Criar uma Loja Virtual Grátis

127.ANÁLISE EDUCATIVA DE IDOSOS (2020).
127.ANÁLISE EDUCATIVA DE IDOSOS (2020).

OSNY MATTANÓ JÚNIOR

 

 

 

 

ANÁLISE EDUCATIVA DE IDOSOS

 

 

 

 

 

 

 

 

07/07/2020

ANÁLISE EDUCATIVA DE IDOSOS (2020).

 

         A análise educativa de idosos não é uma psicoterapia, mas uma educação e intervenção na dinâmica familiar para prevenção e controle de problemas, dificuldades, distúrbios e transtornos na 3ª idade.

Ela analisa o Contexto a partir dos significados, sentidos, conceitos, comportamentos, funcionalidade, simbologia, linguagem, topografia, Gestalt e insights, relações sociais, chistes, piadas e humor, pressupostos e subentendidos, história de vida, condições orgânicas, conclusões, interpretações finais a partir da crise final onde o idoso se divide em demência e generosidade.

 

Osny Mattanó Júnior

Londrina, 07 de julho de 2020.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTEXTO No. 1

         Uma idosa de 98 anos que sofre socialmente, mentalmente e fisicamente em sua casa com sua família em função dela também ser idosa e ser discriminada por falsários, assediadores, estupradores, ladrões, traficantes, terroristas e estelionatários.

SIGNIFICADOS

         O contexto apresenta como significados, significados construídos através de violência e de imoralidade, de criminalidade da qual toda essa família é vítima, que gera sofrimento social, mental e físico na idosa de 98 anos.

SENTIDOS

         O contexto apresenta como sentidos, sentidos construídos através da violência e da imoralidade, da criminalidade da qual toda essa família é vítima e que causa sofrimento social, mental e físico na idosa de 98 anos.

CONCEITOS

         O contexto apresenta como conceitos, conceitos formados a partir da violência, da imoralidade e da criminalidade da qual toda essa família é vítima e que causa sofrimento social, mental e físico na idosa de 98 anos.

COMPORTAMENTOS

         O contexto apresenta como comportamentos, comportamentos adquiridos a partir da violência, da imoralidade e da criminalidade da qual toda essa família é vítima e que causa sofrimento social, mental e físico na idosa de 98 anos.

FUNCIONALIDADES

         O contexto acima apresenta como funcionalidade a seguinte estrutura: S (idosa de 98 anos) – R (sofrimento social, mental e físico) – C (vitimização, violência e discriminação), ou seja, um estímulo que desencadeia sofrimento e tem por consequência discriminação e violência.

SIMBOLOGIA

         O contexto acima apresenta símbolos típicos de relações entre idosos e seus familiares como sofrimento social, mental e físico, sofrimento familiar, discriminação e assédio, violência e imoralidade, criminalidade da qual tornam-se vítimas por serem idosos e assim vulneráveis.

LINGUAGEM

         O contexto acima apresenta linguagem típica de relações entre idosos e seus familiares, que abordam o sofrimento familiar, social, mental e físico, a discriminação e o assédio, a violência e a imoralidade, a criminalidade da qual tornam-se vítimas por serem idosos e assim vulneráveis.

TOPOGRAFIA

         O contexto acima apresenta uma topografia não revelada.

GESTALT E INSIGHTS

         A Gestalt da figura é a de ¨uma idosa bem velha segurando uma bengala entre o vão de uma porta¨ que representa o estilo de vida dela, seus 98 anos de idade e suas consequências, como se isolar em função da hora de partir através da morte, é como se a porta fosse um caixão que lembrasse o Paraíso, pois entre a porta e a idosa há nuvens e um céu azul, fenômeno que representa a violência da qual ela é vítima em sua família, em sua sociedade, em sua mente e em seu corpo que reage a isto e sofre as consequências; o fundo é de ¨uma mulher idosa negra velha segurando uma bengala entre o vão de uma porta¨ que representa o estilo de vida ao qual ela está submetida, igual ao da empregada doméstica que me violentou na minha infância, mas só na minha mente, eventos que se associam e aumentam o sofrimento familiar, social, mental e físico da família e da idosa; os insights revelam que pela Teoria da Abundância essa idosa e sua família não são a relação funcional S – R – C , nem os significados, sentidos, conceitos, contextos, comportamentos, literalidade, razões e controle, mas, sim uma célula ou Hóstia Viva que transforma tudo milagrosamente através da sua consciência que tem o poder de se movimentar, pois é flexível, plástica, se adapta.

RELAÇÕES SOCIAIS

         O contexto apresenta como relações sociais, relações sociais adquiridas a partir da violência, da imoralidade e da criminalidade da qual toda essa família é vítima e que causa sofrimento social, mental e físico na idosa de 98 anos.

CHISTES

         O contexto pode apresentar como chistes, chistes adquiridos a partir da violência, da imoralidade e da criminalidade da qual toda essa família é vítima e que causa sofrimento social, mental e físico na idosa de 98 anos.

PIADAS E HUMOR

         O contexto pode apresentar como piadas e humor, piadas e humor adquiridos a partir da violência, da imoralidade e da criminalidade da qual toda essa família é vítima e que causa sofrimento social, mental e físico na idosa de 98 anos.

PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS

O contexto pode apresentar como pressupostos e subentendidos, pressupostos e subentendidos adquiridos a partir da violência, da imoralidade e da criminalidade da qual toda essa família é vítima e que causa sofrimento social, mental e físico na idosa de 98 anos.

HISTÓRIA DE VIDA

         O contexto apresenta um período da sua história de vida adquirida a partir da violência, da imoralidade e da criminalidade da qual toda essa família é vítima e que causa sofrimento social, mental e físico na idosa de 98 anos.

CONDIÇÕES ORGÂNICAS

         O contexto acima não especifica as condições orgânicas da idosa de 98 anos de idade.

CONCLUSÕES

         O contexto acima apresenta um período da vida dessa idosa e dessa família, suas dificuldades e problemas, possíveis transtornos e caminhos a seguir para solucionar suas adversidades dentro da lei, mesmo que venha a loucura e a lavagem cerebral ou a tortura e o estupro, ou seja, responsabilizando os responsáveis pelos seus dramas e não possíveis vítimas e vítimas já julgadas pela Justiça.

INTERPRETAÇÕES FINAIS

         O contexto acima apresenta a luta entre a demência e a generosidade, ou seja, a crise final desse grupo de idosos que se vê ameaçado e abandonado, como qualquer outro idoso, em seu mundo mental e comportamental, essa luta gera suas dificuldades e problemas bio-psico-sociais que por sua vez, também são abusados e explorados por terceiros e por criminosos que tentam lhes roubar seu maior tesouro, a família e a terceira idade. Para lidar com essas dificuldades a família e os idosos devem pensar que são como uma célula ou Hóstia Viva onde a consciência é depositada através da intenção e da atenção e que não há mais literalidade, controle e nem razões, nem mesmo S – R – C, estímulo – resposta – consequência, funcionalidade, comportamento, inconsciente, simbologia, significados e sentidos, incoerência, mas que há coerência e reelaboração ou reeducação na dinâmica familiar coletiva e individual.

 

Osny Mattanó Júnior

Londrina, 07 de julho de 2020.