07.DICIONÁRIO DE BIOLOGIA EXTRATERRESTRE.

OSNY MATTANÓ JÚNIOR

 

 

 

 

DICIONÁRIO DE BIOLOGIA EXTRATERRESTRE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

02/01/2018

DICIONÁRIO DE BIOLOGIA EXTRATERRESTRE

 


Letra A

  • Aberração Cromossômica:Alteração estrutural (perda de pedaços, inversões etc.) ou numérica (falta ou excesso) de cromossomos nas células. Na espécie humana há diversas síndromes causadas por aberrações cromossômicas. Entre os extraterrestres pode haver aberração cromossômica segundo visões que testemunhei em Londrina e em Cambé onde havia imagens de extraterrestres da mesma espécie porém com pedaços diferentes como  o tórax e a genitália onde havia indivíduos normais e um indivíduo com corpo masculino e feminino.
  • Abiogênese:(Teoria da geração espontânea) Teoria segundo a qual seres vivos podiam surgir espontaneamente a partir de matéria não-viva. Foi largamente aceita até meados do século XIX, quando cedeu lugar à Biogênese. Não se sabe se os alienígenas respondem a abiogênese, ou seja, a Teoria da geração espontânea, ao menos os alienígenas que temos contato e conhecimento.
  • Aborto:Interrupção da gravidez, que pode ocorrer espontaneamente ou ser provocada. O aborto provocado é utilizado como método anticoncepcional. Não se sabe se os alienígenas provocam o aborto entre eles ou nos seres vivos.
  • Acelomado:Animal que não apresenta nenhuma cavidade corporal além da cavidade digestiva. Ver também celomados. Não se sabe se os alienígenas que conhecemos são acelomados.
  • Ácido abscísico:Hormônio vegetal que atua na inibição do crescimento do caule, na quebra da dormência de sementes e no fechamento dos estômatos quando falta água à planta (papel no fechamento do estômato). Não se sabe como é a relação dos alienígenas com o ácido abscísico, e como é e se existe este ácido em sua comunidade e meio ambiente, inclusive planeta.
  • Ácido desoxirribonucleico:Ver DNA.
  • Ácido graxo:Substância formada por uma longa cadeia carbônica, com um grupo carboxila em uma extremidade. Entra na composição glicerídeos. Não se sabe como é a funcionalidade do ácido graxo nos alienígenas na Terra e no seu grupo e meio ambiente.
  • Ácido nucléico:Macromolécula formada por fosfato, glicídio (pentose) e bases nitrogenadas, presente nas células de todos os seres vivos. Há dois tipos de ácido nucléico: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA). Estão relacionados ao controle das atividades celulares e à hereditariedade. Provavelmente os alienígenas tem ácido nucleico pois tem atividades celulares e hereditaridade.
  • Ácido ribonucleico:Ver RNA.
  • Aconselhamento genético:Avaliação dos riscos de um casal vir a gerar descendentes portadores de anomalia de caráter hereditário. Não sei se os alienígenas fazem aconselhamento genético.
  • Acromegalia:Ver Somatotrofina (ou hormônio do crescimento). Muito provavelmente os alienígenas tem um hormônio do crescimento, só não sei se é a somatotrofina.
  • Actina:Uma das proteínas que constituem a miofibrila. Desliza sobre a miosina durante a contração muscular. Os alienígenas tem músculos, portanto devem ter actina.
  • Adaptação:Capacidade de os seres vivos ajustarem-se ao ambiente. Pode-se pensar na adaptação como um processo de ajustamento individual (homeostase) ou como ajustamento de uma espécie ao ambiente no curso da evolução (adaptação evolutiva). Os alienígenas tem o comportamento de adaptação individual e evolutiva.
  • Adenoipófise:Denominação do lobo anterior da hipófise, originado a partir de células epidérmicas do teto da boca do embrião, que migram para a base do encéfalo. É responsável pela produção dos hormônios tróficos, que controlam a atividade de outras glândulas endócrinas. Ver também Neuroipófise. Se os alienígenas possuírem glândulas endócrinas muito provavelmente terão adenoipófise.
  • Adrenalina:(ou epinefrina) Hormônio liberado pela medula da glândula adrenal em resposta a estímulos nervosos. Permite ao organismo responder rapidamente a situações de emergência. Ver também Neurotransmissor. Muito provavelmente os alienígenas tem adrenalina pois devem saber responder a situações de emergência como todo ser vivo inteligente.
  • Adubação verde:Prática agrícola que consiste em alternar ou consorciar o plantio de diversas culturas (milho, trigo etc.) com leguminosas, que fertilizam o solo em compostos de nitrogênio. Não sei se os alienígenas tem práticas agrícolas e nem a adubação verde.
  • Aglutinins:Anticorpo natural presente no sangue de determinadas pessoas, capaz de provocar aglutinação de hemácias que possuam o aglutinogênio complementar. No grupo sangüíneo AB0, pessoas do tipo A têm aglutinina anti-B, pessoas do tipo B têm aglutinina anti-A, pessoas do tipo AB não têm aglutininas e pessoas do tipo 0 têm ambas as aglutininas, anti-A e anti-B. Ver também Grupo sangüíneo do sistema AB0. Não se sabe qual o tipo sangüíneio dos alienígenas que eu estudo.
  • Aglutinogênio:Substância presente na superfície das hemácias que provoca aglutinação ao reagir com uma aglutinina complementar. No grupo sangüíneo AB0 há dois tipos de aglutinogênio, A e B. Hemácias do tipo A contêm apenas aglutinogênio A. Não se sabe se há aglutinogênio nos alienígenas que eu estudo.
  • Agnatha:(agnatos ou peixes sem mandíbula) Animais sem mandíbula, pertencentes à superclasse Pisces do subfilo Vertebrata. Possuem uma boca circular (daí serem denominados ciclostomados) dotada de pequenos dentes, com os quais sugam sangue de outros peixes. Ex.: lampreia e peixe-bruxa. Não se sabe como lidam os alienígenas com os agnatos ou peixes sem mandíbula, ou seja, se os conhecem e o que fazem com eles.
  • Água:(H2O) Substância fundamental à vida, presente em grande quantidade no corpo de todos os seres vivos. A água é o solvente da maioria das reações biológicas, além de atuar como reagente e formar-se como produto em inúmeras reações. Os alienígenas lidam com a água que se precipita nas nuvens em forma de chuva, ela faz parte destas reações comportamentais e sociais.
  • Aids:Sigla para a expressão inglesa acquired immunodeficiency syndrome (síndrome da imunodeficiência adquirida). Deficiência imunitária provocada por um retrovírus (HIV) que ataca as células responsáveis pela defesa do organismo humano (linfócitos). A queda na imunidade permite que se instalem diversos agentes infecciosos corriqueiros (oportunistas), levando a pessoa à morte, na maioria dos casos. Ainda não há cura para a aids e a única forma possível de controle é a prevenção. Não se sabe a relação dos alienígenas com a Aids e com os indivíduos contaminados, qual a reação fisiológica e comportamental dos alienígenas, se discriminam ou se não discriminam essas pessoas e essa doença.
  • Alantóide:Anexo embrionário membranoso presente em répteis, aves e mamíferos, cuja função é armazenar as excreções do embrião até o nascimento. Em répteis e aves, a membrana do alantóide une-se ao córion, constituindo o alantocório, que exerce função respiratória. Não se sabe se os alienígenas possuem o alantoide, pois não são répteis, aves e nem mamíferos, são seres insetóides, seres de luz e holográficos.
  • Aldosterona:(mineralocorticóide) Classe de hormônios produzidos pelo córtex da glândula adrenal que regulam o balanço de água e sais no corpo. A aldosterona estimula a reabsorção de água nos rins. Se os alienígenas regulam o balanço de água e sais no corpo talvez tenham a aldosterona.
  • Alelo:Cada uma das formas que um gene pode apresentar. Alelos ocupam o mesmo lócus gênico em cromossomos homólogos. Se os alienígenas possuem genes então possuem alelos.
  • Alelo dominante:Ver Alelo.
  • Alelo múltiplo:Certos genes podem apresentar não apenas dois alelos, mas três ou mais. Se os alienígenas apresentam certos genes podem apresentar mais de um alelo, ou seja, alelo múltiplo.
  • Alelo recessivo:Ver Alelo.
  • Alga:Ver Reino Protista.
  • Alga parda:(filo Phaeophyta) Ver Reino Protista.
  • Alga verde:(filo Chlorophyta) Ver Reino Protista.
  • Alga vermelha:(filo Rhodophyta) Ver Reino Protista.
  • Alternância de genes:(ou metagênese) Tipo de ciclo de vida no qual se alternam gerações assexuadas e sexuadas. Ocorre em certas algas, nas plantas e em certos animais. Ver também Esporófito e Gametófito. Não se sabe se há alienígenas com alternância de genes.
  • Alvéolo pulmonar:Cada uma das pequenas bolsas situadas na extremidade de um bronquíolo. As paredes dos alvéolos são finas e recobertas de vasos sangüíneos, nos quais ocorre a hematose, isto é, a oxigenação do sangue. Se os alienígenas possuem sangue provavelmente possuem oxigenação do sangue e assim alvéolo pulmonar e provavelmente, pulmão.
  • Amarelão:(ou opilação) Doença parasitária causada por vermes nematódeos (Necator americanus ou Ancylostoma duodenale). As formas adultas dos vermes vivem fixas às paredes do intestino delgado, alimentando-se de sangue do hospedeiro e causando anemia. Não se sabe se os alienígenas pegam doenças como o amarelão, para isto deveriam ter intestino delgado e compatibilidade.
  • Amebíase:(disenteria amebiana) Diarréia dolorosa e sanguinolenta causada pela infestação de Entamoeba histolytica (protozoário sarcodíneo). Não se sabe se os alienígenas se infectam pela amebíase, para isto deveriam ter compatibilidade.
  • Amebócito:Célula amebóide dos espongiários que origina os demais tipos de célula do animal. Não se sabe se os alienígenas se interessam pelo amebócito, se eles tem Ciência, saber e conhecimento biológico.
  • Ametábolo:Inseto que não sofre metamorfose durante seu ciclo de vida. O jovem que sai do ovo já é semelhante ao adulto. Não se sabe se os alienígenas tem relação com o ametábolo, o inseto que não sofre metamorfose em seu ciclo de vida.
  • Amido:Polissacarídeo formado pela união de moléculas de glicose. É utilizado por certas algas e pelas plantas como substância de reserva. Abundante em caules e raízes tuberosos (batata, mandioca etc.). Não se sabe se os alienígenas precisam de amido para sua nutrição.
  • Amilase pancreática:Enzima pancreática que digere polissacarídeos. Se os alienígenas digerem polissacarídeos provavelmente devem ter amilase pancreática.
  • Amilase salivar:(ou ptialina) Ver Saliva.
  • Aminoácido:Substância orgânica que apresenta ao menos um grupo carboxila (2COOH) e um grupo amina (2NH2) em sua molécula. Os seres vivos apresentam vinte tipos de aminoácido que, unidos por ligações peptídicas, constituem as moléculas de proteína. Por serem seres vivos, os alienígenas, devem possuir aminoácidos.
  • Âmnio:(bolsa amniótica) Anexo embrionário presente em répteis, aves e mamíferos. Consiste em uma bolsa membranosa cheia de líquido que envolve o embrião. Sua função é absorver choques mecânicos e manter um ambiente aquoso e quimicamente adequado. Não sei se os alienígenas possuem âmnio, pois os que estudo, insetóides, seres de luz e holográficos não são répteis, aves e nem mamíferos.
  • Amphibia:(anfíbios) Classe da superclasse Gnathostomata do subfilo Vertebrata, cujos representantes apresentam formas larvais aquáticas (girinos) e formas adultas terrestres. Ex.: sapo, rã, salamandra etc. Não sei se os alienígenas tem relação com os anfíbios.
  • Anáfase:Fase da divisão celular que se caracteriza pela separação dos cromossomos para pólos opostos da célula. Se os alienígenas fazem divisão celular provavelmente tem anáfase.
  • Anáfase l:Penúltima fase da primeira divisão da meiose, que se caracteriza pela separação de cromossomos homólogos (ainda duplicados) para pólos opostos da célula. Se os alienígenas fazem divisão celular podem ter a análise I como a primeira fase da divisão da meiose.
  • Anáfase ll:Penúltima fase da segunda divisão da meiose, que se caracteriza pela separação de cromátides-irmãs para pólos opostos da célula, aspecto em que se assemelha à anáfase da mitose. Se os alienígenas fazem divisão celular, podem ter a anáfase II.
  • Ancilóstomo:Verme nematódeo causador do amarelão. Ver também Amarelão. Não sei se os alienígenas são resistentes ao ancilóstomo.
  • Ancilostomose:Ver Amarelão.
  • Androceu:Conjunto de componentes masculinos de uma flor. É um dos verticilos florais, sendo constituído por folhas altamente modificadas (estames), em cujas extremidades dilatadas (anteras) se formam os grãos de pólen. Não sei se os alienígenas se interessam pela botânica e assim pelo androceu e como seria esse interesse, qual sua finalidade? Para experiências, dominação, exploração, escravização, infestação?
  • Anexo embrionário:Estrutura ligada ao embrião de répteis, aves e mamíferos, relacionada com a adaptação desses vertebrados ao ambiente de terra firme. Os principais anexos embrionários são: âmmio (bolsa amniótica), alantóide, saco vitelínico e córion. Não sei se os alienígenas tem anexo embrionário pois  não são répteis, aves e nem mamíferos.
  • Anfiblástula:Estágio larval dos espongiários. Não sei se os alienígenas conhecidos trouxeram outras espécies de alienígenas parecidas com a característica da anfiblástula.
  • Anfimixia:Ver Cariogamia.
  • Angiosperma:(ou antófita) Planta fanerógama da divisão Anthophyta, com flores e sementes contidas em frutos. As antófitas dividem-se em duas classes: Dicotyledoneae (dois cotilédones na semente) e Monocotyledoneae (um cotilédone na semente). Não sei se os alienígenas manipulam                                                              as plantas que temos na Terra como as antófitas para seus possíveis fins de autopreservação, dominação, exploração, escravidão e infestação ou alteração do meio ambiente.
  • Annelida:(anelídeos) Filo do reino Animalia constituído por animais de corpo cilíndrico, com metameria, triblásticos, com celoma e sistema digestivo completo. Seus representantes vivem em ambientes aquáticos ou terrestres. Ex.: minhoca, sanguessuga etc. Não conheço a relação entre alienígenas e os anelídeos, se fazem experiências ou se os usam para agricultura ou consumo, etc..
  • Anopheles:Gênero de pernilongo que transmite o protozoário Plasmodium, agente causador da malária. Não sei se os alineígenas pegam a malária através do anopheles.
  • Antena:Apêndice sensorial presente na cabeça dos animais dos subfilos Crustacea (dois pares de antenas) e Uniramia (um par de antenas).  Os alienígenas que testemunhei não possuem antena, são seres de luz, insetóides e seres holográficos.
  • Antera:Parte terminal dilatada dos estames. Na antera localizam-se os microsporângios, que formam os grãos de pólen. Provavelmente os alienígenas não devem ter antera.
  • Anterídio:Ver Anterozóide.
  • Anterozóide:Gameta masculino dotado de flagelos, presente nas plantas criptógamas (briófitas e pteridófitas). Forma-se no interior de órgãos chamados anterídios. Provavelmente os gametas dos alienígenas não são como os anterozoides, pois eles não são plantas.
  • Anticódon:Trinca de bases nitrogenadas específica de um RNA transportador, que se combina com o códon do RNA mensageiro no processo de síntese de proteínas. Ver também Código genético. Provavelmente os alienígenas tem anticódon pois podem fazer síntese de proteínas, os insetóides. Já os seres de luz e os seres holográficos não se sabe!
  • Anticorpo:Substância de natureza protéica, produzida pelos linfócitos B do sangue, que ataca e destrói substâncias ou microorganismos estranhos ao corpo, genericamente chamados antígenos. É provável que os alienígenas possuam anticorpo se tiverem sangue, os insetóides. Já os seres de luz e os seres holográficos não se sabe!
  • Antígeno:Qualquer substância ou partícula estranha que, ao ser introduzida no corpo, provoca uma reação de defesa imunitária, com produção de anticorpos específicos. Ver também Vacina. É provável que qualquer alienígena tenha antígeno ou coisa semelhante como defesa imunitária.
  • Ânus:Abertura do tubo digestivo por onde saem os resíduos da digestão (fezes), em animais com sistema digestivo completo. No desenvolvimento, o ânus pode surgir depois da boca (animais protostômios) ou antes dela (animais deuterostômios). É provável que todos os alienígenas tenham ânus.
  • Aparelho de Golgi:Sistema membranoso localizado no citoplasma de células eucarióticas, especializado no armazenamento, na transformação e na secreção de substâncias. As unidades do aparelho de Golgi são chamadas dictiossomos.  É provável que os alineígenas tenham aparelho de Golgi ou o seu desenvolvimento evolutivo em seres de luz e seres holográficos.
  • Apêndice cecal:Pequena expansão do ceco intestinal dos animais mamíferos. Na espécie humana constitui um órgão secundário do sistema imunitário, que muitas vezes se infecciona e se inflama, provocando apendicite. É provável que os alienígenas tenham apêndice cecal ou o seu desenvolvimento evolutivo.
  • Arquegônio:Ver Oosfera.
  • Arquêntero:(ou gastrocela) Ver Gástrula.
  • Arqueobactéria:Ver Bactéria.
  • Artéria:Vaso sangüíneo que conduz sangue do coração para os tecidos. Possui parede relativamente mais espessa e musculosa que as veias. Ver também Sistema circulatório.  Não sei se todos os alienígenas possuem artéria, mas talvez possuam uma forma mais evoluída de artéria, os seres de luz e os seres holográficos.
  • Artéria aorta:Artéria de grande calibre ligada ao coração. Nos vertebrados, a aorta recebe o sangue oxigenado proveniente do ventrículo esquerdo, distribuindo-o para todo o corpo. Não sei se todos os alienígenas tem artéria aorta mas podem possuir uma forma mais evoluída morfológica, fisiológica e comportamental, os seres de luz e os seres holográficos.
  • Artéria coronária:Artéria que irriga a musculatura do coração. A obstrução das artérias coronárias devido à formação de placas de gordura (aterosclerose) priva o músculo cardíaco (miocárdio) de gás oxigênio e de alimento, podendo causar enfarte. Não sei se todos os alienígenas possuem artéria coronária mas podem possuir uma forma mais evoluída, os seres de luz e os seres holográficos.
  • Artéria pulmonar:(direita e esquerda) Artérias que levam o sangue do coração para cada um dos pulmões. Não sei se todos os alienígenas possuem a artéria pulmonar, mas podem alguns possuir uma forma mais evoluída comportamental, fisiológica e morfológica, os seres de luz e os seres holográficos.
  • Arthropoda:(artrópodes) Filo do reino Animalia constituído por cerca de 1 milhão de espécies de animais dotados de apêndices articulados, triblásticos, com celoma e sistema digestivo completo. Seus representantes vivem em ambientes aquáticos ou terrestres. Apresenta três subfilos: Crustacea (crustáceos), Chelicerata (quelicerados) e Uniramia (unirrâmios). Não sei a relação entre os alienígenas e os antrópodes.
  • Articulação óssea:Ver Junta óssea.
  • Árvore filogenética:Diagrama em forma de árvore que organiza os grupos de seres vivos de acordo com seu grau de parentesco evolutivo (filogênese). Não sei o grau de parentesco evolutivo dos alienígenas.
  • Árvore respiratória:Ver Echinodermata.
  • Ascaridíase:Ver Lombriga.
  • Ascomiceto:(filo Ascomycetes) Ver Reino Fungo.
  • Atmosfera atual:Camada de gases que envolve planetas e outros corpos celestes. A atmosfera da Terra é constituída principalmente por gás nitrogênio (N2 . 77% do volume), gás oxigênio (O2 . 21%) e gás carbônico (CO2 . 0,04%), além de dezenas de outros gases (. 1%). Me parece que os alienígenas se adaptam a atmosfera da Terra.
  • Atmosfera primária:Camada de gases que envolviam a Terra e outros planetas logo após sua formação. Não sei se os alienígenas se adaptaram a este período da Terra.
  • Atmosfera secundária:Camada de gases que envolvia a Terra e outros planetas e que se teria formado após a atmosfera primária ter sido varrida pelas emissões solares. Não sei se os alienígenas se adaptaram a este período da Terra.
  • Ato sexual:(coito ou cópula) Consiste na introdução do pênis na vagina. Não sei se os alienígenas praticam o ato sexual, porém já tive visões do órgão sexual masculino dos alienígenas, o pênis e dos seios num único alienígena.
  • Átomo:Partícula submicroscópica que constitui a matéria. Já se conhecem 109 tipos de átomo, cada tipo caracterizando um elemento químico. Os átomos são formados por três partículas fundamentais: prótons, nêutrons e elétrons. Prótons e nêutrons fazem parte do núcleo atômico. Não sei se os alienígenas possuem este tipo de conhecimento.
  • ATP:(trifosfato de adenosina) Substância formada pela união química de ribose, adenina e três grupos fosfato. A reação de transformação de ATP em ADP + P libera grande quantidade de energia, utilizada pelo metabolismo. Se perder um grupo fosfato, o ADP transforma-se em AMP. ATP, ADP e AMP são nucleotídeos. Se o metabolismo dos alienígenas for igual ao nosso ou dos demais animais eles formam ATP.
  • Átrio cardíaco:(ou aurícula) Um dos tipos de câmara do coração, que recebe sangue proveniente das veias e o remete ao ventrículo. A aurícula tem paredes mais finas e menos musculosas que o ventrículo. Não sei se os alienígenas tem coração e como ele é e funciona.
  • Ausência de dominância:Casos em que os alelos de um gene não apresentam dominância entre si. Ver também Dominância. Provavelmente os alienígenas também apresentam ausência de dominância se se reproduzem.
  • Autossomo:Cromossomo presente em igual número tanto em machos quanto em fêmeas de uma espécie. Na espécie humana, por exemplo, homens e mulheres têm 22 pares de autossomos em suas células. Ver também Cromossomo sexual. Não sei como são os cromossomos dos alienígenas.
  • Autotrófico:Ser vivo capaz de fabricar substâncias orgânicas que lhe servem de alimento a partir de substâncias inorgânicas, usando como fonte de energia luz ou reações inorgânicas exotérmicas. Seres autotróficos não dependem, no aspecto alimentar, de outros seres vivos. Os processos usados pelos seres autotróficos na fabricação de substâncias orgânicas são a fotossíntese e a quimiossíntese. Ver também Heterotrófico e Hipótese autotrófica. Não sei qual a relação dos alienígenas com o ser vivo autotrófico.
  • Auxina:Hormônio vegetal que controla o crescimento de caules e de raízes. Atua no fototropismo, no geotropismo, na inibição das gemas auxiliares e como auxiliar do enraizamento de mudas de plantas. As auxinas são produzidas pelo meristema apical do caule e distribuídas em direção às raízes. Não sei se os alienígenas dispõem de auxina.
  • Ave:(Aves) Classe da superclasse Gnathostomata do subfilo Vertebrata, cujos representantes possuem penas e bico córneo. Os alienígenas que conheço não são aves.
  • Avitaminose:Condição em que falta no organismo uma ou mais vitaminas. Não sei se os alienígenas sofrem de avitaminose.
  • Axônio:Parte do neurônio geralmente longa, às vezes ramificada, que conduz impulsos nervosos a outros neurônios, a músculos e a glândulas. Ver também Dendrito. Não sei se os alienígenas possuem axônio.

Letra BVoltar ao índice

  • Bactéria:Organismo unicelular, procariótico, pertencente ao reino Monera. Há dois grandes grupos de bactéria: arqueobactérias e eubactérias. As bactérias podem apresentar nutrição heterotrófica ou autotrófica. Não sei a relação dos alienígenas com as bactérias.
  • Bactéria desnitrificante:Ver Desnitrificação.
  • Bactéria fixadora de nitrogênio:Poucas bactérias capazes de utilizar o nitrogênio na forma molecular (N2). As principais, pertencentes ao gênero Rhizobium, vivem associadas às plantas leguminosas. Não sei a relação dos alienígenas com as bactérias.
  • Bactéria nitrificante:Bactérias quimiossintetizantes que executam os processos de nitrificação. As principais são: Nitrosomonas, capazes de converter amônia (NH3) em nitritos (HNO2) e Nitrobacter, que convertem os nitritos (HNO2) em nitratos (HNO3). Não sei a relação dos alienígenas com as bactérias.
  • Bacteriófago:(ou fago) Vírus que se reproduz no interior de bactérias. Não conheço a relação dos alienígenas com o bacteriófago.
  • Bainha de mielina:É constituída por camadas concêntricas de membranas plasmáticas de células do sistema nervoso, principalmente células de Schwann. Amplia a condução do impulso nervoso. Não sei se os alienígenas tem sistema nervoso.
  • Base nitrogenada:Substância cujas moléculas apresentam anéis mistos de carbono e nitrogênio. As bases no DNA são: adenina, citosina, timina e guanina. Se os alienígenas possuem DNA eles possuem base nitrogenada.
  • Basidiocarpo:Corpo de frutificação dos fungos. Não sei a relação dos alienígenas com a basidiocarpo.
  • Basidiomiceto:(filo Basidiomycetes) Ver Reino Fungo.
  • Bentos:Conjunto de seres do bioma aquático que vivem em estreita relação com o fundo submerso, seja caminhando, fixados ou enterrados. Ex.: estrelas-do-mar, corais etc. Não sei a relação dos alienígenas com o bentos.
  • Bexiga natatória:Ver Osteichthyes.
  • Bexiga urinária:Órgão do sistema excretor de certos animais vertebrados, que recebe a urina dos ureteres e a armazena até o momento da micção. Não sei se os alienígenas possuem bexiga urinária.
  • Big Bang:Ver Teoria da Grande Explosão.
  • Bile:Suco digestivo rico em sais e ácidos biliares. Na espécie humana é produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. Não contém enzimas e atua no emulsionamento (transformação em gotículas) de lipídios, facilitando a ação da enzima lipase pancreática. Não sei se os alienígenas produzem bile.
  • Biodiversidade:Diversidade de espécies de um ecossistema. Quanto maior a quantidade de nichos ecológicos, maior a diversidade de espécies do ambiente, ou seja, maior sua biodiversidade. Não sei a relação dos alienígenas com a biodiversidade, se é boa ou se é ruim.
  • Biogênese:Ver Teoria da biogênese.
  • Biologia Molecular:Ramo da ciência que une conhecimentos bioquímicos e biológicos para compreender a organização e o metabolismo dos seres vivos. Não sei se os alienígenas conhecem a biologia molecular.
  • Bioma:Comunidade clímax adaptada a uma determinada região. Biomas podem ser aquáticos ou terrestres. Os alienígenas tem seu próprio bioma.
  • Biomassa:Massa da matéria orgânica presente em um ser vivo ou em um conjunto de seres vivos. Os alienígenas tem sua própria biomassa.
  • Bioquímica:Ramo da Química Orgânica que estuda as substâncias presentes nos seres vivos e as reações químicas fundamentais à vida. Não sei se os alienígenas conhecem a bioquímica, isto é, se estão na Terra aprendendo-a conosco para seus fins alineígenas?
  • Biosfera:Conjunto de regiões da Terra capaz de abrigar formas de vida. Os alienígenas demonstram capacidade de adaptação a bioesfera.
  • Biótopo:Conjunto dos aspectos físicos e químicos de determinado ambiente. Ver também Comunidade biológica e Ecossistema. Os alienígenas escolhem biótopos semelhantes para se manifestarem.
  • Blastômero:Ver Clivagem.
  • Blástula:Estágio do desenvolvimento embrionário que sucede o de mórula. A blástula é uma bola oca de células, com uma cavidade interna chamada blastocela, delimitada por uma camada celular chamada blastoderma. Não sei se os alienígenas possuem a blástula.
  • Boca:Abertura do tubo digestivo dos animais por onde entra o alimento. Nos animais com sistema digestivo completo, a boca pode surgir antes do ânus (animais protostômios) ou depois dele (animais deuterostômios). Os alienígenas possuem boca.
  • Bolsa amniótica:Ver Âmnio.
  • Bolsa escrotal:Bolsa revestida de pele onde se alojam as gônadas masculinas (testículos). Me parece que os alienígenas possuem bolsa escrotal.
  • Bomba de sódio e potássio:Mecanismo de transporte ativo no qual proteínas carregadoras da membrana plasmática transportam íons sódio para fora da célula e íons potássio para dentro. Não sei se os alienígenas possuem bomba de sódio e potássio.
  • Brânquia:Órgão respiratório presente em diversos invertebrados aquáticos, nos peixes e nas larvas de anfíbios. Nos vertebrados, as brânquias são expansões da faringe, com ampla superfície de contato com a água circundante e grande irrigação sangüínea. Ver também Pulmão. Não sei se ao alienígenas possuem brânquia.
  • Briófita:(filo Bryophyta) Divisão do reino Planta que reúne os vegetais sem sistema condutor de seiva (avasculares) e sem flores (criptógamas). Os principais representantes são os musgos (filo Bryophyta), as hepáticas (filo Hepatophyta) e os antóceros (filo Anthocerophyta). Não sei a relação dos alienígenas com as briófitas.
  • Brônquio:Conduto respiratório dotado de reforços de cartilagem semelhantes aos da traquéia. Há dois brônquios ligados à traquéia, que se ramificam profusamente formando os bronquíolos, na extremidade dos quais se situam os alvéolos pulmonares. Não sei se os alienígenas possuem brônquio.
  • Bronquíolo:Ver Brônquio.
  • Brotamento:Processo assexuado de reprodução no qual o organismo genitor forma brotos, que podem destacar-se e constituir novos indivíduos. Em certas espécies os brotos permanecem unidos e originam colônias. Não sei a relação dos alienígenas com o brotamento.

Letra CVoltar ao índice

  • Caatinga:Bioma adaptado ao clima quente e seco, típico da Região Nordeste do Brasil. Não sei como os alienígenas se adaptam a caatinga.
  • Cabeça:Parte anterior do corpo de animais com simetria bilateral. Aí se localizam a boca e os principais órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar etc.). Os alienígenas que testemunhei, insetóides (imagens em visões e holografias) e seres de luz possuem cabeça.
  • Cadeia alimentar:Sequência linear de alimentação em que os produtores servem de alimento para os consumidores primários, estes para os secundários e assim por diante. Os alienígenas participam de uma cadeia alimentar aqui na Terra pouco conhecida.
  • Cadeia respiratória:(ou cadeia transportadora de elétrons) Etapa da respiração celular que ocorre no interior das mitocôndrias. Na cadeia respiratória, hidrogênios energéticos liberados durante o ciclo de Krebs passam por uma seqüência de substâncias aceptoras, liberando energia para a síntese de 36 moléculas de ATP por molécula de glicose utilizada. Não sei se os alienígenas efetuam a cadeia respiratória.
  • Cadeia transportadora de elétrons:Ver Cadeia respiratória.
  • Caixa torácica:Conjunto ósseo formado pelas costelas e pelo osso esterno, que protege o tórax dos animais vertebrados. Não sei se os alienígenas possuem ossos mas tem o tórax.
  • Calcitonina:Ver Tireóide.
  • Cálice:Ver Flor.
  • Câmbio vascular:Meristema presente nas plantas com crescimento secundário. O câmbio suberógeno (ou felogênio), por exemplo, é um meristema secundário que promove o crescimento em espessura da casca. O câmbio existente dentro de um feixe libero lenhoso (câmbio intrafascicular) é um meristema primário e surge a partir do procâmbio. Já o câmbio que aparece entre os feixes libero-lenhosos (câmbio interfascicular) é um meristema secundário e surge por desdiferenciação de células parenquimáticas. Não sei a relação dos alienígenas com o câmbio vascular.
  • Camisinha:(camisa-de-vênus) Dispositivo anticoncepcional, geralmente feito de látex, ajustado ao pênis antes do ato sexual. Destina-se a reter o esperma e evitar que esse atinja a vagina e o útero. É também uma das maneiras mais eficazes de prevenir a transmissão de doenças venéreas (sífilis, gonorréia, herpes, aids etc.). Não sei se os alienígenas tem camisinha ou outro tipo de anticoncepcional.
  • Campo:Bioma no qual predomina vegetação herbácea. Campos onde há predominância de gramíneas são chamados estepes. Não sei a relação dos alienígenas com o campo.
  • Campo cerrado:Bioma do tipo campo, semelhante à savana. No Brasil, localiza-se principalmente na Região Centro-Sul. Não sei a relação dos alienígenas com o campo cerrado.
  • Campo limpo:(ou pampa) Bioma de tipo campo, semelhante à estepe, com predominância de gramíneas, encontrado na Região Sul do Brasil. Não sei a relação dos alienígenas com o campo limpo.
  • Canal deferente:Conduto do sistema reprodutor de certos animais que conduz os espermatozoides produzidos no testículo para fora do corpo. Muito provavelmente os alienígenas insetóides possuem canal deferente pois tem pênis.
  • Canal excretor:Cada um dos dois canais de eliminação das toxinas corporais, que se abrem em um único poro excretor (em nematódeos). Provavelmente os alienígenas devem ter canal excretor para eliminarem suas toxinas corporais.
  • Capilar sanguíneo:Vaso de calibre muito pequeno, cuja parede é constituída por uma única camada de células achatadas, bem encaixadas entre si (endotélio). É através dos capilares que ocorrem trocas de substâncias entre as células dos tecidos e o sangue. Provavelmente os alienígenas insetóides tem capilar sanguíneo.
  • Capsídeo:Ver Vírus.
  • Cápsula de Bowman:Extremidade dilatada do néfron, em forma de taça, no interior da qual se encontra o glomérulo de Malpighi. A cápsula recolhe o filtrado glomerular extravasado do glomérulo (urina inicial) e o envia aos túbulos renais, onde se formará a urina. Provavelmente os alienígenas insetóides tem cápsula de Bowman pois tem sangue e pênis.
  • Carboidrase:Ver Suco intestinal (ou suco entérico).
  • Cariogamia:(ou anfimixia) Fusão dos núcleos do óvulo do espermatozóide (pronúcleos feminino e masculino, respectivamente), originando o núcleo de fecundação do zigoto. Provavelmente os alienígenas insetóides formem cariogamia.
  • Carioteca:Ver Membrana nuclear.
  • Cariótipo:Conjunto de cromossomos de cada célula de um organismo. O cariótipo de uma célula diplóide humana, por exemplo, é constituído por 46 cromossomos. Os cromossomos de painel constituem um idiograma. Provavelmente os alienígenas possuem um cariótipo.
  • Categoria taxonômica:Cada um dos grupos que compõem o sistema de classificação biológica. As principais categorias taxonômicas, da mais abrangente para a mais restrita, são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Provavelmente os alienígenas se enquadram na categoria taxonômica.
  • Cauda:No embrião de cordado, região do corpo que se prolonga além do ânus. Não sei se os alienígenas tem cauda.
  • Caule:Órgão vegetal geralmente localizado fora do solo, ao qual se ligam as raízes e as folhas. Não sei a relação dos alienígenas com o caule.
  • Cavidade gastrovascular:Ver Cnidaria e Platyhelminthes.
  • Ceco:Bolsa ou expansão de fundo cego presente no sistema digestivo de certos animais. Em anelídeos, por exemplo, os cecos intestinais aumentam a superfície de absorção dos alimentos. Em certos animais herbívoros, como o coelho, o ceco intestinal é muito desenvolvido e serve de câmara de cultivo de microorganismos, equivalente ao rume dos ruminantes. Não sei se os alienígenas possuem ceco.
  • Cefalização:Ver Simetria.
  • Celoma:Cavidade interna do corpo de certos animais, totalmente revestida por tecido originário do mesoderma. Com exceção de espongiários, cnidários, platelmintos e nematelmintos, todos os outros animais são celomados. Provavelmente os alienígenas também são celomados pois a maioria dos animais são celomados.
  • Celomado:(esquizocelomado e enterocelomado) Com exceção de espongiários, cnidários, platelmintos e nematódeos, todos os outros animais são celomados. Celoma é a cavidade interna do corpo de animais, totalmente revestida por tecido originário do mesoderma. Conforme o processo de formação do celoma os animais se dividem em esquizocelomados e enterocelomados (origem embrionária). Provavelmente os alienígenas são celomados.
  • Célula:Unidade estrutural e fisiológica da vida. As células podem ser procarióticas (sem núcleo organizado) ou eucarióticas (com núcleo delimitado pela carioteca). Os vírus são os únicos seres que não apresentam células. O estudo das células é a Citologia. Provavelmente os alienígenas possuem células, apenas os seres de luz que pode ser diferente.
  • Célula diploide:É aquela que apresenta, no núcleo, pares de cromossomos homólogos. Representa-se por 2n. Excetuando-se a linhagem gamética, todas as células de nosso corpo são diplóides (2n). Ver também Célula haplóide. Não sei se os alienígenas apresentam célula diploide.
  • Célula espermática:Ver Tubo polínico.
  • Célula eucariótica:Célula em que há uma membrana nuclear (carioteca) delimitando o núcleo, no interior do qual se localizam os cromossomos. A célula eucariótica apresenta, além do núcleo, sistemas membranosos e organelas no citoplasma. Com exceção de bactérias e cianobactérias, cujas células são procarióticas, e de vírus, que são acelulares, todos os outros seres têm células eucarióticas. Ver também Célula procariótica.  Provavelmente os alienígenas possuem células eucarióticas.
  • Célula glial:Célula do tecido nervoso que sustenta e nutre os neurônios. Um exemplo de célula da glia é o oligodendrócito. Provavelmente os alienígenas possuem célula glial pois devem ter célula do tecido nervoso.
  • Célula haploide:É aquela que possui, no núcleo, apenas um representante de cada tipo de cromossomo. Representa-se por n. As únicas células haplóides (n) de nosso corpo são as da linhagem que forma os gametas (óvulo e espermatozóide). Ver também Célula diplóide. Se os alienígenas se reproduzirem com gametas e células haploides eles a possuem.
  • Célula intersticial:Célula endócrina presente nos testículos de animais mamíferos e responsável pela secreção do hormônio testosterona. Se os alienígenas produzem testosterona eles devem ter célula intersticial.
  • Célula procariótica:Célula na qual não há carioteca envolvendo o material hereditário nem organelas membranosas no citoplasma. Bactérias têm células procarióticas. Ver também Célula eucariótica. Não sei se os alienígenas possuem célula procariótica.
  • Célula-companheira:Célula do floema associada a cada elemento de tubo crivado. Sua função parece ser a regulação do fluxo de seiva elaborada no interior do vaso liberiano. O citoplasma da célula-companheira comunica-se com o citoplasma do elemento de tubo crivado adjacente através de pontuações nas paredes celulares. Não sei a relação dos alienígenas com a célula-companheira.
  • Célula-flama:Célula do sistema excretor dos platelmintos de vida livre. Não sei a relação dos alienígenas com a célula-flama.
  • Célula-ovo:Ver Zigoto.
  • Celulose:Polissacarídeo constituído pela união de milhares de moléculas de celobiose, a qual é formada por duas moléculas de glicose unidas. A celulose é o principal componente da parede celular dos vegetais. Não sei a relação dos alienígenas com a celulose.
  • Centríolo:Organela citoplasmática presente nas células eucarióticas, com exceção das plantas frutíferas. Suas funções são originar cílios e flagelos. Talvez os alienígenas tenham centríolo.
  • Centrômero:Estrutura localizada na constrição primária dos cromossomos, definindo dois braços cromossômicos. Após a duplicação cromossômica, as cromátides-irmãs permanecem unidas pelo centrômero. Talvez os alienígenas tenham centrômero.
  • Centrossomo:(ou centro celular) Local da célula para onde convergem os microtúbulos do citoplasma. Não sei a relação dos alienígenas com o centrossomo.
  • Cephalochordata:(cefalocordados) Ver Chordata.
  • Cera:Lipídio formado por moléculas de ácidos graxos unidas a álcoois diferentes de glicerol. Não sei se os alienígenas produzem cera.
  • Cercária:Larva aquática do verme Schistosoma, que se desenvolve no corpo de um caramujo planorbídeo (hospedeiro intermediário), de onde se liberta e passa a nadar até encontrar um hospedeiro definitivo. Penetra ativamente através da pele do homem e de animais. Não sei a relação dos alienígenas com a cercaria.
  • Cerda:Pequena projeção constituída de quitina, presente na superfície do corpo dos anelídeos. A minhoca, por exemplo, tem poucas cerdas corporais (Oligochaeta), enquanto o verme marinho Nereis tem muitas cerdas, implantadas nos parápodes (Polichaeta). Não sei a relação dos alienígenas com a cerda.
  • Cerebelo:Região do encéfalo (metencéfalo) de vertebrados responsável pelo equilíbrio e pela integração de funções complexas (como andar de bicicleta, por exemplo). Talvez os alienígenas tenham cerebelo.
  • Cérebro:Parte do encéfalo (telencéfalo) dos vertebrados, muito desenvolvida em aves e mamíferos. É o centro da inteligência e do aprendizado. Talvez os alienígenas tenham cérebro.
  • Chondrichthyes:(condrictes ou peixes cartilaginosos) Classe da superclasse Pisces do subfilo Vertebrata, cujos representantes apresentam mandíbula e esqueleto cartilaginoso. Ex.: tubarões, raias, cações etc. 227. Não sei a relação dos alienígenas com os chondrichthyes.
  • Chordata:(cordados) Filo do reino Animalia cujos representantes se caracterizam por apresentar, durante a fase embrionária, notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais na faringe e cauda. São triblásticos, deuterostômicos e com celoma. Apresenta três subfilos: Urochordata ou Tunicata (urocordados ou tunicados), Cephalochordata (cefalocordados) e Vertebrata ou Craniata (vertebrados). Urocordados e cefalocordados são chamados cordados invertebrados ou protocordados. Não sei a relação dos alienígenas com o chordata.
  • Cianobactéria:Organismo unicelular, procariótico, isolado ou colonial, autotrófico fotossintetizante, pertencente ao reino Monera. Antigamente as cianobactérias eram consideradas algas (algas azuis ou cianofíceas). Atualmente são classificadas no grupo das eubactérias. Não sei a relação dos alienígenas com a cianobactéria.
  • Ciclo biogeoquímico:Circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico. Com a morte de um organismo, a matéria orgânica que o compõe é degradada e seus elementos químicos retornam ao ambiente, sendo aproveitados por outros seres vivos. É provável que os alienígenas partilhem do nosso ciclo biogeoquímico terrestre.
  • Ciclo celular:Período de vida de uma célula, compreendido desde sua origem pela divisão da célula-mãe até sua divisão, quando origina células-filhas. É provável que os alienígenas tenham um ciclo celular.
  • Ciclo das chuvas:Processo pelo qual a água presente na superfície terrestre passa da atmosfera, onde se encontra na forma de vapor, para a crosta, onde se acumula na forma líquida originando rios, lagos e mares. Pelo que vejo os alienígenas se interessam pelo ciclo das chuvas.
  • Ciclo das pentoses:(ou de Calvin-Benson) Etapa química da fotossíntese em que moléculas de gás carbônico do ar se combinam com hidrogênio proveniente da água (transferidos pelo NADPH2), formando glicose. A energia para a síntese de glicose vem do ATP obtido nas fotofosforilações. Não sei a relação dos alienígenas com o ciclo das pentoses.
  • Ciclo de Krebs:(ou do ácido cítrico) Etapa da respiração aeróbica que, nos organismos eucarióticos, ocorre no interior das mitocôndrias. O ácido cítrico é a primeira substância formada no ciclo, que produz gás carbônico e libera hidrogênios energéticos. Estes passam pela cadeia respiratória, fornecendo energia para a síntese de 36 moléculas de ATP por molécula de glicose utilizada. Não sei a relação dos alienígenas com o ciclo de Krebs.
  • Ciclo do ácido cítrico:Ver Ciclo de Krebs.
  • Ciclo menstrual:Conjunto de alterações cíclicas que ocorrem no organismo da mulher, preparando-a para a gravidez. Ver também Menstruação. Não sei se os alienígenas possuem ciclo menstrual.
  • Ciência:Método rigoroso para investigar a natureza, buscando explicá-la de acordo com regras lógicas. Os métodos utilizados pelos cientistas são chamados métodos científicos, dos quais fazem parte a observação, a formulação de hipóteses e a experimentação. Talvez os alienígenas disponham de algo similar a Ciência, pois possuem tecnologias, saber e conhecimento, possuem naves espaciais.
  • Ciliado:(Filo Ciliophora) Classe de protozoários cujos representantes se locomovem por meio de cílios. Não sei se os alienígenas possuem algo ciliado.
  • Cilindro central:Parte do caule e da raiz situada internamente ao córtex. Contém vasos condutores, fibras e parênquima. Não sei se os alienígenas possuem cilindro central
  • Cílio:Estrutura filiforme presente na superfície de certas células, em geral mais curta e em maior número que o flagelo. Sua função é promover movimentos (para a locomoção, limpeza de superfícies ou captura de alimento). Não sei se os alienígenas lidam ou tem cílio.
  • Cintura escapular:O conjunto de ossos do esqueleto dos vertebrados que une o esqueleto dos membros locomotores ao esqueleto axial (coluna vertebral) é a cintura articular. A união dos braços ao tronco é feita pela cintura escapular, e a união das pernas ao tronco é feita pela cintura pélvica. Provavelmente os alienígenas devem ter cintura escapular.
  • Cintura pélvica:Ver Cintura escapular. Provavelmente os alienígenas dispõem de cintura pélvica.
  • Circulação pulmonar:(pequena circulação) O sangue chega ao átrio do coração pelas veias cavas. Passa para o ventrículo direito e, através da artéria pulmonar que se divide em duas, vai aos pulmões, onde recebe oxigênio e elimina gás carbônico. Não sei se os alienígenas dispõem de circulação pulmonar.
  • Circulação sistêmica:(grande circulação) Depois de oxigenado nos pulmões, o sangue volta ao coração pelas veias pulmonares. Chega ao átrio esquerdo, passa ao ventrículo esquerdo e daí pela artéria aorta vai para todos os sistemas do corpo. Não sei se os alienígenas dispõem de circulação sistêmica.
  • Cisticerco:Ver Cisticercose.
  • Cisticercose:Doença parasitária causada pela presença de cisticercos (formas imaturas de tênia), alojados principalmente na musculatura do corpo de animais mamíferos que ingeriram ovos de tênia. Se uma pessoa comer carne com cisticercos, poderá adquirir teníase. Não sei se os alienígenas desenvolvem cisticercose.
  • Citocinese:Divisão do citoplasma que ocorre posteriormente à divisão nuclear (cariocinese) e que completa o processo de divisão celular. Pode ser centrípeta, como nas células animais, ou centrífuga, como em células de plantas. Não sei se os alienígenas fazem citocinese.
  • Citocinina:Hormônio vegetal cuja função principal é estimular a divisão celular. As citocininas exercem seus efeitos apenas em associação com as auxinas. Não sei se os alienígenas tem citocinina.
  • Citoesqueleto:Conjunto de fibras e túbulos de proteína que dão sustentação às células e permitem sua movimentação. Não sei se os alienígenas dispõem de citoesqueleto.
  • Citologia: Ramo da Biologia que estuda as células. Ver também Célula. Não sei se os alienígenas dispõem de uma citologia.
  • Citoplasma:Região da célula compreendida entre a membrana plasmática e o núcleo das células eucarióticas. Em células procarióticas refere-se a todo o conteúdo celular. Contém um fluido viscoso chamado hialoplasma ou citosol. Nas células eucarióticas o citoplasma contém organelas e sistemas de canais membranosos, além de ribossomos, também presentes no citoplasma de células procarióticas.  Não sei se os alienígenas dispõem de citoplasma.
  • Citosol:Fluido viscoso presente no citoplasma celular. Não sei se os alienígenas dispõem de citosol.
  • Classe:Categoria taxonômica que reúne ordens semelhantes. Não sei se os alienígenas dispõem de categorias taxonômicas como a classe.
  • Classificação biológica:Sistema que ordena os seres vivos e os distribui em grupos hierárquicos. A classificação moderna relaciona os seres vivos de acordo com o parentesco evolutivo. A nomenclatura binomial, associada ao sistema de classificação, uniformiza e simplifica seu estudo. As categorias taxonômicas principais são: reino, filo, classe, ordem , família, gênero e espécie. Não sei se os alienígenas nos classificam biológicamente e se muito ou pouco se interessam por isto.
  • Clitelo:Região diferenciada do corpo da minhoca, próxima à cabeça, que forma o casulo mucoso no qual serão postos os ovos. Na região do clitelo abre-se o poro genital feminino. Não sei se os alienígenas dispõem de clitelo.
  • Clitóris:Órgão do sistema genital feminino humano, que tem mesma origem embrionária que o pênis. É um local de alta excitabilidade sexual. Não sei se o órgão do sistema genital feminino alienígena possui clitóris.
  • Clivagem:(ou segmentação) Cada uma das divisões celulares que ocorrem no ovo, nas primeiras fases do desenvolvimento embrionário. As células resultantes das clivagens são os blastômeros. O tipo de clivagem depende da quantidade de vitelo presente no ovo. Ovos oligolécitos sofrem clivagem holoblástica (total) e igual. Ovos heterolécitos sofrem clivagem holoblástica e desigual, na qual se formam blastômeros grandes (macrômeros) e pequenos (micrômeros). Ovos telolécitos sofrem clivagem meroblástica (parcial). Não sei se o desenvolvimento embrionário dos alienígenas nas primeiras fases sofre clivagem ou segmentação.
  • Cloroplasto: Organela citoplasmática presente exclusivamente em células de plantas e de algas, onde ocorre a fotossíntese. É envolvida por duas membranas e apresenta estruturas membranosas achatadas e discoidais (tilacóides), empilhadas de modo a formar os grana (singular granum). O líquido que preenche o cloroplasto é o estroma. A clorofila localiza-se nas membranas dos tilacóides. Não sei se os alienígenas dispõem de cloroplasto.

        Cnidaria:(ou Coelenterata) (cnidários ou celenterados) Filo do reino Animalia constituído          por animais diblásticos, com sistema digestivo incompleto (cavidade gastrovascular),                dotados de células urticantes (cnidoblastos). Os cnidários vivem em ambientes aquáticos.          Ex.: águas-vivas, anêmonas-do-mar, corais etc. Não sei se os alienígenas dispõem de              cnidaria.

  • Cnidoblasto:(célula urticante) Célula típica dos cnidários (celenterados), que possui em seu interior a cápsula urticante (nematocisto). Quando estimulados, os cnidoblastos descarregam o filamento e substâncias tóxicas contidos no nematocisto, que queimam a presa ou o atacante. Não sei se os alienígenas dispõem de cnidoblasto.
  • Co-dominância:Propriedade do alelo de um gene expressar-se sem encobrir nem mesclar sua expressão com a de outro alelo (co-dominante), em indivíduos com genótipo heterozigótico. Não sei se os alienígenas dispõem de co-dominância, mas possuem aparelho reprodutor.
  • Coacervato:Aglomerado de proteínas cercado por uma película de moléculas de água. Acredita-se que os coacervatos podem ter sido os precursores dos primeiros seres vivos que surgiram na Terra. Não sei a relação dos alienígenas com os coacervatos.
  • Coanócito:Célula dotada de flagelo e de um colarinho membranoso, que reveste internamente a espongiocela (átrio) dos espongiários. Não sei se os alienígenas dispõem de coanócito.
  • Código genético:Sistema de informação gênica em que cada trinca de bases nitrogenadas do RNA mensageiro corresponde a um aminoácido na proteína. Talvez os alienígenas possuam código genético pois possuem aparelho reprodutor.
  • Códon:Cada uma das trincas de bases nitrogenadas do RNA mensageiro que é traduzida, no ribossomo, em um aminoácido específico da proteína. Ver também Anticódon e Código genético. Não sei se os alienígenas dispõem de códon.
  • Coifa:Envoltório celular presente na extremidade das raízes, cuja função é proteger o meristema radicular do atrito com o solo. Não sei se os alienígenas possuem coifa.
  • Coito interrompido:Método para evitar a gravidez que consiste em retirar o pênis da vagina antes que a ejaculação ocorra. Não sei se os alienígenas praticam coito interrompido.
  • Colecistoquinina:Hormônio produzido por células endócrinas da parede do duodeno. Participa da digestão humana induzindo o pâncreas a secretar as enzimas pancreáticas e a vesícula biliar a liberar a bile. Não sei se os alienígenas dispõem de colecistoquinina.
  • Colênquima:Tecido vegetal de sustentação, formado por células vivas, alongadas (fibras colenquimáticas), dotadas de reforços adicionais de celulose na parede. Ver também Esclerênquima.  Não sei se os alienígenas possuem colênquima.
  • Colo intestinal:Parte do intestino grosso de certos animais vertebrados que liga o intestino delgado ao reto. Aí ocorre a maior parte da reabsorção de água dos resíduos resultantes da digestão dos alimentos. Provavelmente os alienígenas possuem colo intestinal ou algo semelhante pois se alimentam e fazem a digestão.
  • Colônia:Conjunto altamente integrado e funcional formado pela associação de seres de mesma espécie. Fala-se, nesse caso, em cooperação intra-específica. Ex.: corais, caravelas-portuguesas (Physalia). Não sei se os alienígenas vivem em colônias.
  • Coloração:Técnica citológica em que se empregam corantes específicos para aumentar os contrastes entre as partes celulares. A coloração facilita a observação microscópica. Não sei como reagem os alienígenas a coloração.
  • Coluna vertebral:Conjunto de ossos articulados (vértebras) que formam o eixo de sustentação corporal dos animais do subfilo Vertebrata (filo Chordata). Os orifícios das vértebras formam um canal no qual se aloja a medula espinhal (ou raquidiana). Provavelmente os alienígenas possuem uma coluna vertebral.
  • Combustível fóssil:Material de origem orgânica, formado há milhões de anos no subsolo e utilizado como fonte de energia pela humanidade (exemplos: carvão, petróleo, turfa etc.). Não sei se os alienígenas utilizam combustível fóssil.
  • Comensalismo:Relação ecológica interespecífica em que apenas uma das partes obtém benefícios, sem prejuízo da outra parte. O termo é geralmente empregado para associações de espécies animais. Não sei se os alienígenas se relacionariam com comensalismo na Terra.
  • Competição interespecífica:Relação ecológica entre seres de espécies diferentes em que há disputa por um ou mais recursos do meio (alimento, água, espaço etc.). Provavelmente há uma competição interespecífica entre alienígenas e outras espécies da Terra.
  • Competição intra-específica:Relação ecológica entre indivíduos da mesma espécie em que há disputa pelos recursos do ambiente, como água, alimento, minerais, luz, ou por parceiros para reprodução. Provavelmente possa haver competição intra-específica entra alienígenas.
  • Comunidade biológica:(ou biocenose) Conjunto de seres vivos de diferentes espécies que coabitam uma mesma região. Não sei se os alienígenas vivem numa comunidade biológica.
  • Comunidade-clímax:Estágio de máxima estabilidade atingido por uma comunidade durante seu desenvolvimento. A biomassa e o número de espécies mantêm-se relativamente constante ao longo do tempo nas comunidades clímax. Não sei se os alienígenas estão no estágio de comunidade-clímax.
  • Concha:Estrutura esquelética calcária presente em muitos moluscos. Pode ser externa (mexilhões, caracóis etc.), interna (lulas, sépias etc.) ou estar ausente (polvos e calamares). O material da concha é secretado por uma prega da pele que recobre o corpo (manto). Não se se os alienígenas possuem a concha.
  • Conjugação:(em paramécio) Processo complexo de reprodução sexuada em protozoários. Não sei se os alienígenas fazem conjugação.
  • Conjugação bacteriana:Processo de união sexual entre dois organismos unicelulares, com troca de material genético entre os conjugantes. Não sei se os alienígenas fazem conjugação bacteriana.
  • Consumidor:(primário, secundário, terciário) Organismo heterotrófico cuja alimentação depende, direta ou indiretamente, dos produtores. Os que se alimentam diretamente dos produtores são consumidores primários (herbívoros). Talvez os alienígenas sejam consumidores.
  • Contracepção:Método ou técnica que se destina a evitar a gravidez. Alguns dos métodos anticoncepcionais mais usados são o coito interrompido, a camisinha, o DIU, o diafragma, a pílula anticoncepcional etc. Não sei se os alienígenas fazem contracepção.
  • Controle experimental:Em um experimento científico é a comparação entre duas situações que diferem por um único aspecto, exatamente aquele que se deseja testar. O controle do experimento permite ter certeza de que as variações observadas entre as duas situações devem-se realmente à intervenção experimental. Talvez os alienígenas façam controle experimental conforme dados ambientais testemunhados.
  • Coração:Órgão oco e musculoso presente em diversos grupos de animais, responsável pelo bombeamento do sangue no interior dos vasos sangüíneos. Nos vertebrados, o coração apresenta-se constituído por dois tipos de câmara: aurícula (ou átrio) e ventrículo. Peixes têm uma aurícula e um ventrículo. Não sei se os alienígenas possuem coração ou outra estrutura ou outro órgão alienígena, ou seja, não humano.
  • Cordão umbilical:Órgão pelo qual a placenta se comunica com o embrião. Nele existem duas artérias e uma veia (na espécie humana). Não sei se os alienígenas possuem placenta.
  • Córion:Anexo embrionário que envolve totalmente o embrião e os demais anexos em répteis, aves e mamíferos. Possui função protetora e, em répteis e aves, une-se ao alantóide, constituindo o alantocório, que exerce função respiratória. Não sei se os alienígenas apresentam córion.
  • Córnea:Membrana transparente que recobre a parte frontal do olho dos vertebrados. Não sei se os alienígenas apresentam a córnea.
  • Corola:Ver Flor.
  • Corpo amarelo:(ou corpo lúteo) Estrutura resultante do desenvolvimento do folículo ovariano rompido, sob a ação do hormônio luteinizante (LH) produzido pela hipófise. Não sei se os alienígenas tem corpo amarelo ou corpo lúteo.
  • Corpo celular:Parte mais volumosa do neurônio onde se localizam o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas. Ver Neurônio. Não sei se os alienígenas apresentam corpo celular.
  • Corpo de frutificação:Estrutura reprodutiva presente em muitos fungos, que consiste de hifas estéreis e férteis organizadas. Nos fungos basidiomicetos, o corpo de frutificação é o cogumelo (basidiocarpo). Não sei se os alienígenas tem corpo de frutificação.
  • Corte histológico:Técnica citológica que consiste em cortar o material biológico em finas fatias para permitir a observação ao microscópio. Os cortes são executados em aparelhos chamados micrótomos, (para microscopia óptica) ou ultramicrótomos, (para microscopia eletrônica). Provavelmente seja possível executar corte histológico em alienígenas.
  • Córtex:Denominação genérica das porções mais externas de um órgão maciço. Nos animais, fala-se em córtex do cérebro (região mais externa do cérebro) ou córtex da glândula adrenal, por exemplo. Nas plantas, o córtex é constituído por tecido parenquimático, situado logo abaixo da epiderme da raiz e do caule. Não sei se os alienígenas apresentam córtex.
  • Córtex adrenal:Porção mais externa das glândulas adrenais. Produz hormônios esteróides, como cortisol e aldosterona. Não sei se os alienígenas apresentam córtex adrenal.
  • Córtex renal:Região mais externa do rim, sob a cápsula fibrosa, onde estão localizados os néfrons. Não sei se os alienígenas apresentam córtex renal.
  • Cortisol:Ver Córtex adrenal.
  • Costela:Ver Caixa torácica.
  • Cotilédone:Folha especializada do embrião de plantas fanerógamas. Sua função é a nutrição do embrião, seja transferindo nutrientes do endosperma, seja acumulando ele mesmo substâncias nutritivas. O número de cotilédones é usado como principal critério para separar as angiospermas em duas classes, Monocotyledoneae (um cotilédone) e Dicotyledoneae (dois cotilédones). Não sei se os alienígenas possuem algum cotilédone.
  • Crânio:Parte do esqueleto dos vertebrados formada pela caixa craniana, pela mandíbula (maxilar inferior) e pelas estruturas esqueléticas que sustentam a laringe. Juntamente com a coluna vertebral, constitui o esqueleto axial dos vertebrados. Provavelmente os alienígenas possuem crânio.
  • Criacionismo:(ou teoria da criação) Crença segundo a qual toda espécie viva seria resultado de criação divina. Talvez os alienígenas acreditem em criacionismo.
  • Cristalino:Parte do olho com formato de lente convergente, localizada atrás da pupila, responsável pela focalização das imagens na retina. Não sei se os alienígenas possuem cristalino.
  • Cromátide:Cada um dos dois filamentos do cromossomo duplicado que se mantêm unidos pelo centrômero. Cromátides de um cromossomo duplicado são cromátides-irmãs. Depois de separadas, na anáfase da divisão celular, cada cromátide passa a ser chamada cromossomo. Talvez os alienígenas possuem cromátide.
  • Cromatina:Material filamentoso, que se cora com facilidade, presente no núcleo das células. É constituído pelo conjunto de cromossomos descondensados e emaranhados da célula em intérfase. Não sei se os alienígenas possuem cromatina.
  • Cromatina sexual:Nome dado ao cromossomo X inativado e condensado das fêmeas de mamíferos. O cromossomo condensado forma um pequeno grânulo visível em preparações de células tratadas com corantes para núcleo. Também é chamada de corpúsculo de Barr. Não sei se os alienígenas possuem cromatina sexual.
  • Cromatóforo:Células epidérmicas pigmentadas que permitem a mudança de cor em muitas espécies de moluscos. Não sei se os alienígenas possuem cromatóforo.
  • Cromoplasto:Ver Plasto.
  • Cromossomo:Cada um dos longos filamentos presentes no núcleo das células eucarióticas, constituído basicamente por DNA e proteínas. Nos cromossomos situam-se os genes. Provavelmente os alienígenas possuem cromossomo pois se reproduzem e transmitem suas informações genéticas.
  • Cromossomo bacteriano:Molécula circular de DNA existente no citoplasma de bactérias. Não sei se os alienígenas possuem cromossomo bacteriano.
  • Cromossomo homólogo:Cada membro de um par de cromossomos geneticamente equivalentes, presentes em uma célula diplóide. Esses cromossomos apresentam a mesma seqüência de lócus gênicos, ou seja, a mesma seqüência de genes. Não conheço a divisão celular dos alienígenas.
  • Cromossomo sexual:(ou heterossomo) Tipo de cromossomo que difere nos sexos. Na espécie humana, por exemplo, as mulheres apresentam, além dos autossomos, dois cromossomos sexuais X. Não sei quantos cromossomos X a fêmea alienígena possui e se é o comossomo X.
  • Cromossomo sexual (ou heterossomo):Tipo de cromossomo que difere nos sexos. Na espécie humana, por exemplo, as mulheres apresentam, além dos autossomos, dois cromossomos sexuais X. Não sei se os alienígenas dispõem de cromossomos sexuais.
  • Cromossomo X:Ver Cromossomo sexual.
  • Cromossomo Y:Ver Cromossomo sexual.
  • Crosta terrestre:Camada rochosa que envolve nosso planeta. A crosta é uma camada fina (cerca de 30 km de espessura) se comparada ao diâmetro da Terra (cerca de 13 mil km).
  • Cruzamento-teste:É realizado entre indivíduos de genótipo homozigótico recessivo e indivíduos cujo genótipo se quer descobrir. Não sei se os alienígenas realizam cruzamento-teste.
  • Daltonismo:(ou cegueira às cores) Anomalia hereditária recessiva ligada ao sexo, que se caracteriza pela incapacidade de distinguir determinadas cores. O tipo mais comum de daltonismo é aquele em que a pessoa não distingue o verde do vermelho. Os genótipos e respectivos fenótipos para esse tipo de daltonismo são: mulher normal homozigótica (XDXD). Não sei se os alienígenas tem daltonismo.
  • Darwinismo:Teoria evolucionista elaborada por Charles Darwin, publicada em 1859 no livro On the origin of species (A origem das espécies), que explica a evolução dos seres vivos por meio da seleção natural. A teoria evolucionista de Charles Darwin pode explicar a origem dos alienígenas e o seu comportamento.
  • Decompositor:Categoria que reúne fungos e bactérias que se alimentam de cadáveres de outros seres. Promovem a decomposição e a reciclagem da matéria orgânica, possibilitando o reaproveitamento de seus componentes pelos seres vivos. Provavelmente existam decompositores entre os alienígenas e suas comunidades alienígenas para realizarem a reciclagem da matéria orgânica.
  • Defecação:O ato de eliminar as fezes. Não sei se os alienígenas eliminam fezes.
  • Deglutição:O ato de engolir. Provavelmente os alienígenas fazem deglutição pois tem cavidade oral.
  • Dendrito:Cada um dos inúmeros prolongamentos de um neurônio, capaz de receber estímulos, transformando-os em impulsos nervosos e transmitindo-os ao corpo celular. Ver também Axônio. Não sei se os alienígenas possuem dentritos.
  • Densidade populacional:Ver População biológica.
  • Dente:Apêndice rígido presente na boca de diversos animais. Os dentes podem ter diferentes formas e ser constituídos de diversas substâncias (quitina, sais de cálcio etc.). Nos mamíferos, o dente é uma estrutura complexa, revestida por esmalte calcificado e que contém vasos sanguíneos e nervos. Não sei se os alienígenas tem dentes.
  • Derme:Camada mais interna da pele, firmemente unida a epiderme, constituída por tecido conjuntivo frouxo. Contém vasos sanguíneos, terminações nervosas, glândulas e os folículos dos pelos. Provavelmente os alienígenas tem derme, mas derme alienígena.
  • Desenvolvimento embrionário:Processo que envolve a transformação do zigoto em um indivíduo multicelular adulto. A primeira etapa do desenvolvimento, que vai até a formação dos órgãos corporais, é o desenvolvimento embrionário. Espécies em que o jovem nasce com aparência semelhante à do adulto têm desenvolvimento direto. Não sei como é o desenvolvimento embrionário alienígena.
  • Deserto:Bioma que se estabelece em regiões pobres em água. Não sei como se relacionam os desertos e os alienígenas.
  • Desnaturação:(ou denaturação) (de proteína) Alteração da estrutura espacial de uma proteína. Os principais agentes desnaturantes são a temperatura elevada e os extremos de pH. Não sei se os alienígenas realizam desnaturação.
  • Desnitrificação:Transformação de nitratos e outras substâncias nitrogenadas em gás nitrogênio (N2) pela ação de bactérias desnitrificantes. Não sei a relação entre alienígenas e a desnitrificação.
  • Desoxirribose:Monossacarídeo (pentose) presente nos nucleotídeos que entram na composição do ácido desoxirribonucléico (DNA). Ver também Nucleotídeo e DNA.  Não sei se os alienígenas possuem desoxirribose.
  • Deuteromiceto:(filo Deuteromycetes) Ver Reino Fungo.
  • Deuterostomia:Super filo de animais triblásticos nos quais a formação da boca ocorre em época posterior à do ânus, durante o desenvolvimento. São deuterostômicos os representantes dos filos Echinodermata e Chordata. Ver também Protostomia.  Não sei a relação entre alienígenas e a deuterostomia.
  • Diabete insípida:Ver Hormônio antidiurético.
  • Diabetes melito:Doença causada por alterações no metabolismo da glicose, em geral por deficiência do hormônio insulina, com aumento da taxa de glicose no sangue. Não sei a relação entre alienígenas e a diabetes melito.
  • Diacinese:Última subfase da prófase I da meiose que se caracteriza pelo deslizamento dos quiasmas para as extremidades dos cromossomos (terminalização dos quiasmas). Não sei a relação entre alienígenas e a diacinese.
  • Diafragma:Membrana que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. Não sei se os alienígenas possuem diafragma.
  • Diafragma vaginal:Dispositivo anticoncepcional que consiste em um protetor, geralmente feito de látex, que é colocado no fundo da vagina e ajustado ao colo do útero antes do coito. Destina-se a impedir que o esperma atinja a cavidade uterina. Não sei se o diafragma vaginal se adapta aos alienígenas.
  • Diástole:Relaxamento das câmaras do coração (diástole auricular e diástole ventricular), que se enchem de sangue. Ver também Sístole, Ciclo cardíaco e Pressão arterial.  Não sei se os alienígenas realizam diástole.
  • Diatomácea:Gênero de alga unicelular do filo Bacillariophyta, dotada de uma carapaça externa silicosa formada por duas metades (valvas) encaixadas. Ao se dividir, uma diatomácea produz um descendente de tamanho ligeiramente menor que o outro. Ver também Reino Protista. Não sei a relação entre alienígenas e a diatomácea.
  • Diblástico:(ou diploblástico) Animais que apresentam dois folhetos germinativos, ectoderma e endoderma, como os cnidários. Não sei se os alienígenas são diblásticos, com ectoderma e endoderma.
  • Dieta:Combinação de alimentos ingeridos por um indivíduo. Significa, também, o conjunto de hábitos alimentares. Dieta protetora é aquela que fornece ao organismo as quantidades mínimas de nutrientes suficientes para impedir a desnutrição (1.300 kcal). Dieta balanceada é a combinação correta dos diversos tipos de alimentos. Os alienígenas devem ter sua própria dieta.
  • Dieta balanceada:Ver Dieta.
  • Dieta protetora:Ver Dieta.
  • Difusão facilitada:Passagem de substâncias através da membrana plasmática facilitada pela ação de proteínas denominadas permeases.  Não sei se  os alienígenas realizam difusão facilitada.
  • Difusão simples:Processo espontâneo em que partículas de um soluto se espalham (difundem-se) em uma solução. A difusão ocorre das regiões onde a concentração de partículas é maior para regiões onde a concentração é menor, com a tendência de as concentrações se igualarem. Não sei se os alienígenas realizam difusão simples.
  • Digestão intracelular:Ver Lisossomo.
  • Dinoflagelados:(filo Dinophyta) Ver Reino Protista.
  • Diplóteno:Subfase da prófase I da meiose que se caracteriza pela separação dos cromossomos homólogos (que constituíam as tétrades). O afastamento dos homólogos possibilita a visualização dos quiasmas, nos locais onde ocorreu permutação. Não sei se os alienígenas possuem diplóteno.
  • Dissacarídeo:Glicídio proveniente da reação de síntese entre dois monossacarídeos, com formação de uma molécula de água (síntese por desidratação). Essa união entre dois monossacarídeos é uma ligação glicosídica. A sacarose é um exemplo de dissacarídeo. Não sei se os alienígenas possuem dissacarídeos.
  • DIU:(dispositivo intra-uterino) Método anticoncepcional que consiste em um dispositivo, geralmente feito de plástico e metal, que é introduzido na cavidade do útero, impedindo o embrião de se implantar no endométrio (nidação). Não sei se o DIU se adapta aos alienígenas.
  • Divisão binária:(ou cissiparidade) Processo assexuado de reprodução que consiste na divisão de um organismo unicelular em dois organismos-filhos. Ocorre em bactérias, em protozoários e em algas e fungos unicelulares. Não sei se os alienígenas realizam divisão binária ou cissiparidade.
  • Divisão celular:Processo pelo qual uma célula se divide em duas outras. É através da divisão que células procarióticas e eucarióticas se reproduzem. Células eucarióticas executam dois tipos de divisão celular: mitose (origina duas células-filhas cromossomicamente idênticas à célula-mãe) e meiose (origina quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe). Não sei se os alienígenas realizam divisão celular.
  • DNA:(ácido desoxirribonucléico) Ácido nucléico constituído por desoxirribose, por fosfato e pelas bases nitrogenadas adenina, guanina, citosina e timina. A molécula de DNA é filamentosa, tem cadeia dupla e arranjo helicoidal (dupla-hélice). O DNA é a substância que forma os genes, onde estão inscritas, em código, as informações hereditárias. Ver também Ácido nucléico. Não sei se os alienígenas possuem DNA.
  • Doador universal:(no sistema ABO) Pessoa do tipo sangüíneo 0. Por não possuir aglutinogênios por hemácias, pode doar sangue a pessoas dos tipos A, B, AB e 0. 37. Ver também Receptor universal. Não sei se os alienígenas podem ser doadores universais de sangue ou se existem doadores universais entre alienígenas.
  • Doença de Chagas:Infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que se instala no coração, provocando insuficiência cardíaca. A transmissão é feita por insetos triatomídeos (barbeiros). Essa protozoose foi descoberta no século XIX pelo médico sanitarista brasileiro Carlos Chagas. Não sei a relação entre alienígenas e a Doença de Chagas.
  • Dominância:Propriedade de um alelo (dominante) de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica quanto em condição heterozigótica. Não sei se os alienígenas possuem a dominância.
  • Dominância apical:Efeito inibidor exercido pela gema apical de um ramo caulinar sobre as gemas laterais, impedindo seu desenvolvimento. A inibição é causada pela auxina produzida no meristema apical e distribuída para a parte inferior do caule. Não sei se os alienígenas possuem a dominância apical.
  • Duodeno:Primeira porção do intestino delgado dos mamíferos que sucede o estômago. Aí desembocam os canais provenientes do pâncreas e da vesícula biliar. Não sei se os alienígenas possuem duodeno.
  • Duplicação semiconservativa do DNA::
  • Echinodermata:(equinodermos) Filo do reino Animalia constituído por animais com simetria radial, triblásticos, com celoma e sistema digestivo completo. Os equinodermos vivem exclusivamente em ambientes marinhos. Não sei se os alienígenas possuem echinodermata.
  • Ecologia:Ramo da Biologia que estuda as interações entre os seres vivos e o meio onde vivem. Provavelmente os alienígenas possuem sua própria ecologia.
  • Ecossistema:Conjunto formado pelas comunidades biológicas em interação com os fatores abióticos do meio (biótopo). Provavelmente os alienígenas possuem em ecossistema.
  • Ectoderma:(ou ectoderme) Folheto germinativo mais externo do embrião de um animal triblástico. Talvez os alienígenas possuam um ectoderma.
  • Efeito estufa:Aquecimento da superfície terrestre provocado pelo aumento da concentração de certos gases na atmosfera (principalmente gás carbônico, metano e óxido nitroso). Não sei como os alienígenas respondem ao efeito estufa, talvez se adaptem ao aquecimento muito bem.
  • Ejaculação:Expulsão do esperma no clímax do ato sexual. Parece que os alienígenas possuem ejaculação.
  • Elefantíase:Ver Filariose.
  • Elemento de tubo crivado:Célula alongada do floema, com pouco citoplasma, sem núcleo e com muitas pontuações nas paredes transversais (placas crivadas). Pelas pontuações passam plasmodesmos, que estabelecem comunicação entre as células vizinhas. Os tubos crivados dispõem-se em seqüência ao longo da planta, desde as folhas até as raízes, formando condutos (vasos liberianos) por onde circula a seiva elaborada. Não sei a relação entre alienígenas e o elemento de tubo crivado.
  • Elemento de vaso xilemático:Célula alongada do xilema que perdeu o conteúdo e tornou-se oca. Sua parede é reforçada por lignina e apresenta inúmeras pontuações laterais e duas grandes perfurações nas extremidades. Os elementos de vaso dispõem-se em seqüência ao longo do comprimento da planta, desde as raízes até as folhas, formando tubos contínuos (vasos lenhosos) através dos quais se desloca a seiva bruta. Ver também Traqueíde. Não sei a relação entre alienígenas e o elemento de vaso xilemático.
  • Eletroforese:Técnica laboratorial para separar moléculas de DNA, de RNA ou de proteínas contidas em um meio denso e poroso, como o ágar, por meio da aplicação de um campo elétrico a esse meio. Não sei como os alienígenas respondem a eletroforese.
  • Embrião:Organismo multicelular em estágio inicial de desenvolvimento. Durante a vida embrionária formam-se todos os tecidos e órgãos típicos da espécie. Provavelmente os alienígenas possuem a capacidade de criar embriões.
  • Encéfalo:Parte do sistema nervoso central dos vertebrados, situada dentro da caixa craniana (crânio), que centraliza e coordena o controle das funções corporais. Origina-se a partir da dilatação da região anterior do tubo neural. É dividido em cinco regiões (da anterior para a posterior): telencéfalo, diencéfalo, mesencéfalo, metencéfalo e mielencéfalo. A região encefálica mais desenvolvida nos mamíferos é o telencéfalo. Não sei se os alienígenas possuem encéfalo.
  • Endocitose:Processo no qual as células englobam partículas e gotas do meio circundante. Ver também Fagocitose e Pinocitose. Não sei se os alienígenas realizam endocitose.
  • Endoderma:(ou endoderme) (animal) Folheto germinativo mais interno do embrião de um animal triblástico que delimita o arquêntero. Provavelmente os alienígenas possuem um endoderma.
  • Endoderme:(vegetal) Camada celular situada entre o córtex e o cilindro central das raízes. As paredes das células endodérmicas possuem uma cinta de reforço, constituída de suberina e/ou lignina (estria de Caspary). Não sei a relação entre os alienígenas e a endoderme vegetal.
  • Endoesqueleto:Ver Echinodermata.
  • Endoparasita:Organismo que vive no interior do corpo de animais vertebrados e invertebrados. Por exemplo: os esporozoários do gênero Plasmodium causadores de diversas formas de malária humana. Ver também Parasita intracelular. Não sei se os alienígenas possuem endoparasitas.
  • Endosperma primário:Tecido de reserva presente na semente das plantas fanerógamas, cuja função é nutrir o embrião nos estágios iniciais de seu desenvolvimento. Nas gimnospermas, o endosperma é constituído pelos próprios tecidos do gametófito feminino haplóide (endosperma primário). Não sei a relação dos alienígenas e o endosperma primário.
  • Endosperma secundário:Nas angiospermas, o endosperma é um tecido triplóide, resultante da fecundação de duas células polares do óvulo por uma célula espermática do pólen (endosperma secundário). Não sei a relação entre alienígenas e endosperma secundário.
  • Engenharia genética:Conjunto de técnicas de laboratório que permite alterar o DNA, modificando as informações genéticas nele contidas. Provavelmente os alienígenas possuem sua própria engenharia genética.
  • Entamoeba:Sarcodíneo que parasita o homem. O mais conhecido é a Entamoeba hystolitica, protozoário causador da disenteria amebiana (amebíase). Não sei se os alienígenas possuem entamoebas.
  • Enteroquinase:Uma das enzimas do suco entério. Sua função é ativar o tripsinogênio, transformando-o em tripsina. Não sei se os alienígenas possuem enteroquinase.
  • Enzima:Catalisador biológico de natureza protéica. As enzimas facilitam a ocorrência das reações biológicas porque diminuem a energia de ativação dos reagentes. Estes são chamados de substratos enzimáticos. Provavelmente os alienígenas possuem suas próprias enzimas.
  • Enzima de restrição:Enzima que corta a molécula de DNA em pontos específicos, onde houver determinada seqüência de nucleotídeos. As enzimas de restrição são as ferramentas básicas da Engenharia Genética. Ver também Eletroforese. Provavelmente os alienígenas possuem suas próprias enzimas de restrição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DICIONÁRIO DE BIOLOGIA EXTRATERRESTRE

 

  • Entre os extraterrestres pode haver aberração cromossômica segundo visões que testemunhei em Londrina e em Cambé onde havia imagens de extraterrestres da mesma espécie porém com pedaços diferentes como o tórax e a genitália onde havia indivíduos normais e um indivíduo com corpo masculino e feminino.
  • Não se sabe se os alienígenas respondem a abiogênese, ou seja, a Teoria da geração espontânea, ao menos os alienígenas que temos contato e conhecimento.
  • Não se sabe se os alienígenas provocam o aborto entre eles ou nos seres vivos.
  • Não se sabe se os alienígenas que conhecemos são acelomados.
  • Não se sabe como é a relação dos alienígenas com o ácido abscísico, e como é e se existe este ácido em sua comunidade e meio ambiente, inclusive planeta.
  • Não se sabe como é a funcionalidade do ácido graxo nos alienígenas na Terra e no seu grupo e meio ambiente.
  • Provavelmente os alienígenas tem ácido nucleico pois tem atividades celulares e hereditaridade.
  • Não sei se os alienígenas fazem aconselhamento genético.
  • Muito provavelmente os alienígenas tem um hormônio do crescimento, só não sei se é a somatotrofina.
  • Os alienígenas tem músculos, portanto devem ter actina.
  • Os alienígenas tem o comportamento de adaptação individual e evolutiva.
  • Se os alienígenas possuírem glândulas endócrinas muito provavelmente terão adenoipófise.
  • Muito provavelmente os alienígenas tem adrenalina pois devem saber responder a situações de emergência como todo ser vivo inteligente.
  • Não sei se os alienígenas tem práticas agrícolas e nem a adubação verde.
  • Não se sabe qual o tipo sangüíneio dos alienígenas que eu estudo.
  • Não se sabe se há aglutinogênio nos alienígenas que eu estudo.
  • Não se sabe como lidam os alienígenas com os agnatos ou peixes sem mandíbula, ou seja, se os conhecem e o que fazem com eles.
  • Os alienígenas lidam com a água que se precipita nas nuvens em forma de chuva, ela faz parte destas reações comportamentais e sociais.
  • Não se sabe a relação dos alienígenas com a Aids e com os indivíduos contaminados, qual a reação fisiológica e comportamental dos alienígenas, se discriminam ou se não discriminam essas pessoas e essa doença.
  • Não se sabe se os alienígenas possuem o alantoide, pois não são répteis, aves e nem mamíferos, são seres insetóides, seres de luz e holográficos.
  • Se os alienígenas regulam o balanço de água e sais no corpo talvez tenham a aldosterona.
  • Se os alienígenas possuem genes então possuem alelos.
  • Se os alienígenas apresentam certos genes podem apresentar mais de um alelo, ou seja, alelo múltiplo.
  • Não se sabe se há alienígenas com alternância de genes.
  • Se os alienígenas possuem sangue provavelmente possuem oxigenação do sangue e assim alvéolo pulmonar e provavelmente, pulmão.
  • Não se sabe se os alienígenas pegam doenças como o amarelão, para isto deveriam ter intestino delgado e compatibilidade.
  • Não se sabe se os alienígenas se infectam pela amebíase, para isto deveriam ter compatibilidade.
  • Não se sabe se os alienígenas se interessam pelo amebócito, se eles tem Ciência, saber e conhecimento biológico.
  • Não se sabe se os alienígenas tem relação com o ametábolo, o inseto que não sofre metamorfose em seu ciclo de vida.
  • Não se sabe se os alienígenas precisam de amido para sua nutrição.
  • Se os alienígenas digerem polissacarídeos provavelmente devem ter amilase pancreática.
  • Por serem seres vivos, os alienígenas, devem possuir aminoácidos.
  • Não sei se os alienígenas possuem âmnio, pois os que estudo, insetóides, seres de luz e holográficos não são répteis, aves e nem mamíferos.
  • Não sei se os alienígenas tem relação com os anfíbios.
  • Se os alienígenas fazem divisão celular provavelmente tem anáfase.
  • Se os alienígenas fazem divisão celular podem ter a análise I como a primeira fase da divisão da meiose.
  • Se os alienígenas fazem divisão celular, podem ter a anáfase II.
  • Não sei se os alienígenas são resistentes ao ancilóstomo.
  • Não sei se os alienígenas se interessam pela botânica e assim pelo androceu e como seria esse interesse, qual sua finalidade? Para experiências, dominação, exploração, escravização, infestação?
  • Não sei se os alienígenas tem anexo embrionário pois não são répteis, aves e nem mamíferos.
  • Não sei se os alienígenas conhecidos trouxeram outras espécies de alienígenas parecidas com a característica da anfiblástula.
  • Não sei se os alienígenas manipulam as plantas que temos na Terra como as antófitas para seus possíveis fins de autopreservação, dominação, exploração, escravidão e infestação ou alteração do meio ambiente.
  • Não conheço a relação entre alienígenas e os anelídeos, se fazem experiências ou se os usam para agricultura ou consumo, etc..
  • Não sei se os alineígenas pegam a malária através do anopheles.
  • Os alienígenas que testemunhei não possuem antena, são seres de luz, insetóides e seres holográficos.
  • Provavelmente os alienígenas não devem ter antera.
  • Provavelmente os gametas dos alienígenas não são como os anterozoides, pois eles não são plantas.
  • Provavelmente os alienígenas tem anticódon pois podem fazer síntese de proteínas, os insetóides. Já os seres de luz e os seres holográficos não se sabe!
  • É provável que os alienígenas possuam anticorpo se tiverem sangue, os insetóides. Já os seres de luz e os seres holográficos não se sabe!
  • É provável que qualquer alienígena tenha antígeno ou coisa semelhante como defesa imunitária.
  • É provável que todos os alienígenas tenham ânus.
  • É provável que os alineígenas tenham aparelho de Golgi ou o seu desenvolvimento evolutivo em seres de luz e seres holográficos.
  • É provável que os alienígenas tenham apêndice cecal ou o seu desenvolvimento evolutivo.
  • Não sei se todos os alienígenas possuem artéria, mas talvez possuam uma forma mais evoluída de artéria, os seres de luz e os seres holográficos.
  • Não sei se todos os alienígenas tem artéria aorta mas podem possuir uma forma mais evoluída morfológica, fisiológica e comportamental, os seres de luz e os seres holográficos.
  • Não sei se todos os alienígenas possuem artéria coronária mas podem possuir uma forma mais evoluída, os seres de luz e os seres holográficos.
  • Não sei se todos os alienígenas possuem a artéria pulmonar, mas podem alguns possuir uma forma mais evoluída comportamental, fisiológica e morfológica, os seres de luz e os seres holográficos.
  • Não sei a relação entre os alienígenas e os antrópodes.
  • Não sei o grau de parentesco evolutivo dos alienígenas.
  • Me parece que os alienígenas se adaptam a atmosfera da Terra.
  • Não sei se os alienígenas se adaptaram a este período da Terra.
  • Não sei se os alienígenas se adaptaram a este período da Terra.
  • Não sei se os alienígenas praticam o ato sexual, porém já tive visões do órgão sexual masculino dos alienígenas, o pênis e dos seios num único alienígena.
  • Não sei se os alienígenas possuem este tipo de conhecimento.
  • Se o metabolismo dos alienígenas for igual ao nosso ou dos demais animais eles formam ATP.
  • Não sei se os alienígenas tem coração e como ele é e funciona.
  • Provavelmente os alienígenas também apresentam ausência de dominância se se reproduzem.
  • Não sei como são os cromossomos dos alienígenas.
  • Não sei qual a relação dos alienígenas com o ser vivo autotrófico.
  • Não sei se os alienígenas dispõem de auxina.
  • Os alienígenas que conheço não são aves.
  • Não sei se os alienígenas sofrem de avitaminose.
  • Não sei se os alienígenas possuem axônio.
  • Não sei a relação dos alienígenas com as bactérias.
  • Não sei a relação dos alienígenas com as bactérias.
  • Não sei a relação dos alienígenas com as bactérias.
  • Não conheço a relação dos alienígenas com o bacteriófago.
  • Não sei se os alienígenas tem sistema nervoso.
  • Se os alienígenas possuem DNA eles possuem base nitrogenada.
  • Não sei a relação dos alienígenas com a basidiocarpo.
  • Não sei a relação dos alienígenas com o bentos.
  • Não sei se os alienígenas possuem bexiga urinária.
  • Não sei se os alienígenas produzem bile.
  • Não sei a relação dos alienígenas com a biodiversidade, se é boa ou se é ruim.
  • Não sei se os alienígenas conhecem a biologia molecular.
  • Os alienígenas tem seu próprio bioma.
  • Os alienígenas tem sua própria biomassa.
  • Não sei se os alienígenas conhecem a bioquímica, isto é, se estão na Terra aprendendo-a conosco para seus fins alineígenas?
  • Os alienígenas demonstram capacidade de adaptação a bioesfera.
  • Os alienígenas escolhem biótopos semelhantes para se manifestarem.
  • Não sei se os alienígenas possuem a blástula.
  • Os alienígenas possuem boca.
  • Me parece que os alienígenas possuem bolsa escrotal.
  • Não sei se os alienígenas possuem bomba de sódio e potássio.
  • Não sei se ao alienígenas possuem brânquia.
  • Não sei a relação dos alienígenas com as briófitas.
  • Não sei se os alienígenas possuem brônquio.
  • Não sei a relação dos alienígenas com o brotamento.
  • Não sei como os alienígenas se adaptam a caatinga.
  • Os alienígenas que testemunhei, insetóides (imagens em visões e holografias) e seres de luz possuem cabeça.
  • Os alienígenas participam de uma cadeia alimentar aqui na Terra pouco conhecida.
  • Não sei se os alienígenas efetuam a cadeia respiratória.
  • Não sei se os alienígenas possuem ossos mas tem o tórax.
  • Não sei a relação dos alienígenas com o câmbio vascular.
  • Não sei se os alienígenas tem camisinha ou outro tipo de anticoncepcional.
  • Não sei a relação dos alienígenas com o campo.
  • Não sei a relação dos alienígenas com o campo cerrado.
  • Não sei a relação dos alienígenas com o campo limpo.
  • Muito provavelmente os alienígenas insetóides possuem canal deferente pois tem pênis.
  • Provavelmente os alienígenas devem ter canal excretor para eliminarem suas toxinas corporais.
  • Provavelmente os alienígenas insetóides tem capilar sanguíneo.
  • Provavelmente os alienígenas insetóides tem cápsula de Bowman pois tem sangue e pênis.
  • Provavelmente os alienígenas insetóides formem cariogamia.
  • Provavelmente os alienígenas possuem um cariótipo.
  • Provavelmente os alienígenas se enquadram na categoria taxonômica.
  • Não sei se os alienígenas tem cauda.
  • Não sei a relação dos alienígenas com o caule.
  • Não sei se os alienígenas possuem ceco.
  • Provavelmente os alienígenas também são celomados pois a maioria dos animais são celomados.
  • Provavelmente os alienígenas são celomados.
  • Provavelmente os alienígenas possuem células, apenas os seres de luz que pode ser diferente.
  • Não sei se os alienígenas apresentam célula diploide.
  • Provavelmente os alienígenas possuem células eucarióticas.
  • Provavelmente os alienígenas possuem célula glial pois devem ter célula do tecido nervoso.
  • Se os alienígenas se reproduzirem com gametas e células haploides eles a possuem.
  • Se os alienígenas produzem testosterona eles devem ter célula intersticial.
  • Não sei se os alienígenas possuem célula procariótica.
  • Não sei a relação dos alienígenas com a célula-companheira.
  • Não sei a relação dos alienígenas com a célula-flama.
  • Não sei a relação dos alienígenas com a celulose.
  • Talvez os alienígenas tenham centríolo.
  • Talvez os alienígenas tenham centrômero.
  • Não sei a relação dos alienígenas com o centrossomo.
  • Não sei se os alienígenas produzem cera.
  • Não sei a relação dos alienígenas com a cercaria.
  • Não sei a relação dos alienígenas com a cerda.
  • Talvez os alienígenas tenham cerebelo.
  • Talvez os alienígenas tenham cérebro.
  • Não sei a relação dos alienígenas com os chondrichthyes.
  • Não sei a relação dos alienígenas com o chordata.
  • Não sei a relação dos alienígenas com a cianobactéria.
  • É provável que os alienígenas partilhem do nosso ciclo biogeoquímico terrestre.
  • É provável que os alienígenas tenham um ciclo celular.
  • Pelo que vejo os alienígenas se interessam pelo ciclo das chuvas.
  • Não sei a relação dos alienígenas com o ciclo das pentoses.
  • Não sei a relação dos alienígenas com o ciclo de Krebs.
  • Não sei se os alienígenas possuem ciclo menstrual.
  • Talvez os alienígenas disponham de algo similar a Ciência, pois possuem tecnologias, saber e conhecimento, possuem naves espaciais.
  • Não sei se os alienígenas possuem algo ciliado.
  • Não sei se os alienígenas possuem cilindro central.
  • Não sei se os alienígenas lidam ou tem cílio.
  • Provavelmente os alienígenas devem ter cintura escapular.
  • Provavelmente os alienígenas dispõem de cintura pélvica.
  • Não sei se os alienígenas dispõem de circulação pulmonar.
  • Não sei se os alienígenas dispõem de circulação sistêmica.
  • Não sei se os alienígenas desenvolvem cisticercose.
  • Não sei se os alienígenas fazem citocinese.
  • Não sei se os alienígenas tem citocinina.
  • Não sei se os alienígenas dispõem de citoesqueleto.
  • Não sei se os alienígenas dispõem de uma citologia.
  • Não sei se os alienígenas dispõem de citoplasma.
  • Não sei se os alienígenas dispõem de citosol.
  • Não sei se os alienígenas dispõem de categorias taxonômicas como a classe.
  • Não sei se os alienígenas nos classificam biológicamente e se muito ou pouco se interessam por isto.
  • Não sei se os alienígenas dispõem de clitelo.
  • Não sei se o órgão do sistema genital feminino alienígena possui clitóris.
  • Não sei se o desenvolvimento embrionário dos alienígenas nas primeiras fases sofre clivagem ou segmentação.
  • Não sei se os alienígenas dispõem de cloroplasto.
  • Não sei se os alienígenas dispõem de canidaria.
  • Não sei se os alienígenas dispõem de cnidoblasto.
  • Não sei se os alienígenas dispõem de co-dominância, mas possuem aparelho reprodutor.
  • Não sei a relação dos alienígenas com os coacervatos.
  • Não sei se os alienígenas dispõem de coanócito.
  • Talvez os alienígenas possuam código genético pois possuem aparelho reprodutor.
  • Não sei se os alienígenas dispõem de códon.
  • Não sei se os alienígenas possuem coifa.
  • Não sei se os alienígenas praticam coito interrompido.
  • Não sei se os alienígenas dispõem de colecistoquinina.
  •   Não sei se os alienígenas possuem colênquima.
  • Provavelmente os alienígenas possuem colo intestinal ou algo semelhante pois se alimentam e fazem a digestão.
  • Não sei se os alienígenas vivem em colônias.
  • Não sei como reagem os alienígenas a coloração.
  • Provavelmente os alienígenas possuem uma coluna vertebral.
  • Não sei se os alienígenas utilizam combustível fóssil.
  • Não sei se os alienígenas se relacionariam com comensalismo na Terra.
  • Provavelmente há uma competição interespecífica entre alienígenas e outras espécies da Terra.
  • Provavelmente possa haver competição intra-específica entra alienígenas.
  • Não sei se os alienígenas vivem numa comunidade biológica.
  • Não sei se os alienígenas estão no estágio de comunidade-clímax.
  • Não se se os alienígenas possuem a concha.
  • Não sei se os alienígenas fazem conjugação.
  • Não sei se os alienígenas fazem conjugação bacteriana.
  • Talvez os alienígenas sejam consumidores.
  • Não sei se os alienígenas fazem contracepção.
  • Talvez os alienígenas façam controle experimental conforme dados ambientais testemunhados.
  • Não sei se os alienígenas possuem coração ou outra estrutura ou outro órgão alienígena, ou seja, não humano.
  • Não sei se os alienígenas possuem placenta.
  • Não sei se os alienígenas apresentam córion.
  • Não sei se os alienígenas apresentam a córnea.
  • Não sei se os alienígenas tem corpo amarelo ou corpo lúteo.
  • Não sei se os alienígenas apresentam corpo celular.
  • Não sei se os alienígenas tem corpo de frutificação.
  • Provavelmente seja possível executar corte histológico em alienígenas.
  • Não sei se os alienígenas apresentam córtex.
  • Não sei se os alienígenas apresentam córtex adrenal.
  • Não sei se os alienígenas apresentam córtex renal.
  • Não sei se os alienígenas possuem algum cotilédone.
  • Provavelmente os alienígenas possuem crânio.
  • Talvez os alienígenas acreditem em criacionismo.
  • Não sei se os alienígenas possuem cristalino.
  • Talvez os alienígenas possuem cromátide.
  • Não sei se os alienígenas possuem cromatina.
  • Não sei se os alienígenas possuem cromatina sexual.
  • Não sei se os alienígenas possuem cromatóforo.
  • Provavelmente os alienígenas possuem cromossomo pois se reproduzem e transmitem suas informações genéticas.
  • Não sei se os alienígenas possuem cromossomo bacteriano.
  • Não conheço a divisão celular dos alienígenas.
  • Não sei quantos cromossomos X a fêmea alienígena possui e se é o comossomo X.
  • Não sei se os alienígenas dispõem de cromossomos sexuais.
  • Não sei se os alienígenas realizam cruzamento-teste.
  • Não sei se os alienígenas tem daltonismo.
  • A teoria evolucionista de Charles Darwin pode explicar a origem dos alienígenas e o seu comportamento.
  • Provavelmente existam decompositores entre os alienígenas e suas comunidades alienígenas para realizarem a reciclagem da matéria orgânica.
  • Não sei se os alienígenas eliminam fezes.
  • Provavelmente os alienígenas fazem deglutição pois tem cavidade oral.
  • Não sei se os alienígenas possuem dentritos.
  • Não sei se os alienígenas tem dentes.
  • Provavelmente os alienígenas tem derme, mas derme alienígena.
  • Não sei como é o desenvolvimento embrionário alienígena.
  • Não sei como se relacionam os desertos e os alienígenas.
  • Não sei se os alienígenas realizam desnaturação.
  • Não sei a relação entre alienígenas e a desnitrificação.
  •   Não sei se os alienígenas possuem desoxirribose.
  •   Não sei a relação entre alienígenas e a deuterostomia.
  • Não sei a relação entre alienígenas e a diabetes melito.
  • Não sei a relação entre alienígenas e a diacinese.
  • Não sei se os alienígenas possuem diafragma.
  • Não sei se o diafragma vaginal se adapta aos alienígenas.
  •   Não sei se os alienígenas realizam diástole.
  • Não sei a relação entre alienígenas e a diatomácea.
  • Não sei se os alienígenas são diblásticos, com ectoderma e endoderma.
  • Os alienígenas devem ter sua própria dieta.
  • Não sei se  os alienígenas realizam difusão facilitada.
  • Não sei se os alienígenas realizam difusão simples.
  • Não sei se os alienígenas possuem diplóteno.
  • Não sei se os alienígenas possuem dissacarídeos.
  • Não sei se o DIU se adapta aos alienígenas.
  • Não sei se os alienígenas realizam divisão binária ou cissiparidade.
  • Não sei se os alienígenas realizam divisão celular.
  • Não sei se os alienígenas possuem DNA.
  • Não sei se os alienígenas podem ser doadores universais de sangue ou se existem doadores universais entre alienígenas.
  • Não sei a relação entre alienígenas e a Doença de Chagas.
  • Não sei se os alienígenas possuem a dominância.
  • Não sei se os alienígenas possuem a dominância apical.
  • Não sei se os alienígenas possuem duodeno.
  • Não sei se os alienígenas possuem echinodermata.
  • Provavelmente os alienígenas possuem sua própria ecologia.
  • Provavelmente os alienígenas possuem em ecossistema.
  • Talvez os alienígenas possuam um ectoderma.
  • Não sei como os alienígenas respondem ao efeito estufa, talvez se adaptem ao aquecimento muito bem.
  • Parece que os alienígenas possuem ejaculação.
  • Elefantíase: Ver Filariose.
  • Não sei a relação entre alienígenas e o elemento de tubo crivado.
  • Não sei a relação entre alienígenas e o elemento de vaso xilemático.
  • Não sei como os alienígenas respondem a eletroforese.
  • Provavelmente os alienígenas possuem a capacidade de criar embriões.
  • Não sei se os alienígenas possuem encéfalo.
  • Não sei se os alienígenas realizam endocitose.
  • Provavelmente os alienígenas possuem um endoderma.
  • Não sei a relação entre os alienígenas e a endoderme vegetal.
  • Endoesqueleto: Ver Echinodermata.
  • Não sei se os alienígenas possuem endoparasitas.
  • Não sei a relação dos alienígenas e o endosperma primário.
  • Não sei a relação entre alienígenas e endosperma secundário.
  • Provavelmente os alienígenas possuem sua própria engenharia genética.
  • Não sei se os alienígenas possuem entamoebas.
  • Não sei se os alienígenas possuem enteroquinase.
  • Provavelmente os alienígenas possuem suas próprias enzimas.
  • Provavelmente os alienígenas possuem suas próprias enzimas de restrição.

 

 

Osny Mattanó Júnior

Londrina,  30 de dezembro de 2023.