sábio bem conhecido no campo da Química, William Crookes, comunica as observações que, durante vários anos, fez sobre os prodígios realizados por uma das irmãs Fox, Catharina, e pelo mais famoso dos médiuns, Daniel Dunglas Home. Essas são as primeiras observações sérias e sistemáticas, com intenção científica, sobre os fenômenos do espiritismo moderno, embora com muitíssimas falhas. Não em vão eram as primeiras investigações num campo dificílimo.
"SOCIETY FOR PSYCHICAL RESEARCH" — Deveriam passar ainda mais treze anos, 62 desde o nascimento do espiritismo, para que surgisse a primeira sociedade de investigação. Foi em 1882 Os mais destacados investigadores colaboraram com a Sociedade. As duas publicações periódicas da Sociedade, "Proceeding" e "Journal", recolhem milhares de casos, constituindo o acervo mais importante e criterioso dos fenómenos "misteriosos".
SOCIEDADES, CONGRESSOS E INVESTIGADORES — Logo funda-se uma filial da "Society for Psychical Research" nos Estados Unidos: a "American Society for Psychieal Research"; e no decorrer dos anos, em vários países, aparecem sociedades semelhantes Celebraram-se já alguns Congressos Internacionais. Nas nações mais cultas, os cientistas têm-se dedicado a estudar os fenômenos "misteriosos" relacionados com o homem.
Mattanó aponta que o espiritismo depende do SNC para ser presenciado como fenômeno neste mundo, mas não depende do SNC para ser presenciado fora deste mundo, ou seja, ele é regido por duas leis ou duas terras, uma natural que o prende e outra sobrenatural que o liberta e o ensina a se libertar da que lhe prende, a natural. No mundo natural dependemos dos neurônios e das sinapses para participar de um evento espírita, mas no mundo sobrenatural não precisamos e nem dependemos de neurônios e de sinapses para participar de um evento espírita, pois ele se faz ali mesmo, naquele momento, tem sua vida própria, sua existência definida que sobrenaturalmente organiza e reorganiza as essências de sua existência, ou seja, os porquês que ele existe! Os significados e os sentidos no mundo natural são como os nossos, naturais, terrenos, mundanos, cheios de amor e de ódio, e os significados e sentidos no mundo sobrenatural são diferentes, são sobrenaturais, são miraculosos, amorosos, misericordiosos, piedosos, acolhedores, tenros, meigos, suaves, doces, agradáveis, graciosos, mas podem ser também desagradáveis e penosos, ruinosos, e traidores, abafadores, e larápios, bandidos, criminosos, perigosos, assaltantes, doentios e loucos, terroristas e falsos, lunáticos ou profundamente desarmoniosos e desestruturantes, mal-intencionados e mortíferos.
O Paraíso, o Purgatório e o Inferno só existem para nós Homo Sapiens devido ao nosso cérebro que é quem nos permitiu o contato com Deus e sua Sagrada Escritura e todo o seu entendimento e compreensão, força para segui-la e anuncia-la, se retirarmos o cérebro de um indivíduo ele morre e não pode ser batizado e nem receber a 1ª Comunhão e a Crisma e se casar na Igreja, imagine isto na Criação, Adão e Eva sem cérebro? Não haveria Deus! Não haveria tentação! Não haveria demônio! Não haveria fruto proibido! Não haveria consciência!
(MATTANÓ)
(02/08/2021)